CONDIÇÕES MICROBIOLÓGICAS DE ALFACES COMERCIALIZADAS EM FEIRAS-LIVRES DA CIDADE DE MARINGÁ-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DEVICO, Renata Batista de Moura
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: FELIPE, Daniele Fernanda, TANAKA, Tássia Tiemi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6249
Resumo: Os alimentos de origem vegetal são conhecidos como fontes potenciais de microrganismos patogênicos e estão relacionados a surtos de doenças infecciosas, podendo destacar a alface, a qual é uma das hortaliças mais vendidas para o consumo cru. Os microrganismos podem contaminar os produtos de origem vegetal por diversas fontes, sendo que essa contaminação inicia-se na fase da produção nos campos, quando há contato com o solo, água, fezes de animais, insetos e manipuladores; continua durante as etapas de colheita, manuseio, transporte da matéria-prima até a indústria e durante o processamento e finaliza no preparo do produto através do consumidor. Esta pesquisa possui como objetivo, analisar os níveis de contaminação microbiológica em relação às bactérias, Salmonella e coliformes fecais, em amostras de alfaces cultivadas pelos métodos convencional, hidropônico e orgânico. Serão coletadas vinte e uma amostras, onde serão sete amostras obtidas pelo método convencional, sete do cultivo hidropônico e sete do cultivo orgânico, em feiras livres da cidade de Maringá-PR, sendo que para pesquisa das bactérias citadas serão utilizados os métodos de análise microbiológica de alimentos. A partir da pesquisa em questão, espera-se avaliar a qualidade microbiológica de ambos os tipos de alface consumidos, verificando se existem diferenças entre os métodos de cultivo quanto ao nível de contaminação e ainda, se há risco das amostras causarem toxinfecções.
id UNICESU -1_c4b0aa958e7a22d88c4474e31fed2a7c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6249
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling CONDIÇÕES MICROBIOLÓGICAS DE ALFACES COMERCIALIZADAS EM FEIRAS-LIVRES DA CIDADE DE MARINGÁ-PRAlfaceToxinfecçõesQualidade microbiológicaOs alimentos de origem vegetal são conhecidos como fontes potenciais de microrganismos patogênicos e estão relacionados a surtos de doenças infecciosas, podendo destacar a alface, a qual é uma das hortaliças mais vendidas para o consumo cru. Os microrganismos podem contaminar os produtos de origem vegetal por diversas fontes, sendo que essa contaminação inicia-se na fase da produção nos campos, quando há contato com o solo, água, fezes de animais, insetos e manipuladores; continua durante as etapas de colheita, manuseio, transporte da matéria-prima até a indústria e durante o processamento e finaliza no preparo do produto através do consumidor. Esta pesquisa possui como objetivo, analisar os níveis de contaminação microbiológica em relação às bactérias, Salmonella e coliformes fecais, em amostras de alfaces cultivadas pelos métodos convencional, hidropônico e orgânico. Serão coletadas vinte e uma amostras, onde serão sete amostras obtidas pelo método convencional, sete do cultivo hidropônico e sete do cultivo orgânico, em feiras livres da cidade de Maringá-PR, sendo que para pesquisa das bactérias citadas serão utilizados os métodos de análise microbiológica de alimentos. A partir da pesquisa em questão, espera-se avaliar a qualidade microbiológica de ambos os tipos de alface consumidos, verificando se existem diferenças entre os métodos de cultivo quanto ao nível de contaminação e ainda, se há risco das amostras causarem toxinfecções.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-06T14:17:15Z2020-10-06T14:17:15Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6249porDEVICO, Renata Batista de MouraFELIPE, Daniele FernandaTANAKA, Tássia Tiemiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-07T06:01:42ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv CONDIÇÕES MICROBIOLÓGICAS DE ALFACES COMERCIALIZADAS EM FEIRAS-LIVRES DA CIDADE DE MARINGÁ-PR
title CONDIÇÕES MICROBIOLÓGICAS DE ALFACES COMERCIALIZADAS EM FEIRAS-LIVRES DA CIDADE DE MARINGÁ-PR
spellingShingle CONDIÇÕES MICROBIOLÓGICAS DE ALFACES COMERCIALIZADAS EM FEIRAS-LIVRES DA CIDADE DE MARINGÁ-PR
DEVICO, Renata Batista de Moura
Alface
Toxinfecções
Qualidade microbiológica
title_short CONDIÇÕES MICROBIOLÓGICAS DE ALFACES COMERCIALIZADAS EM FEIRAS-LIVRES DA CIDADE DE MARINGÁ-PR
title_full CONDIÇÕES MICROBIOLÓGICAS DE ALFACES COMERCIALIZADAS EM FEIRAS-LIVRES DA CIDADE DE MARINGÁ-PR
title_fullStr CONDIÇÕES MICROBIOLÓGICAS DE ALFACES COMERCIALIZADAS EM FEIRAS-LIVRES DA CIDADE DE MARINGÁ-PR
title_full_unstemmed CONDIÇÕES MICROBIOLÓGICAS DE ALFACES COMERCIALIZADAS EM FEIRAS-LIVRES DA CIDADE DE MARINGÁ-PR
title_sort CONDIÇÕES MICROBIOLÓGICAS DE ALFACES COMERCIALIZADAS EM FEIRAS-LIVRES DA CIDADE DE MARINGÁ-PR
author DEVICO, Renata Batista de Moura
author_facet DEVICO, Renata Batista de Moura
FELIPE, Daniele Fernanda
TANAKA, Tássia Tiemi
author_role author
author2 FELIPE, Daniele Fernanda
TANAKA, Tássia Tiemi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DEVICO, Renata Batista de Moura
FELIPE, Daniele Fernanda
TANAKA, Tássia Tiemi
dc.subject.por.fl_str_mv Alface
Toxinfecções
Qualidade microbiológica
topic Alface
Toxinfecções
Qualidade microbiológica
description Os alimentos de origem vegetal são conhecidos como fontes potenciais de microrganismos patogênicos e estão relacionados a surtos de doenças infecciosas, podendo destacar a alface, a qual é uma das hortaliças mais vendidas para o consumo cru. Os microrganismos podem contaminar os produtos de origem vegetal por diversas fontes, sendo que essa contaminação inicia-se na fase da produção nos campos, quando há contato com o solo, água, fezes de animais, insetos e manipuladores; continua durante as etapas de colheita, manuseio, transporte da matéria-prima até a indústria e durante o processamento e finaliza no preparo do produto através do consumidor. Esta pesquisa possui como objetivo, analisar os níveis de contaminação microbiológica em relação às bactérias, Salmonella e coliformes fecais, em amostras de alfaces cultivadas pelos métodos convencional, hidropônico e orgânico. Serão coletadas vinte e uma amostras, onde serão sete amostras obtidas pelo método convencional, sete do cultivo hidropônico e sete do cultivo orgânico, em feiras livres da cidade de Maringá-PR, sendo que para pesquisa das bactérias citadas serão utilizados os métodos de análise microbiológica de alimentos. A partir da pesquisa em questão, espera-se avaliar a qualidade microbiológica de ambos os tipos de alface consumidos, verificando se existem diferenças entre os métodos de cultivo quanto ao nível de contaminação e ainda, se há risco das amostras causarem toxinfecções.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-10-06T14:17:15Z
2020-10-06T14:17:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6249
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771963591360512