DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AO ALFABETIZAR LETRANDO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3775 |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo explanar os métodos de alfabetização utilizados no Brasil desde o início do século XX, bem como apresentar aspectos relevantes sobre o processo de alfabetização na atualidade, evidenciando a importância da aquisição do sistema de escrita alfabética e como esse processo está intrinsecamente relacionado ao letramento. Buscou-se também evidenciar o papel do professor como mediador no processo de elaboração de novos conhecimentos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando da revisão de literatura de autores como Maria do Rosário Mortatti, Magda Soares e outros estudiosos que tratam do assunto. Desta forma, a pesquisa tem relevância social, uma vez que o processo de alfabetização tem sido campo importante de estudo, tendo em vista os elevados índices de crianças brasileiras que ao concluírem os anos iniciais do ensino fundamental encontram-se não alfabetizados ou não atingiram todos os objetivos propostos para essa etapa, resultados esses apresentados em avaliações nacionais, estaduais e externas. Por isso, há a necessidade de se buscar caminhos que dêem fundamentação teórico-prática aos profissionais da área da educação e, em especial, aos professores alfabetizadores, para que possam encaminhar de forma competente a prática pedagógica. Como resultados, busca-se oferecer subsídios teóricos aos professores para que compreendam a necessidade da fundamentação teórico-metodológica para organizar o ensino e assim oportunizar que crianças se apropriem do sistema de escrita alfabético, utilizando-o de maneira competente para se inserirem efetivamente em sociedades grafocêntricas. |
id |
UNICESU -1_c30c3545c52115896485095a34664810 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3775 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AO ALFABETIZAR LETRANDOAlfabetizaçãoAprendizagemLetramentoMétodos de alfabetizaçãoEssa pesquisa teve como objetivo explanar os métodos de alfabetização utilizados no Brasil desde o início do século XX, bem como apresentar aspectos relevantes sobre o processo de alfabetização na atualidade, evidenciando a importância da aquisição do sistema de escrita alfabética e como esse processo está intrinsecamente relacionado ao letramento. Buscou-se também evidenciar o papel do professor como mediador no processo de elaboração de novos conhecimentos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando da revisão de literatura de autores como Maria do Rosário Mortatti, Magda Soares e outros estudiosos que tratam do assunto. Desta forma, a pesquisa tem relevância social, uma vez que o processo de alfabetização tem sido campo importante de estudo, tendo em vista os elevados índices de crianças brasileiras que ao concluírem os anos iniciais do ensino fundamental encontram-se não alfabetizados ou não atingiram todos os objetivos propostos para essa etapa, resultados esses apresentados em avaliações nacionais, estaduais e externas. Por isso, há a necessidade de se buscar caminhos que dêem fundamentação teórico-prática aos profissionais da área da educação e, em especial, aos professores alfabetizadores, para que possam encaminhar de forma competente a prática pedagógica. Como resultados, busca-se oferecer subsídios teóricos aos professores para que compreendam a necessidade da fundamentação teórico-metodológica para organizar o ensino e assim oportunizar que crianças se apropriem do sistema de escrita alfabético, utilizando-o de maneira competente para se inserirem efetivamente em sociedades grafocêntricas.UniCesumar2020-01-03T10:43:58Z2020-01-03T10:43:58Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3775otherCATTO, Fabiana Martinez CabeleiraBARBOSA, Magda Ribeiro de Françareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:10:31Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:38.778Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AO ALFABETIZAR LETRANDO |
title |
DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AO ALFABETIZAR LETRANDO |
spellingShingle |
DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AO ALFABETIZAR LETRANDO CATTO, Fabiana Martinez Cabeleira Alfabetização Aprendizagem Letramento Métodos de alfabetização |
title_short |
DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AO ALFABETIZAR LETRANDO |
title_full |
DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AO ALFABETIZAR LETRANDO |
title_fullStr |
DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AO ALFABETIZAR LETRANDO |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AO ALFABETIZAR LETRANDO |
title_sort |
DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AO ALFABETIZAR LETRANDO |
author |
CATTO, Fabiana Martinez Cabeleira |
author_facet |
CATTO, Fabiana Martinez Cabeleira BARBOSA, Magda Ribeiro de França |
author_role |
author |
author2 |
BARBOSA, Magda Ribeiro de França |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CATTO, Fabiana Martinez Cabeleira BARBOSA, Magda Ribeiro de França |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Aprendizagem Letramento Métodos de alfabetização |
topic |
Alfabetização Aprendizagem Letramento Métodos de alfabetização |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Essa pesquisa teve como objetivo explanar os métodos de alfabetização utilizados no Brasil desde o início do século XX, bem como apresentar aspectos relevantes sobre o processo de alfabetização na atualidade, evidenciando a importância da aquisição do sistema de escrita alfabética e como esse processo está intrinsecamente relacionado ao letramento. Buscou-se também evidenciar o papel do professor como mediador no processo de elaboração de novos conhecimentos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando da revisão de literatura de autores como Maria do Rosário Mortatti, Magda Soares e outros estudiosos que tratam do assunto. Desta forma, a pesquisa tem relevância social, uma vez que o processo de alfabetização tem sido campo importante de estudo, tendo em vista os elevados índices de crianças brasileiras que ao concluírem os anos iniciais do ensino fundamental encontram-se não alfabetizados ou não atingiram todos os objetivos propostos para essa etapa, resultados esses apresentados em avaliações nacionais, estaduais e externas. Por isso, há a necessidade de se buscar caminhos que dêem fundamentação teórico-prática aos profissionais da área da educação e, em especial, aos professores alfabetizadores, para que possam encaminhar de forma competente a prática pedagógica. Como resultados, busca-se oferecer subsídios teóricos aos professores para que compreendam a necessidade da fundamentação teórico-metodológica para organizar o ensino e assim oportunizar que crianças se apropriem do sistema de escrita alfabético, utilizando-o de maneira competente para se inserirem efetivamente em sociedades grafocêntricas. |
description |
Essa pesquisa teve como objetivo explanar os métodos de alfabetização utilizados no Brasil desde o início do século XX, bem como apresentar aspectos relevantes sobre o processo de alfabetização na atualidade, evidenciando a importância da aquisição do sistema de escrita alfabética e como esse processo está intrinsecamente relacionado ao letramento. Buscou-se também evidenciar o papel do professor como mediador no processo de elaboração de novos conhecimentos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando da revisão de literatura de autores como Maria do Rosário Mortatti, Magda Soares e outros estudiosos que tratam do assunto. Desta forma, a pesquisa tem relevância social, uma vez que o processo de alfabetização tem sido campo importante de estudo, tendo em vista os elevados índices de crianças brasileiras que ao concluírem os anos iniciais do ensino fundamental encontram-se não alfabetizados ou não atingiram todos os objetivos propostos para essa etapa, resultados esses apresentados em avaliações nacionais, estaduais e externas. Por isso, há a necessidade de se buscar caminhos que dêem fundamentação teórico-prática aos profissionais da área da educação e, em especial, aos professores alfabetizadores, para que possam encaminhar de forma competente a prática pedagógica. Como resultados, busca-se oferecer subsídios teóricos aos professores para que compreendam a necessidade da fundamentação teórico-metodológica para organizar o ensino e assim oportunizar que crianças se apropriem do sistema de escrita alfabético, utilizando-o de maneira competente para se inserirem efetivamente em sociedades grafocêntricas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-29 2020-01-03T10:43:58Z 2020-01-03T10:43:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3775 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948641280786432 |