A INTERCULTURALIDADEDO LOGOS: A ESTRATÉGIA APOLOGÉTICA DE JUSTINO MÁRTIR SOBRE A REVELAÇÃO DIVINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARZANI, Alessandro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: VENTURINI, RenataL. B.
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4651
Resumo: Esse trabalho apresenta os primeiros resultados de uma investigação sobre a estratégia apologética de Justino Mártir (c. 103 –165 d.C.)para explicar a revelação divina. Após ter conhecido várias escolas filosóficas, esse pensador oriundo de Flávia Neápolis (Palestina), parece ter se convencido de ter encontrado no cristianismo a verdade que procurava. Suas Apologias,em defesa dos cristãos denunciados e mortos durante o período do imperador Antonino Pio (138 –161 d.C.),e seu Diálogo com Trifão serão objeto dessa análise.Esse pensador se empenhou em defender os cristãos dos ataques e calúnias que sofriam.Seu plano apologético inclui uma significativa articulação entre elementos da cultura greco-romana e um viés cristão dotado de certo grau de originalidade. Justino, convicto seguidor das ideias cristãs, toma o desafio de se valer de comparações culturais para explicar as razões da fé cristã. Um desses aspectos envolve de modo ímpar o seu discurso acerca da revelação através do Logos. Nome comum à reflexão de vários filósofos antes dele e ao Quarto Evangelho, o Logos é teorizado por esse apologista como revelador que concede “sementes” da verdade aos homens. Por isso, busca-se analisar como a concepção do Logos revelador pode promover um grau de interculturalidade entre os povos, segundo o pensamento de Justino.Aplicar-se-á uma análise semiótica do discurso associada a uma revisão de bibliografia sobre o assunto para o cumprimento desse objetivo. Espera-se com esse trabalho compreender qual seria a representação dessa nova elaboração diante dos problemas socioculturais envolvendo os cristãos e os outros em seus vários atritos no II século.
id UNICESU -1_c1ecbeec73f658ee77cbbea866160cfc
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4651
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A INTERCULTURALIDADEDO LOGOS: A ESTRATÉGIA APOLOGÉTICA DE JUSTINO MÁRTIR SOBRE A REVELAÇÃO DIVINACristianismoImpério RomanoJustino MártirLogosEsse trabalho apresenta os primeiros resultados de uma investigação sobre a estratégia apologética de Justino Mártir (c. 103 –165 d.C.)para explicar a revelação divina. Após ter conhecido várias escolas filosóficas, esse pensador oriundo de Flávia Neápolis (Palestina), parece ter se convencido de ter encontrado no cristianismo a verdade que procurava. Suas Apologias,em defesa dos cristãos denunciados e mortos durante o período do imperador Antonino Pio (138 –161 d.C.),e seu Diálogo com Trifão serão objeto dessa análise.Esse pensador se empenhou em defender os cristãos dos ataques e calúnias que sofriam.Seu plano apologético inclui uma significativa articulação entre elementos da cultura greco-romana e um viés cristão dotado de certo grau de originalidade. Justino, convicto seguidor das ideias cristãs, toma o desafio de se valer de comparações culturais para explicar as razões da fé cristã. Um desses aspectos envolve de modo ímpar o seu discurso acerca da revelação através do Logos. Nome comum à reflexão de vários filósofos antes dele e ao Quarto Evangelho, o Logos é teorizado por esse apologista como revelador que concede “sementes” da verdade aos homens. Por isso, busca-se analisar como a concepção do Logos revelador pode promover um grau de interculturalidade entre os povos, segundo o pensamento de Justino.Aplicar-se-á uma análise semiótica do discurso associada a uma revisão de bibliografia sobre o assunto para o cumprimento desse objetivo. Espera-se com esse trabalho compreender qual seria a representação dessa nova elaboração diante dos problemas socioculturais envolvendo os cristãos e os outros em seus vários atritos no II século.UniCesumar2020-01-29T14:30:47Z2020-01-29T14:30:47Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4651otherARZANI, AlessandroVENTURINI, RenataL. B.reponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:54:34Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:36.357Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A INTERCULTURALIDADEDO LOGOS: A ESTRATÉGIA APOLOGÉTICA DE JUSTINO MÁRTIR SOBRE A REVELAÇÃO DIVINA
title A INTERCULTURALIDADEDO LOGOS: A ESTRATÉGIA APOLOGÉTICA DE JUSTINO MÁRTIR SOBRE A REVELAÇÃO DIVINA
spellingShingle A INTERCULTURALIDADEDO LOGOS: A ESTRATÉGIA APOLOGÉTICA DE JUSTINO MÁRTIR SOBRE A REVELAÇÃO DIVINA
ARZANI, Alessandro
Cristianismo
Império Romano
Justino Mártir
Logos
title_short A INTERCULTURALIDADEDO LOGOS: A ESTRATÉGIA APOLOGÉTICA DE JUSTINO MÁRTIR SOBRE A REVELAÇÃO DIVINA
title_full A INTERCULTURALIDADEDO LOGOS: A ESTRATÉGIA APOLOGÉTICA DE JUSTINO MÁRTIR SOBRE A REVELAÇÃO DIVINA
title_fullStr A INTERCULTURALIDADEDO LOGOS: A ESTRATÉGIA APOLOGÉTICA DE JUSTINO MÁRTIR SOBRE A REVELAÇÃO DIVINA
title_full_unstemmed A INTERCULTURALIDADEDO LOGOS: A ESTRATÉGIA APOLOGÉTICA DE JUSTINO MÁRTIR SOBRE A REVELAÇÃO DIVINA
title_sort A INTERCULTURALIDADEDO LOGOS: A ESTRATÉGIA APOLOGÉTICA DE JUSTINO MÁRTIR SOBRE A REVELAÇÃO DIVINA
author ARZANI, Alessandro
author_facet ARZANI, Alessandro
VENTURINI, RenataL. B.
author_role author
author2 VENTURINI, RenataL. B.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARZANI, Alessandro
VENTURINI, RenataL. B.
dc.subject.por.fl_str_mv Cristianismo
Império Romano
Justino Mártir
Logos
topic Cristianismo
Império Romano
Justino Mártir
Logos
dc.description.none.fl_txt_mv Esse trabalho apresenta os primeiros resultados de uma investigação sobre a estratégia apologética de Justino Mártir (c. 103 –165 d.C.)para explicar a revelação divina. Após ter conhecido várias escolas filosóficas, esse pensador oriundo de Flávia Neápolis (Palestina), parece ter se convencido de ter encontrado no cristianismo a verdade que procurava. Suas Apologias,em defesa dos cristãos denunciados e mortos durante o período do imperador Antonino Pio (138 –161 d.C.),e seu Diálogo com Trifão serão objeto dessa análise.Esse pensador se empenhou em defender os cristãos dos ataques e calúnias que sofriam.Seu plano apologético inclui uma significativa articulação entre elementos da cultura greco-romana e um viés cristão dotado de certo grau de originalidade. Justino, convicto seguidor das ideias cristãs, toma o desafio de se valer de comparações culturais para explicar as razões da fé cristã. Um desses aspectos envolve de modo ímpar o seu discurso acerca da revelação através do Logos. Nome comum à reflexão de vários filósofos antes dele e ao Quarto Evangelho, o Logos é teorizado por esse apologista como revelador que concede “sementes” da verdade aos homens. Por isso, busca-se analisar como a concepção do Logos revelador pode promover um grau de interculturalidade entre os povos, segundo o pensamento de Justino.Aplicar-se-á uma análise semiótica do discurso associada a uma revisão de bibliografia sobre o assunto para o cumprimento desse objetivo. Espera-se com esse trabalho compreender qual seria a representação dessa nova elaboração diante dos problemas socioculturais envolvendo os cristãos e os outros em seus vários atritos no II século.
description Esse trabalho apresenta os primeiros resultados de uma investigação sobre a estratégia apologética de Justino Mártir (c. 103 –165 d.C.)para explicar a revelação divina. Após ter conhecido várias escolas filosóficas, esse pensador oriundo de Flávia Neápolis (Palestina), parece ter se convencido de ter encontrado no cristianismo a verdade que procurava. Suas Apologias,em defesa dos cristãos denunciados e mortos durante o período do imperador Antonino Pio (138 –161 d.C.),e seu Diálogo com Trifão serão objeto dessa análise.Esse pensador se empenhou em defender os cristãos dos ataques e calúnias que sofriam.Seu plano apologético inclui uma significativa articulação entre elementos da cultura greco-romana e um viés cristão dotado de certo grau de originalidade. Justino, convicto seguidor das ideias cristãs, toma o desafio de se valer de comparações culturais para explicar as razões da fé cristã. Um desses aspectos envolve de modo ímpar o seu discurso acerca da revelação através do Logos. Nome comum à reflexão de vários filósofos antes dele e ao Quarto Evangelho, o Logos é teorizado por esse apologista como revelador que concede “sementes” da verdade aos homens. Por isso, busca-se analisar como a concepção do Logos revelador pode promover um grau de interculturalidade entre os povos, segundo o pensamento de Justino.Aplicar-se-á uma análise semiótica do discurso associada a uma revisão de bibliografia sobre o assunto para o cumprimento desse objetivo. Espera-se com esse trabalho compreender qual seria a representação dessa nova elaboração diante dos problemas socioculturais envolvendo os cristãos e os outros em seus vários atritos no II século.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-01-29T14:30:47Z
2020-01-29T14:30:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4651
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4651
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948594309824512