ESTUDO DA FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA DESCONTÍNUA DE MEL INVERTIDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ACORSI, Renam Luis
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: MORAES, Flávio Faria de, OLIVO, José Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4556
Resumo: Este trabalho introduz uma modificação no mosto utilizado no processo de fermentação alcoólica por leveduras e avalia a cinética da produção de etanol nessa nova condição. As fermentações foram conduzidas, em temperaturas controladas, utilizando um meio de cultivo à base de mel invertido de cana- de- açúcar de modo a se aproximar da realidade industrial. Para buscar eventuais efeitos inibitórios causados pelo uso deste meio de cultivo, as fermentações foram realizadas em diferentes concentrações iniciais de açúcares redutores totais (ART), tendo até o momento sido feita a varredura nos extremos inferiores de concentração, entre 30 e 75 g/L de concentração inicial de ART, onde os parâmetros cinético encontrados encontraram-se dentro da faixa considerada normal, exceto as velocidades específicas de crescimento celular, que foram baixas em todas as fermentações. Entretanto,a velocidade de consumo de substrato para esse meio de cultivo diferenciado foi alta, tendo esta aumentado com o aumento de concentração inicial de ART até atingir um máximo de 1,678 gS/h·gX.
id UNICESU -1_c031792ffe13d9c9eb4bf7784a2ad190
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4556
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ESTUDO DA FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA DESCONTÍNUA DE MEL INVERTIDOCinética fermentativaMel invertidoFermentação alcoólica descontínuaEste trabalho introduz uma modificação no mosto utilizado no processo de fermentação alcoólica por leveduras e avalia a cinética da produção de etanol nessa nova condição. As fermentações foram conduzidas, em temperaturas controladas, utilizando um meio de cultivo à base de mel invertido de cana- de- açúcar de modo a se aproximar da realidade industrial. Para buscar eventuais efeitos inibitórios causados pelo uso deste meio de cultivo, as fermentações foram realizadas em diferentes concentrações iniciais de açúcares redutores totais (ART), tendo até o momento sido feita a varredura nos extremos inferiores de concentração, entre 30 e 75 g/L de concentração inicial de ART, onde os parâmetros cinético encontrados encontraram-se dentro da faixa considerada normal, exceto as velocidades específicas de crescimento celular, que foram baixas em todas as fermentações. Entretanto,a velocidade de consumo de substrato para esse meio de cultivo diferenciado foi alta, tendo esta aumentado com o aumento de concentração inicial de ART até atingir um máximo de 1,678 gS/h·gX.UniCesumar2020-01-23T12:15:57Z2020-01-23T12:15:57Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4556otherACORSI, Renam LuisMORAES, Flávio Faria deOLIVO, José Eduardoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:58Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:02.428Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DA FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA DESCONTÍNUA DE MEL INVERTIDO
title ESTUDO DA FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA DESCONTÍNUA DE MEL INVERTIDO
spellingShingle ESTUDO DA FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA DESCONTÍNUA DE MEL INVERTIDO
ACORSI, Renam Luis
Cinética fermentativa
Mel invertido
Fermentação alcoólica descontínua
title_short ESTUDO DA FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA DESCONTÍNUA DE MEL INVERTIDO
title_full ESTUDO DA FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA DESCONTÍNUA DE MEL INVERTIDO
title_fullStr ESTUDO DA FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA DESCONTÍNUA DE MEL INVERTIDO
title_full_unstemmed ESTUDO DA FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA DESCONTÍNUA DE MEL INVERTIDO
title_sort ESTUDO DA FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA DESCONTÍNUA DE MEL INVERTIDO
author ACORSI, Renam Luis
author_facet ACORSI, Renam Luis
MORAES, Flávio Faria de
OLIVO, José Eduardo
author_role author
author2 MORAES, Flávio Faria de
OLIVO, José Eduardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ACORSI, Renam Luis
MORAES, Flávio Faria de
OLIVO, José Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Cinética fermentativa
Mel invertido
Fermentação alcoólica descontínua
topic Cinética fermentativa
Mel invertido
Fermentação alcoólica descontínua
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho introduz uma modificação no mosto utilizado no processo de fermentação alcoólica por leveduras e avalia a cinética da produção de etanol nessa nova condição. As fermentações foram conduzidas, em temperaturas controladas, utilizando um meio de cultivo à base de mel invertido de cana- de- açúcar de modo a se aproximar da realidade industrial. Para buscar eventuais efeitos inibitórios causados pelo uso deste meio de cultivo, as fermentações foram realizadas em diferentes concentrações iniciais de açúcares redutores totais (ART), tendo até o momento sido feita a varredura nos extremos inferiores de concentração, entre 30 e 75 g/L de concentração inicial de ART, onde os parâmetros cinético encontrados encontraram-se dentro da faixa considerada normal, exceto as velocidades específicas de crescimento celular, que foram baixas em todas as fermentações. Entretanto,a velocidade de consumo de substrato para esse meio de cultivo diferenciado foi alta, tendo esta aumentado com o aumento de concentração inicial de ART até atingir um máximo de 1,678 gS/h·gX.
description Este trabalho introduz uma modificação no mosto utilizado no processo de fermentação alcoólica por leveduras e avalia a cinética da produção de etanol nessa nova condição. As fermentações foram conduzidas, em temperaturas controladas, utilizando um meio de cultivo à base de mel invertido de cana- de- açúcar de modo a se aproximar da realidade industrial. Para buscar eventuais efeitos inibitórios causados pelo uso deste meio de cultivo, as fermentações foram realizadas em diferentes concentrações iniciais de açúcares redutores totais (ART), tendo até o momento sido feita a varredura nos extremos inferiores de concentração, entre 30 e 75 g/L de concentração inicial de ART, onde os parâmetros cinético encontrados encontraram-se dentro da faixa considerada normal, exceto as velocidades específicas de crescimento celular, que foram baixas em todas as fermentações. Entretanto,a velocidade de consumo de substrato para esse meio de cultivo diferenciado foi alta, tendo esta aumentado com o aumento de concentração inicial de ART até atingir um máximo de 1,678 gS/h·gX.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-23T12:15:57Z
2020-01-23T12:15:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4556
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4556
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948590466793472