CULTO E CULTURA: OS CRISTÃOS E OS OUTROSSEGUNDO OS ESCRITOS DEJUSTINO MÁRTIR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARZANI, Alessandro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: VENTURINI, Renata L. B.
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4650
Resumo: Esse trabalho apresenta os primeiros resultados de uma investigação sobre as relações entre culto e cultura segundo os escritos de Justino Mártir (c. 103 –165 d.C.). Após ter conhecido várias escolas filosóficas, esse pensador oriundo de Flávia Neápolis (Palestina), parece ter se convencido de ter encontrado no cristianismo a verdade que procurava. Suas Apologias,em defesa dos cristãos denunciados e mortos durante o período do imperador Antonino Pio (138 –161 d.C.),e seu Diálogo com Trifão serão objeto dessa análise.Nesses escritos, notam-se várias referências a elementos da cultura greco-romana. No entanto, essa influência cultural encontrou limites entre judeus e cristãos. A religião permaneceu como uma questão delicada nesse processo de comunicação cultural entre os povos dentro do Império Romano.Os judeus apresentavam várias restrições ao tipo de influência quede algum modo lhes implicassem mudanças quanto à sua forma de adorar ao seu Deus. Os cristãos, de forma semelhante, também condenavam a adoração a outros deuses além do seu próprio. Essas diferenças desencadearam vários atritos.Justino escreveu em defesados cristãos e em seus escritos aparecem alguns vestígios dessa tensa relação com os “outros”. Por isso, busca-se analisar como a relação entre culto e cultura envolvendo os cristãos denunciados nos tempos desse apologista é representada nesses escritos.Aplicar-se-á uma análise semiótica do discurso associada a uma revisão de bibliografia sobre o assunto para o cumprimento desse objetivo. Espera-se com esse trabalho compreender como os problemas socioculturais envolvendo os cristãos e os outros são representados nos escritos desse apologista e mártir.
id UNICESU -1_c3be56de81881c1bf7726e63488172cb
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4650
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling CULTO E CULTURA: OS CRISTÃOS E OS OUTROSSEGUNDO OS ESCRITOS DEJUSTINO MÁRTIRCristianismoImpério RomanoJustino MártirEsse trabalho apresenta os primeiros resultados de uma investigação sobre as relações entre culto e cultura segundo os escritos de Justino Mártir (c. 103 –165 d.C.). Após ter conhecido várias escolas filosóficas, esse pensador oriundo de Flávia Neápolis (Palestina), parece ter se convencido de ter encontrado no cristianismo a verdade que procurava. Suas Apologias,em defesa dos cristãos denunciados e mortos durante o período do imperador Antonino Pio (138 –161 d.C.),e seu Diálogo com Trifão serão objeto dessa análise.Nesses escritos, notam-se várias referências a elementos da cultura greco-romana. No entanto, essa influência cultural encontrou limites entre judeus e cristãos. A religião permaneceu como uma questão delicada nesse processo de comunicação cultural entre os povos dentro do Império Romano.Os judeus apresentavam várias restrições ao tipo de influência quede algum modo lhes implicassem mudanças quanto à sua forma de adorar ao seu Deus. Os cristãos, de forma semelhante, também condenavam a adoração a outros deuses além do seu próprio. Essas diferenças desencadearam vários atritos.Justino escreveu em defesados cristãos e em seus escritos aparecem alguns vestígios dessa tensa relação com os “outros”. Por isso, busca-se analisar como a relação entre culto e cultura envolvendo os cristãos denunciados nos tempos desse apologista é representada nesses escritos.Aplicar-se-á uma análise semiótica do discurso associada a uma revisão de bibliografia sobre o assunto para o cumprimento desse objetivo. Espera-se com esse trabalho compreender como os problemas socioculturais envolvendo os cristãos e os outros são representados nos escritos desse apologista e mártir.UniCesumar2020-01-29T14:27:50Z2020-01-29T14:27:50Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4650otherARZANI, AlessandroVENTURINI, Renata L. B.reponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:50Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:52.413Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CULTO E CULTURA: OS CRISTÃOS E OS OUTROSSEGUNDO OS ESCRITOS DEJUSTINO MÁRTIR
title CULTO E CULTURA: OS CRISTÃOS E OS OUTROSSEGUNDO OS ESCRITOS DEJUSTINO MÁRTIR
spellingShingle CULTO E CULTURA: OS CRISTÃOS E OS OUTROSSEGUNDO OS ESCRITOS DEJUSTINO MÁRTIR
ARZANI, Alessandro
Cristianismo
Império Romano
Justino Mártir
title_short CULTO E CULTURA: OS CRISTÃOS E OS OUTROSSEGUNDO OS ESCRITOS DEJUSTINO MÁRTIR
title_full CULTO E CULTURA: OS CRISTÃOS E OS OUTROSSEGUNDO OS ESCRITOS DEJUSTINO MÁRTIR
title_fullStr CULTO E CULTURA: OS CRISTÃOS E OS OUTROSSEGUNDO OS ESCRITOS DEJUSTINO MÁRTIR
title_full_unstemmed CULTO E CULTURA: OS CRISTÃOS E OS OUTROSSEGUNDO OS ESCRITOS DEJUSTINO MÁRTIR
title_sort CULTO E CULTURA: OS CRISTÃOS E OS OUTROSSEGUNDO OS ESCRITOS DEJUSTINO MÁRTIR
author ARZANI, Alessandro
author_facet ARZANI, Alessandro
VENTURINI, Renata L. B.
author_role author
author2 VENTURINI, Renata L. B.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARZANI, Alessandro
VENTURINI, Renata L. B.
dc.subject.por.fl_str_mv Cristianismo
Império Romano
Justino Mártir
topic Cristianismo
Império Romano
Justino Mártir
dc.description.none.fl_txt_mv Esse trabalho apresenta os primeiros resultados de uma investigação sobre as relações entre culto e cultura segundo os escritos de Justino Mártir (c. 103 –165 d.C.). Após ter conhecido várias escolas filosóficas, esse pensador oriundo de Flávia Neápolis (Palestina), parece ter se convencido de ter encontrado no cristianismo a verdade que procurava. Suas Apologias,em defesa dos cristãos denunciados e mortos durante o período do imperador Antonino Pio (138 –161 d.C.),e seu Diálogo com Trifão serão objeto dessa análise.Nesses escritos, notam-se várias referências a elementos da cultura greco-romana. No entanto, essa influência cultural encontrou limites entre judeus e cristãos. A religião permaneceu como uma questão delicada nesse processo de comunicação cultural entre os povos dentro do Império Romano.Os judeus apresentavam várias restrições ao tipo de influência quede algum modo lhes implicassem mudanças quanto à sua forma de adorar ao seu Deus. Os cristãos, de forma semelhante, também condenavam a adoração a outros deuses além do seu próprio. Essas diferenças desencadearam vários atritos.Justino escreveu em defesados cristãos e em seus escritos aparecem alguns vestígios dessa tensa relação com os “outros”. Por isso, busca-se analisar como a relação entre culto e cultura envolvendo os cristãos denunciados nos tempos desse apologista é representada nesses escritos.Aplicar-se-á uma análise semiótica do discurso associada a uma revisão de bibliografia sobre o assunto para o cumprimento desse objetivo. Espera-se com esse trabalho compreender como os problemas socioculturais envolvendo os cristãos e os outros são representados nos escritos desse apologista e mártir.
description Esse trabalho apresenta os primeiros resultados de uma investigação sobre as relações entre culto e cultura segundo os escritos de Justino Mártir (c. 103 –165 d.C.). Após ter conhecido várias escolas filosóficas, esse pensador oriundo de Flávia Neápolis (Palestina), parece ter se convencido de ter encontrado no cristianismo a verdade que procurava. Suas Apologias,em defesa dos cristãos denunciados e mortos durante o período do imperador Antonino Pio (138 –161 d.C.),e seu Diálogo com Trifão serão objeto dessa análise.Nesses escritos, notam-se várias referências a elementos da cultura greco-romana. No entanto, essa influência cultural encontrou limites entre judeus e cristãos. A religião permaneceu como uma questão delicada nesse processo de comunicação cultural entre os povos dentro do Império Romano.Os judeus apresentavam várias restrições ao tipo de influência quede algum modo lhes implicassem mudanças quanto à sua forma de adorar ao seu Deus. Os cristãos, de forma semelhante, também condenavam a adoração a outros deuses além do seu próprio. Essas diferenças desencadearam vários atritos.Justino escreveu em defesados cristãos e em seus escritos aparecem alguns vestígios dessa tensa relação com os “outros”. Por isso, busca-se analisar como a relação entre culto e cultura envolvendo os cristãos denunciados nos tempos desse apologista é representada nesses escritos.Aplicar-se-á uma análise semiótica do discurso associada a uma revisão de bibliografia sobre o assunto para o cumprimento desse objetivo. Espera-se com esse trabalho compreender como os problemas socioculturais envolvendo os cristãos e os outros são representados nos escritos desse apologista e mártir.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-01-29T14:27:50Z
2020-01-29T14:27:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4650
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4650
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948584420704256