GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GARUTTI, Selson
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6862
Resumo: Atualmente têm sido tratadas, com acentuada ênfase, tanto nos meios científicos como populares questões relacionadas à preservação e à degradação dos recursos naturais, bem como sobre a recuperação de tais recursos. Nesse contexto, observa-se que o ambiente vem sofrendo degradação de várias formas e escalas nas mais diferentes regiões do planeta. Quando se fala de meio ambiente, na maioria dos meios de comunicação e em rodas de conversa dos mais diferentes grupos sociais, defini-se meio ambiente como tudo o que cerca o ser vivo, que o influencia e que é indispensável à sua sustentação. Este tudo inclui: solo, clima, recursos hídricos, ar, nutrientes e os outros organismos. Entretanto, a definição (se é que assim pode-se considerar) de meio ambiente comumente utilizada está equivocada, se a analisarmos como acontece na realidade do espaço vivido. O meio ambiente não é constituído apenas do meio físico e biológico, mas também do meio sócio – cultural – político - econômico e sua relação com os modelos de desenvolvimento adotados pelo homem. È urgente à necessidade de revermos as premissas do crescimento econômico, tendo em vista o alcance de índices satisfatórios de desenvolvimento humano e de conservação ambiental. É preciso, para tanto, que a sociedade torne-se ciente de que o desenvolvimento não deve mais ocorrer à custa da degradação do ambiente, como se este fosse obstáculo, mas em concordância com ele, aproveitando-se adequadamente suas potencialidades, de forma a não exaurir os recursos naturais. Somente dessa forma será viável a continuidade e a permanência de nosso processo civilizador. Esse projeto visa acima de tudo, formar cidadãos que conheçam suas potencialidades e que tenham em suas formas de pensar e agir um desenvolvimento que respeite o meio ambiente, que envolva sim, o espaço físico e biológico, mais que também inclua nesse meio seu dia-a-dia, a sociedade a qual faz parte e é agente transformador, buscando melhor qualidade de vida, respeitando, tudo e todos, exigindo e cultivando o respeito a si próprio.
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