DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AO ALFABETIZAR LETRANDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CATTO, Fabiana Martinez Cabeleira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BARBOSA, Magda Ribeiro de França
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3775
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo explanar os métodos de alfabetização utilizados no Brasil desde o início do século XX, bem como apresentar aspectos relevantes sobre o processo de alfabetização na atualidade, evidenciando a importância da aquisição do sistema de escrita alfabética e como esse processo está intrinsecamente relacionado ao letramento. Buscou-se também evidenciar o papel do professor como mediador no processo de elaboração de novos conhecimentos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando da revisão de literatura de autores como Maria do Rosário Mortatti, Magda Soares e outros estudiosos que tratam do assunto. Desta forma, a pesquisa tem relevância social, uma vez que o processo de alfabetização tem sido campo importante de estudo, tendo em vista os elevados índices de crianças brasileiras que ao concluírem os anos iniciais do ensino fundamental encontram-se não alfabetizados ou não atingiram todos os objetivos propostos para essa etapa, resultados esses apresentados em avaliações nacionais, estaduais e externas. Por isso, há a necessidade de se buscar caminhos que dêem fundamentação teórico-prática aos profissionais da área da educação e, em especial, aos professores alfabetizadores, para que possam encaminhar de forma competente a prática pedagógica. Como resultados, busca-se oferecer subsídios teóricos aos professores para que compreendam a necessidade da fundamentação teórico-metodológica para organizar o ensino e assim oportunizar que crianças se apropriem do sistema de escrita alfabético, utilizando-o de maneira competente para se inserirem efetivamente em sociedades grafocêntricas.
id UNICESU -1_c30c3545c52115896485095a34664810
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3775
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AO ALFABETIZAR LETRANDOAlfabetizaçãoAprendizagemLetramentoMétodos de alfabetizaçãoEssa pesquisa teve como objetivo explanar os métodos de alfabetização utilizados no Brasil desde o início do século XX, bem como apresentar aspectos relevantes sobre o processo de alfabetização na atualidade, evidenciando a importância da aquisição do sistema de escrita alfabética e como esse processo está intrinsecamente relacionado ao letramento. Buscou-se também evidenciar o papel do professor como mediador no processo de elaboração de novos conhecimentos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando da revisão de literatura de autores como Maria do Rosário Mortatti, Magda Soares e outros estudiosos que tratam do assunto. Desta forma, a pesquisa tem relevância social, uma vez que o processo de alfabetização tem sido campo importante de estudo, tendo em vista os elevados índices de crianças brasileiras que ao concluírem os anos iniciais do ensino fundamental encontram-se não alfabetizados ou não atingiram todos os objetivos propostos para essa etapa, resultados esses apresentados em avaliações nacionais, estaduais e externas. Por isso, há a necessidade de se buscar caminhos que dêem fundamentação teórico-prática aos profissionais da área da educação e, em especial, aos professores alfabetizadores, para que possam encaminhar de forma competente a prática pedagógica. Como resultados, busca-se oferecer subsídios teóricos aos professores para que compreendam a necessidade da fundamentação teórico-metodológica para organizar o ensino e assim oportunizar que crianças se apropriem do sistema de escrita alfabético, utilizando-o de maneira competente para se inserirem efetivamente em sociedades grafocêntricas.UniCesumar2020-01-03T10:43:58Z2020-01-03T10:43:58Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3775otherCATTO, Fabiana Martinez CabeleiraBARBOSA, Magda Ribeiro de Françareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:10:31Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:38.778Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AO ALFABETIZAR LETRANDO
title DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AO ALFABETIZAR LETRANDO
spellingShingle DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AO ALFABETIZAR LETRANDO
CATTO, Fabiana Martinez Cabeleira
Alfabetização
Aprendizagem
Letramento
Métodos de alfabetização
title_short DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AO ALFABETIZAR LETRANDO
title_full DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AO ALFABETIZAR LETRANDO
title_fullStr DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AO ALFABETIZAR LETRANDO
title_full_unstemmed DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AO ALFABETIZAR LETRANDO
title_sort DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AO ALFABETIZAR LETRANDO
author CATTO, Fabiana Martinez Cabeleira
author_facet CATTO, Fabiana Martinez Cabeleira
BARBOSA, Magda Ribeiro de França
author_role author
author2 BARBOSA, Magda Ribeiro de França
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CATTO, Fabiana Martinez Cabeleira
BARBOSA, Magda Ribeiro de França
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Aprendizagem
Letramento
Métodos de alfabetização
topic Alfabetização
Aprendizagem
Letramento
Métodos de alfabetização
dc.description.none.fl_txt_mv Essa pesquisa teve como objetivo explanar os métodos de alfabetização utilizados no Brasil desde o início do século XX, bem como apresentar aspectos relevantes sobre o processo de alfabetização na atualidade, evidenciando a importância da aquisição do sistema de escrita alfabética e como esse processo está intrinsecamente relacionado ao letramento. Buscou-se também evidenciar o papel do professor como mediador no processo de elaboração de novos conhecimentos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando da revisão de literatura de autores como Maria do Rosário Mortatti, Magda Soares e outros estudiosos que tratam do assunto. Desta forma, a pesquisa tem relevância social, uma vez que o processo de alfabetização tem sido campo importante de estudo, tendo em vista os elevados índices de crianças brasileiras que ao concluírem os anos iniciais do ensino fundamental encontram-se não alfabetizados ou não atingiram todos os objetivos propostos para essa etapa, resultados esses apresentados em avaliações nacionais, estaduais e externas. Por isso, há a necessidade de se buscar caminhos que dêem fundamentação teórico-prática aos profissionais da área da educação e, em especial, aos professores alfabetizadores, para que possam encaminhar de forma competente a prática pedagógica. Como resultados, busca-se oferecer subsídios teóricos aos professores para que compreendam a necessidade da fundamentação teórico-metodológica para organizar o ensino e assim oportunizar que crianças se apropriem do sistema de escrita alfabético, utilizando-o de maneira competente para se inserirem efetivamente em sociedades grafocêntricas.
description Essa pesquisa teve como objetivo explanar os métodos de alfabetização utilizados no Brasil desde o início do século XX, bem como apresentar aspectos relevantes sobre o processo de alfabetização na atualidade, evidenciando a importância da aquisição do sistema de escrita alfabética e como esse processo está intrinsecamente relacionado ao letramento. Buscou-se também evidenciar o papel do professor como mediador no processo de elaboração de novos conhecimentos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando da revisão de literatura de autores como Maria do Rosário Mortatti, Magda Soares e outros estudiosos que tratam do assunto. Desta forma, a pesquisa tem relevância social, uma vez que o processo de alfabetização tem sido campo importante de estudo, tendo em vista os elevados índices de crianças brasileiras que ao concluírem os anos iniciais do ensino fundamental encontram-se não alfabetizados ou não atingiram todos os objetivos propostos para essa etapa, resultados esses apresentados em avaliações nacionais, estaduais e externas. Por isso, há a necessidade de se buscar caminhos que dêem fundamentação teórico-prática aos profissionais da área da educação e, em especial, aos professores alfabetizadores, para que possam encaminhar de forma competente a prática pedagógica. Como resultados, busca-se oferecer subsídios teóricos aos professores para que compreendam a necessidade da fundamentação teórico-metodológica para organizar o ensino e assim oportunizar que crianças se apropriem do sistema de escrita alfabético, utilizando-o de maneira competente para se inserirem efetivamente em sociedades grafocêntricas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-03T10:43:58Z
2020-01-03T10:43:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3775
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3775
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948641280786432