Direito à educação da pessoa presa: políticas públicas para sua efetivação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/984 |
Resumo: | Dissertação apresentada a UniCesumar - Centro Universitário Cesumar como requisito para obtenção do título de mestre em Ciências Jurídicas, sob a orientação do Professor Doutor Ivan Dias da Motta. |
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Direito à educação da pessoa presa: políticas públicas para sua efetivaçãoDireito à EducaçãoDireitos da PersonalidadeEducação à DistânciaPessoa PresaPolíticas PúblicasDissertação apresentada a UniCesumar - Centro Universitário Cesumar como requisito para obtenção do título de mestre em Ciências Jurídicas, sob a orientação do Professor Doutor Ivan Dias da Motta.Esta pesquisa vem problematizar a insuficiência de políticas governamentais de oferta de processos educativos no sistema penitenciário nacional que promovam a redução da desigualdade social, mais dignidade e respeito aos direitos fundamentais, sociais e da personalidade da pessoa presa. Assim, o objetivo geral deste trabalho é refletir sobre o descaso estatal frente à temática do direito à educação das pessoas privadas de liberdade no contexto prisional brasileiro. A educação é um instrumento de liberdade e integra o núcleo essencial dos direitos que conduzem à cidadania. É possível afirmar que se trata de um direito fundamental e da personalidade, necessário à formação do ser humano, inserido no conteúdo do mínimo existencial, e, portanto, aspecto elementar à dignificação humana e à ressocialização da pessoa apenada. Como objetivos específicos, tem-se a examinar os motivos pelos quais o acesso a esse direito educacional vem sendo renunciado, já que existe uma lei específica que determina tais práticas, a Lei de Execução Penal. Ainda, a pertinência de implementação de políticas públicas de promoção à educação voltadas para o sistema prisional. A educação é um elemento caracterizador do mínimo existencial e o seu exercício não pode ser postergado, necessitando assim da atuação prioritária e efetiva do Estado. No desenvolvimento da pesquisa constatou-se a ínfima oferta de práticas educacionais nas instituições de privação de liberdade e a falência geral do sistema prisional do país, retratada pelo crescimento da violência, criminalidade, número geral de pessoas presas e pelos altos índices de reincidência no cometimento de crimes. Conclui-se que esse contexto contribui para o crescimento e perpetuação da desigualdade social, já que reflete poucas oportunidades de ressocialização e reintegração social da pessoa apenada. Como as instituições prisionais objetivam o oposto do atual cenário e assim a Lei de Execução Penal também regulamenta, apresenta-se como proposta da pesquisa, além da efetivação de políticas públicas de promoção educacional, a implementação da educação à distância nos estabelecimentos penitenciários. A educação, na modalidade à distância, proporciona a democratização do acesso à informação, à cultura, à formação, minimiza a desigualdade social, conferindo uma perspectiva de desenvolvimento e, consequentemente, condições mais dignas de vida à pessoa presa.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARZENNI, Alessandro Severino VallérSELA, Thiene Nogueira2019-07-17T21:29:13Z2019-07-17T21:29:13Z2018-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/984porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:38:41ZRepositório InstitucionalPRI |
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