IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENFERMAGEM EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTI, Daniela Bulcão
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: BELATTO, Marcos, GIL, Silvia Grillo, JORGETO, Thalita Alves, SILVA, Vladimir Araújo da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6536
Resumo: Este trabalho tem como objetivo conscientizar crianças, pais e profissionais sobre importância de medidas profiláticas e de tratamento para redução de dermatite de fraldas, pediculose e intoxicações para a manutenção da saúde da criança. Implementaremos nossas estratégias em crianças de 0 a 5 anos institucionalizadas no Centro de Educação Infantil (CEI) José Prestes Neto no Município de Maringá/PR. Abrangeremos de forma indireta pais/responsáveis, professores e educadores. Para autorização de implementação do projeto, utilizamos declaração de autorização da instituição, adquirida através do site da Instituição de Ensino Superior (IES), esta por sua vez consentida pela coordenadora do Centro de Educação Infantil mediante a apresentação de um pré-projeto. Para abordagem pedagógico-didática das crianças, utilizaremos fantoches, cartazes, folders; para a confecção destes materiais lúdicos utilizaremos fantoches: caixas de camisa, espuma fina, retalhos de tecido, cartolina, canetas esferográficas coloridas, tesoura, pedaços de lã, cola quente, cola, linha de costura preta e agulha; folders educativos que serão encaminhados aos pais será empregado: um computador windows XP, uma impressora HP deskjet 3535; para cartazes utilizaremos papel do tipo manilha cor branca, papel do tipo crepom colorido, régua, tesoura, canetas esferográficas e cola glíter; para explicação da nossa abordagem temática utilizaremos: fraldas, bonecas, vidros de remédio vazio e frascos de soluções vazio. Ao procedimento da pesquisa, realizamos discussão acerca dos principais agravos que acometem a saúde da criança, após, promovemos visita à CEI, para avaliar juntamente com o corpo docente desta, a incidência de doenças que acometem as crianças de 0 a 5 anos, mediante a averiguação das principais problemáticas, definimos os principais agravos pertinentes de intervenções de Enfermagem, sendo estes: pediculose, assaduras, déficit higiene pessoal, intoxicações. Na elaboração do projeto utilizamos o acervo literário da IES CESUMAR, realizando uma pesquisa exploratória em bibliografias e artigos disponíveis, bem como em bases científicas de sites na internet, conseguinte realizamos a síntese do material analisado arquivando em computadores Windows XP dos integrantes do grupo e em seguida iniciamos a elaboração textual. A inter-relação das ciências pedagógicas e da saúde firmam um elo que garante a importância essencial deste trabalho caracterizada pelas crianças, por ser um lugar onde as necessidades de saúde podem ser rapidamente identificadas, por isso induzi-las ao auto-cuidado e comunicar aos pais através de folhetos informativos a importância de nossa idealização. Após a realização de nossas atividades de intervenção, o grupo procederá com uma reunião para conclusão do projeto, e pautar os resultados obtidos, dificuldades encontradas e benefícios proporcionados, e para conclusão se realizará síntese do projeto proposto. Considerando a proposta da implementação de estratégias de intervenção de enfermagem, percebemos que esta compreende a concretização dos ideais propostos da atuação profissional do enfermeiro, de forma que estabeleça uma educação continuada, com o propósito de orientar a população alvo, educar para a saúde, dialogar, ensinar, formando um vinculo mantenedor da saúde, legando à instituição, bem como às crianças institucionalizadas, professores e educadores e ainda os pais ou responsáveis destas a responsabilidade do cuidar, e a importância de assumir este compromisso para o estabelecimento da saúde.
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