DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AO ALFABETIZAR LETRANDO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2309 |
Resumo: | Essa pesquisa tem como objetivo explanar os métodos de alfabetização utilizados no Brasil desde o início do século XX, bem como apresentar aspectos relevantes sobre o processo de alfabetização na atualidade, evidenciando a importância da aquisição do sistema de escrita alfabética e que este processo está intrinsecamente relacionado ao letramento. Também evidenciar o papel do professor como mediador no processo de elaboração de novos conhecimentos. Para tanto, será realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando da revisão de literatura (livros, revistas/periódicos especializados, teses, dissertações, entre outros) de autores como Maria do Rosário Mortatti, Magda Soares e outros estudiosos que tratam do assunto. Desta forma, a pesquisa tem relevância social, uma vez que o processo de alfabetização tem sido campo importante de estudo, tendo em vista os elevados índices de crianças brasileiras que ao concluírem os anos inicias do ensino fundamental encontram-se não alfabetizados ou não atingiram todos os objetivos propostos para esta etapa, resultados estes apresentados em avaliações nacionais, estaduais e externas. Em face dessa problemática, a questão foi contemplada como uma das metas a ser alcançada no PNE (Plano Nacional de Educação- lei nº Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014) que orienta alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental. Por isso, a necessidade de se buscar caminhos que dê fundamentação teórico-prática aos profissionais da área da educação e, em especial, aos professores alfabetizadores para que possam encaminhar de forma competente a prática pedagógica. Como resultados, busca-se oferecer subsídios teóricos aos professores para que compreendam os processos históricos e sociais do trabalho com alfabetização no Brasil, bem como a necessidade da fundamentação teórico-metodológico na perspectiva da alfabetização e do letramento para organizar o ensino referente à alfabetização na sala de aula, e assim oportunizar que as crianças se apropriem do sistema de escrita alfabético, utilizando-o de maneira competente para inserir-se efetivamente em sociedades grafocêntricas. |
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DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AO ALFABETIZAR LETRANDOAlfabetizaçãoAprendizagemLetramentoMétodos de alfabetizaçãoEssa pesquisa tem como objetivo explanar os métodos de alfabetização utilizados no Brasil desde o início do século XX, bem como apresentar aspectos relevantes sobre o processo de alfabetização na atualidade, evidenciando a importância da aquisição do sistema de escrita alfabética e que este processo está intrinsecamente relacionado ao letramento. Também evidenciar o papel do professor como mediador no processo de elaboração de novos conhecimentos. Para tanto, será realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando da revisão de literatura (livros, revistas/periódicos especializados, teses, dissertações, entre outros) de autores como Maria do Rosário Mortatti, Magda Soares e outros estudiosos que tratam do assunto. Desta forma, a pesquisa tem relevância social, uma vez que o processo de alfabetização tem sido campo importante de estudo, tendo em vista os elevados índices de crianças brasileiras que ao concluírem os anos inicias do ensino fundamental encontram-se não alfabetizados ou não atingiram todos os objetivos propostos para esta etapa, resultados estes apresentados em avaliações nacionais, estaduais e externas. Em face dessa problemática, a questão foi contemplada como uma das metas a ser alcançada no PNE (Plano Nacional de Educação- lei nº Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014) que orienta alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental. Por isso, a necessidade de se buscar caminhos que dê fundamentação teórico-prática aos profissionais da área da educação e, em especial, aos professores alfabetizadores para que possam encaminhar de forma competente a prática pedagógica. Como resultados, busca-se oferecer subsídios teóricos aos professores para que compreendam os processos históricos e sociais do trabalho com alfabetização no Brasil, bem como a necessidade da fundamentação teórico-metodológico na perspectiva da alfabetização e do letramento para organizar o ensino referente à alfabetização na sala de aula, e assim oportunizar que as crianças se apropriem do sistema de escrita alfabético, utilizando-o de maneira competente para inserir-se efetivamente em sociedades grafocêntricas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-27T18:42:16Z2019-08-27T18:42:16Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2309porCATTO, Fabiana Martinez CabeleiraBARBOSA, Magda Ribeiro de Françainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:09:12Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2309Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:09:12Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
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