A ECONOMIA NA MATURIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7178 |
Resumo: | Este artigo faz uma abordagem sobre o crescimento da população de idosos no Brasil, evidenciando as características sócio-econômicas dos indivíduos acima dos 60 anos. Para levantamento do panorama dos idosos no Brasil considerou-se os dados secundários disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística - IBGE, bem como, pesquisa documental e bibliográfica sobre a terceira idade, as suas potencialidade de consumo, a maneira como a mídia retrata esse público e o trinômio trabalho-velhice-aposentadoria. Estima-se que a população de idosos brasileira representa um contingente de aproximadamente 16 milhões de pessoas, ou seja, de aproximadamente 9,25% da população. A tendência é que esta população chegue a 32 milhões até 2025, quando o Brasil será o sétimo país em número absoluto de idosos. Em termos mundiais, poderá resultar em um contingente de cerca de 800 milhões de idosos, sendo que mulheres representarão a maioria. A terceira idade tem se mostrado um consumidor em potencial, sendo que os idosos têm, em média, 69 anos de idade e 62,4% deles são responsáveis economicamente pelos domicílios. No ano de 2000, 37,6% eram do sexo feminino. E, estima-se que em 2004, essa proporção tenha alcançado 79%. Assim, as empresas devem também criar produtos pensando nessa faixa etária, para que não percam consumidores fiéis, cujo comportamento, gostos e preferências precisam fazer parte das estratégias de mercado. Eles não se enquadram somente, em estereótipos de vovôs radicais ou de velhinhos abandonados em asilos. A visão negativa que a sociedade teima em apresentar da velhice, também permeia os próprios idosos, fazendo com que eles apresentem uma grande aversão ao rótulo de terceira idade. Neste sentido, o mercado precisa aproveitar dessa população o desejo de serem incluídos, também como consumidores. Além do mais, as pessoas querem envelhecer ativas, com saúde e qualidade de vida. |
id |
UNICESU -1_c003f91c96a1acd887c7631f2c166587 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7178 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A ECONOMIA NA MATURIDADEEconomia da maturidadeTerceira idadeConsumidor idosoEste artigo faz uma abordagem sobre o crescimento da população de idosos no Brasil, evidenciando as características sócio-econômicas dos indivíduos acima dos 60 anos. Para levantamento do panorama dos idosos no Brasil considerou-se os dados secundários disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística - IBGE, bem como, pesquisa documental e bibliográfica sobre a terceira idade, as suas potencialidade de consumo, a maneira como a mídia retrata esse público e o trinômio trabalho-velhice-aposentadoria. Estima-se que a população de idosos brasileira representa um contingente de aproximadamente 16 milhões de pessoas, ou seja, de aproximadamente 9,25% da população. A tendência é que esta população chegue a 32 milhões até 2025, quando o Brasil será o sétimo país em número absoluto de idosos. Em termos mundiais, poderá resultar em um contingente de cerca de 800 milhões de idosos, sendo que mulheres representarão a maioria. A terceira idade tem se mostrado um consumidor em potencial, sendo que os idosos têm, em média, 69 anos de idade e 62,4% deles são responsáveis economicamente pelos domicílios. No ano de 2000, 37,6% eram do sexo feminino. E, estima-se que em 2004, essa proporção tenha alcançado 79%. Assim, as empresas devem também criar produtos pensando nessa faixa etária, para que não percam consumidores fiéis, cujo comportamento, gostos e preferências precisam fazer parte das estratégias de mercado. Eles não se enquadram somente, em estereótipos de vovôs radicais ou de velhinhos abandonados em asilos. A visão negativa que a sociedade teima em apresentar da velhice, também permeia os próprios idosos, fazendo com que eles apresentem uma grande aversão ao rótulo de terceira idade. Neste sentido, o mercado precisa aproveitar dessa população o desejo de serem incluídos, também como consumidores. Além do mais, as pessoas querem envelhecer ativas, com saúde e qualidade de vida.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-04T16:51:54Z2005-10-192021-02-04T16:51:54Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7178porTOZATTI, Gabrielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-05T06:01:47ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ECONOMIA NA MATURIDADE |
title |
A ECONOMIA NA MATURIDADE |
spellingShingle |
A ECONOMIA NA MATURIDADE TOZATTI, Gabriela Economia da maturidade Terceira idade Consumidor idoso |
title_short |
A ECONOMIA NA MATURIDADE |
title_full |
A ECONOMIA NA MATURIDADE |
title_fullStr |
A ECONOMIA NA MATURIDADE |
title_full_unstemmed |
A ECONOMIA NA MATURIDADE |
title_sort |
A ECONOMIA NA MATURIDADE |
author |
TOZATTI, Gabriela |
author_facet |
TOZATTI, Gabriela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TOZATTI, Gabriela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia da maturidade Terceira idade Consumidor idoso |
topic |
Economia da maturidade Terceira idade Consumidor idoso |
description |
Este artigo faz uma abordagem sobre o crescimento da população de idosos no Brasil, evidenciando as características sócio-econômicas dos indivíduos acima dos 60 anos. Para levantamento do panorama dos idosos no Brasil considerou-se os dados secundários disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística - IBGE, bem como, pesquisa documental e bibliográfica sobre a terceira idade, as suas potencialidade de consumo, a maneira como a mídia retrata esse público e o trinômio trabalho-velhice-aposentadoria. Estima-se que a população de idosos brasileira representa um contingente de aproximadamente 16 milhões de pessoas, ou seja, de aproximadamente 9,25% da população. A tendência é que esta população chegue a 32 milhões até 2025, quando o Brasil será o sétimo país em número absoluto de idosos. Em termos mundiais, poderá resultar em um contingente de cerca de 800 milhões de idosos, sendo que mulheres representarão a maioria. A terceira idade tem se mostrado um consumidor em potencial, sendo que os idosos têm, em média, 69 anos de idade e 62,4% deles são responsáveis economicamente pelos domicílios. No ano de 2000, 37,6% eram do sexo feminino. E, estima-se que em 2004, essa proporção tenha alcançado 79%. Assim, as empresas devem também criar produtos pensando nessa faixa etária, para que não percam consumidores fiéis, cujo comportamento, gostos e preferências precisam fazer parte das estratégias de mercado. Eles não se enquadram somente, em estereótipos de vovôs radicais ou de velhinhos abandonados em asilos. A visão negativa que a sociedade teima em apresentar da velhice, também permeia os próprios idosos, fazendo com que eles apresentem uma grande aversão ao rótulo de terceira idade. Neste sentido, o mercado precisa aproveitar dessa população o desejo de serem incluídos, também como consumidores. Além do mais, as pessoas querem envelhecer ativas, com saúde e qualidade de vida. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2005-10-19 2021-02-04T16:51:54Z 2021-02-04T16:51:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7178 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771932287172608 |