GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6862 |
Resumo: | Atualmente têm sido tratadas, com acentuada ênfase, tanto nos meios científicos como populares questões relacionadas à preservação e à degradação dos recursos naturais, bem como sobre a recuperação de tais recursos. Nesse contexto, observa-se que o ambiente vem sofrendo degradação de várias formas e escalas nas mais diferentes regiões do planeta. Quando se fala de meio ambiente, na maioria dos meios de comunicação e em rodas de conversa dos mais diferentes grupos sociais, defini-se meio ambiente como tudo o que cerca o ser vivo, que o influencia e que é indispensável à sua sustentação. Este tudo inclui: solo, clima, recursos hídricos, ar, nutrientes e os outros organismos. Entretanto, a definição (se é que assim pode-se considerar) de meio ambiente comumente utilizada está equivocada, se a analisarmos como acontece na realidade do espaço vivido. O meio ambiente não é constituído apenas do meio físico e biológico, mas também do meio sócio – cultural – político - econômico e sua relação com os modelos de desenvolvimento adotados pelo homem. È urgente à necessidade de revermos as premissas do crescimento econômico, tendo em vista o alcance de índices satisfatórios de desenvolvimento humano e de conservação ambiental. É preciso, para tanto, que a sociedade torne-se ciente de que o desenvolvimento não deve mais ocorrer à custa da degradação do ambiente, como se este fosse obstáculo, mas em concordância com ele, aproveitando-se adequadamente suas potencialidades, de forma a não exaurir os recursos naturais. Somente dessa forma será viável a continuidade e a permanência de nosso processo civilizador. Esse projeto visa acima de tudo, formar cidadãos que conheçam suas potencialidades e que tenham em suas formas de pensar e agir um desenvolvimento que respeite o meio ambiente, que envolva sim, o espaço físico e biológico, mais que também inclua nesse meio seu dia-a-dia, a sociedade a qual faz parte e é agente transformador, buscando melhor qualidade de vida, respeitando, tudo e todos, exigindo e cultivando o respeito a si próprio. |
id |
UNICESU -1_c2dba00ddda609e535fc2ae96fe4ed0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6862 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIACiênciasEducaçãoPedagogiaAtualmente têm sido tratadas, com acentuada ênfase, tanto nos meios científicos como populares questões relacionadas à preservação e à degradação dos recursos naturais, bem como sobre a recuperação de tais recursos. Nesse contexto, observa-se que o ambiente vem sofrendo degradação de várias formas e escalas nas mais diferentes regiões do planeta. Quando se fala de meio ambiente, na maioria dos meios de comunicação e em rodas de conversa dos mais diferentes grupos sociais, defini-se meio ambiente como tudo o que cerca o ser vivo, que o influencia e que é indispensável à sua sustentação. Este tudo inclui: solo, clima, recursos hídricos, ar, nutrientes e os outros organismos. Entretanto, a definição (se é que assim pode-se considerar) de meio ambiente comumente utilizada está equivocada, se a analisarmos como acontece na realidade do espaço vivido. O meio ambiente não é constituído apenas do meio físico e biológico, mas também do meio sócio – cultural – político - econômico e sua relação com os modelos de desenvolvimento adotados pelo homem. È urgente à necessidade de revermos as premissas do crescimento econômico, tendo em vista o alcance de índices satisfatórios de desenvolvimento humano e de conservação ambiental. É preciso, para tanto, que a sociedade torne-se ciente de que o desenvolvimento não deve mais ocorrer à custa da degradação do ambiente, como se este fosse obstáculo, mas em concordância com ele, aproveitando-se adequadamente suas potencialidades, de forma a não exaurir os recursos naturais. Somente dessa forma será viável a continuidade e a permanência de nosso processo civilizador. Esse projeto visa acima de tudo, formar cidadãos que conheçam suas potencialidades e que tenham em suas formas de pensar e agir um desenvolvimento que respeite o meio ambiente, que envolva sim, o espaço físico e biológico, mais que também inclua nesse meio seu dia-a-dia, a sociedade a qual faz parte e é agente transformador, buscando melhor qualidade de vida, respeitando, tudo e todos, exigindo e cultivando o respeito a si próprio.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-28T11:43:31Z2007-10-232021-01-28T11:43:31Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6862porGARUTTI, Selsoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-29T06:01:20ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA |
title |
GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA |
spellingShingle |
GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA GARUTTI, Selson Ciências Educação Pedagogia |
title_short |
GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA |
title_full |
GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA |
title_fullStr |
GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA |
title_full_unstemmed |
GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA |
title_sort |
GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA |
author |
GARUTTI, Selson |
author_facet |
GARUTTI, Selson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GARUTTI, Selson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Educação Pedagogia |
topic |
Ciências Educação Pedagogia |
description |
Atualmente têm sido tratadas, com acentuada ênfase, tanto nos meios científicos como populares questões relacionadas à preservação e à degradação dos recursos naturais, bem como sobre a recuperação de tais recursos. Nesse contexto, observa-se que o ambiente vem sofrendo degradação de várias formas e escalas nas mais diferentes regiões do planeta. Quando se fala de meio ambiente, na maioria dos meios de comunicação e em rodas de conversa dos mais diferentes grupos sociais, defini-se meio ambiente como tudo o que cerca o ser vivo, que o influencia e que é indispensável à sua sustentação. Este tudo inclui: solo, clima, recursos hídricos, ar, nutrientes e os outros organismos. Entretanto, a definição (se é que assim pode-se considerar) de meio ambiente comumente utilizada está equivocada, se a analisarmos como acontece na realidade do espaço vivido. O meio ambiente não é constituído apenas do meio físico e biológico, mas também do meio sócio – cultural – político - econômico e sua relação com os modelos de desenvolvimento adotados pelo homem. È urgente à necessidade de revermos as premissas do crescimento econômico, tendo em vista o alcance de índices satisfatórios de desenvolvimento humano e de conservação ambiental. É preciso, para tanto, que a sociedade torne-se ciente de que o desenvolvimento não deve mais ocorrer à custa da degradação do ambiente, como se este fosse obstáculo, mas em concordância com ele, aproveitando-se adequadamente suas potencialidades, de forma a não exaurir os recursos naturais. Somente dessa forma será viável a continuidade e a permanência de nosso processo civilizador. Esse projeto visa acima de tudo, formar cidadãos que conheçam suas potencialidades e que tenham em suas formas de pensar e agir um desenvolvimento que respeite o meio ambiente, que envolva sim, o espaço físico e biológico, mais que também inclua nesse meio seu dia-a-dia, a sociedade a qual faz parte e é agente transformador, buscando melhor qualidade de vida, respeitando, tudo e todos, exigindo e cultivando o respeito a si próprio. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-23 2007-10-23 2021-01-28T11:43:31Z 2021-01-28T11:43:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091002 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6862 |
identifier_str_mv |
9788561091002 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771934743986176 |