EFEITO DE DIFERENTES SUBSTRATOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ROSA DO DESERTO (Adenium obesum)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polli, Bruna Sisti Michelan de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Primo, Dione André, Carnelossi, Patrícia Rosin
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1133
Resumo: O objetivo da presente pesquisa será de identificar o melhor substrato que contribuirá com informações agronômicas e melhor custo/benefício para a produção de mudas de Rosa do Deserto (Adenium obesum), para que se possa facilitar o sistema e adequar seu valor ornamental, possibilitando maior utilização da planta por paisagistas na decoração de ambientes internos e externos. A preferência da planta pela alta incidência de luz e calor fizeram com que sua adaptação fosse bem sucedida no Brasil, porém as informações agronômicas e tecnologias disponíveis são escassas, o que dificulta o sistema de produção comercial e, consequentemente, promova um aumento em seu valor ornamental. Sabe-se que o uso de um substrato específico com alta capacidade de drenagem de água é essencial para o desenvolvimento, visto que as raízes da planta não suportam água em excesso. A partir desta informação, este trabalho poderá identificar o melhor substrato para o crescimento e desenvolvimento das mudas, fornecendo informações que possibilitarão facilitar o sistema de produção em larga escala com custo reduzido. Como substrato serão utilizadas misturas entre substrato comercial, areia, húmus de minhoca, casca de pinus e carvão moído, visando garantir uma boa porosidade e, com isso, facilitar a adaptação das mudas.
id UNICESU -1_be69864a6e97a374d8bbee9d1dc8f069
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1133
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling EFEITO DE DIFERENTES SUBSTRATOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ROSA DO DESERTO (Adenium obesum)AdaptaçãoDesenvolvimentoCusto/benefícioO objetivo da presente pesquisa será de identificar o melhor substrato que contribuirá com informações agronômicas e melhor custo/benefício para a produção de mudas de Rosa do Deserto (Adenium obesum), para que se possa facilitar o sistema e adequar seu valor ornamental, possibilitando maior utilização da planta por paisagistas na decoração de ambientes internos e externos. A preferência da planta pela alta incidência de luz e calor fizeram com que sua adaptação fosse bem sucedida no Brasil, porém as informações agronômicas e tecnologias disponíveis são escassas, o que dificulta o sistema de produção comercial e, consequentemente, promova um aumento em seu valor ornamental. Sabe-se que o uso de um substrato específico com alta capacidade de drenagem de água é essencial para o desenvolvimento, visto que as raízes da planta não suportam água em excesso. A partir desta informação, este trabalho poderá identificar o melhor substrato para o crescimento e desenvolvimento das mudas, fornecendo informações que possibilitarão facilitar o sistema de produção em larga escala com custo reduzido. Como substrato serão utilizadas misturas entre substrato comercial, areia, húmus de minhoca, casca de pinus e carvão moído, visando garantir uma boa porosidade e, com isso, facilitar a adaptação das mudas.Unicesumar2019-08-05T18:26:38Z2019-08-05T18:26:38Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1133otherPolli, Bruna Sisti Michelan dePrimo, Dione AndréCarnelossi, Patrícia Rosinreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:54:49Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:55:03.331Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv EFEITO DE DIFERENTES SUBSTRATOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ROSA DO DESERTO (Adenium obesum)
title EFEITO DE DIFERENTES SUBSTRATOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ROSA DO DESERTO (Adenium obesum)
spellingShingle EFEITO DE DIFERENTES SUBSTRATOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ROSA DO DESERTO (Adenium obesum)
Polli, Bruna Sisti Michelan de
Adaptação
Desenvolvimento
Custo/benefício
title_short EFEITO DE DIFERENTES SUBSTRATOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ROSA DO DESERTO (Adenium obesum)
title_full EFEITO DE DIFERENTES SUBSTRATOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ROSA DO DESERTO (Adenium obesum)
title_fullStr EFEITO DE DIFERENTES SUBSTRATOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ROSA DO DESERTO (Adenium obesum)
title_full_unstemmed EFEITO DE DIFERENTES SUBSTRATOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ROSA DO DESERTO (Adenium obesum)
title_sort EFEITO DE DIFERENTES SUBSTRATOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ROSA DO DESERTO (Adenium obesum)
author Polli, Bruna Sisti Michelan de
author_facet Polli, Bruna Sisti Michelan de
Primo, Dione André
Carnelossi, Patrícia Rosin
author_role author
author2 Primo, Dione André
Carnelossi, Patrícia Rosin
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Polli, Bruna Sisti Michelan de
Primo, Dione André
Carnelossi, Patrícia Rosin
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação
Desenvolvimento
Custo/benefício
topic Adaptação
Desenvolvimento
Custo/benefício
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo da presente pesquisa será de identificar o melhor substrato que contribuirá com informações agronômicas e melhor custo/benefício para a produção de mudas de Rosa do Deserto (Adenium obesum), para que se possa facilitar o sistema e adequar seu valor ornamental, possibilitando maior utilização da planta por paisagistas na decoração de ambientes internos e externos. A preferência da planta pela alta incidência de luz e calor fizeram com que sua adaptação fosse bem sucedida no Brasil, porém as informações agronômicas e tecnologias disponíveis são escassas, o que dificulta o sistema de produção comercial e, consequentemente, promova um aumento em seu valor ornamental. Sabe-se que o uso de um substrato específico com alta capacidade de drenagem de água é essencial para o desenvolvimento, visto que as raízes da planta não suportam água em excesso. A partir desta informação, este trabalho poderá identificar o melhor substrato para o crescimento e desenvolvimento das mudas, fornecendo informações que possibilitarão facilitar o sistema de produção em larga escala com custo reduzido. Como substrato serão utilizadas misturas entre substrato comercial, areia, húmus de minhoca, casca de pinus e carvão moído, visando garantir uma boa porosidade e, com isso, facilitar a adaptação das mudas.
description O objetivo da presente pesquisa será de identificar o melhor substrato que contribuirá com informações agronômicas e melhor custo/benefício para a produção de mudas de Rosa do Deserto (Adenium obesum), para que se possa facilitar o sistema e adequar seu valor ornamental, possibilitando maior utilização da planta por paisagistas na decoração de ambientes internos e externos. A preferência da planta pela alta incidência de luz e calor fizeram com que sua adaptação fosse bem sucedida no Brasil, porém as informações agronômicas e tecnologias disponíveis são escassas, o que dificulta o sistema de produção comercial e, consequentemente, promova um aumento em seu valor ornamental. Sabe-se que o uso de um substrato específico com alta capacidade de drenagem de água é essencial para o desenvolvimento, visto que as raízes da planta não suportam água em excesso. A partir desta informação, este trabalho poderá identificar o melhor substrato para o crescimento e desenvolvimento das mudas, fornecendo informações que possibilitarão facilitar o sistema de produção em larga escala com custo reduzido. Como substrato serão utilizadas misturas entre substrato comercial, areia, húmus de minhoca, casca de pinus e carvão moído, visando garantir uma boa porosidade e, com isso, facilitar a adaptação das mudas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-05T18:26:38Z
2019-08-05T18:26:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1133
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1133
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948595613204480