DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AO ALFABETIZAR LETRANDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CATTO, Fabiana Martinez Cabeleira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: BARBOSA, Magda Ribeiro de França
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2309
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo explanar os métodos de alfabetização utilizados no Brasil desde o início do século XX, bem como apresentar aspectos relevantes sobre o processo de alfabetização na atualidade, evidenciando a importância da aquisição do sistema de escrita alfabética e que este processo está intrinsecamente relacionado ao letramento. Também evidenciar o papel do professor como mediador no processo de elaboração de novos conhecimentos. Para tanto, será realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando da revisão de literatura (livros, revistas/periódicos especializados, teses, dissertações, entre outros) de autores como Maria do Rosário Mortatti, Magda Soares e outros estudiosos que tratam do assunto. Desta forma, a pesquisa tem relevância social, uma vez que o processo de alfabetização tem sido campo importante de estudo, tendo em vista os elevados índices de crianças brasileiras que ao concluírem os anos inicias do ensino fundamental encontram-se não alfabetizados ou não atingiram todos os objetivos propostos para esta etapa, resultados estes apresentados em avaliações nacionais, estaduais e externas. Em face dessa problemática, a questão foi contemplada como uma das metas a ser alcançada no PNE (Plano Nacional de Educação- lei nº Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014) que orienta alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental. Por isso, a necessidade de se buscar caminhos que dê fundamentação teórico-prática aos profissionais da área da educação e, em especial, aos professores alfabetizadores para que possam encaminhar de forma competente a prática pedagógica. Como resultados, busca-se oferecer subsídios teóricos aos professores para que compreendam os processos históricos e sociais do trabalho com alfabetização no Brasil, bem como a necessidade da fundamentação teórico-metodológico na perspectiva da alfabetização e do letramento para organizar o ensino referente à alfabetização na sala de aula, e assim oportunizar que as crianças se apropriem do sistema de escrita alfabético, utilizando-o de maneira competente para inserir-se efetivamente em sociedades grafocêntricas.
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