CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO UNICESUMAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2488 |
Resumo: | O presente estudo busca caracterizar a clientela atendida na clínica-escola de psicologia do Unicesumar, entre o período de 2008 a 2012. Foram analisados 545 prontuários pautados na Resolução do CFP n° 005/2007 que está de acordo com o termo de consentimento livre e esclarecido autorizado pelo sujeito ou responsável. Por meio do levantamento e análise das variáveis coletadas nos prontuários foi possível identificar alguns resultados como: maior incidência de atendimento do sexo feminino com 66%; a idade média dos pacientes é de 24,55 anos; em relação ao grau de instrução há uma prevalência de pessoas com ensino fundamental incompleto com (45,8%); sobre os tratamentos utilizados até o momento em relação a queixa, 46% dos pacientes nunca haviam procurado auxilio antes; sendo a queixa de maior prevalência a de cunho emocional 38,7% e em relação ao tempo de tratamento não houve diferença entre mulheres que usam e que não usam fármaco. Contudo, a análise dos prontuários demonstrou resultados importantes, uma vez que chama atenção o número de informações faltantes e irregulares nos mesmos, o que compromete o feedback entre docente e acadêmico, importante para a formação profissional do psicólogo. |
id |
UNICESU -1_c7fe2254a47666bb3a267b15376bf7e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2488 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO UNICESUMARClínica-escolaPsicologiaAnálise de prontuáriosO presente estudo busca caracterizar a clientela atendida na clínica-escola de psicologia do Unicesumar, entre o período de 2008 a 2012. Foram analisados 545 prontuários pautados na Resolução do CFP n° 005/2007 que está de acordo com o termo de consentimento livre e esclarecido autorizado pelo sujeito ou responsável. Por meio do levantamento e análise das variáveis coletadas nos prontuários foi possível identificar alguns resultados como: maior incidência de atendimento do sexo feminino com 66%; a idade média dos pacientes é de 24,55 anos; em relação ao grau de instrução há uma prevalência de pessoas com ensino fundamental incompleto com (45,8%); sobre os tratamentos utilizados até o momento em relação a queixa, 46% dos pacientes nunca haviam procurado auxilio antes; sendo a queixa de maior prevalência a de cunho emocional 38,7% e em relação ao tempo de tratamento não houve diferença entre mulheres que usam e que não usam fármaco. Contudo, a análise dos prontuários demonstrou resultados importantes, uma vez que chama atenção o número de informações faltantes e irregulares nos mesmos, o que compromete o feedback entre docente e acadêmico, importante para a formação profissional do psicólogo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-09-13T14:32:28Z2019-09-13T14:32:28Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2488porMARTINS, Najla FerreiraOLIVEIRA, CamilaBORGES, DanielaSILVA, Geisse AdrianaFREITAS, Luana Gurniski deREQUENA, Thays Fernanda Suci MoyaOLIVEIRA, Leonardo Pestillo deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:41:50ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO UNICESUMAR |
title |
CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO UNICESUMAR |
spellingShingle |
CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO UNICESUMAR MARTINS, Najla Ferreira Clínica-escola Psicologia Análise de prontuários |
title_short |
CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO UNICESUMAR |
title_full |
CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO UNICESUMAR |
title_fullStr |
CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO UNICESUMAR |
title_full_unstemmed |
CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO UNICESUMAR |
title_sort |
CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO UNICESUMAR |
author |
MARTINS, Najla Ferreira |
author_facet |
MARTINS, Najla Ferreira OLIVEIRA, Camila BORGES, Daniela SILVA, Geisse Adriana FREITAS, Luana Gurniski de REQUENA, Thays Fernanda Suci Moya OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de |
author_role |
author |
author2 |
OLIVEIRA, Camila BORGES, Daniela SILVA, Geisse Adriana FREITAS, Luana Gurniski de REQUENA, Thays Fernanda Suci Moya OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARTINS, Najla Ferreira OLIVEIRA, Camila BORGES, Daniela SILVA, Geisse Adriana FREITAS, Luana Gurniski de REQUENA, Thays Fernanda Suci Moya OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clínica-escola Psicologia Análise de prontuários |
topic |
Clínica-escola Psicologia Análise de prontuários |
description |
O presente estudo busca caracterizar a clientela atendida na clínica-escola de psicologia do Unicesumar, entre o período de 2008 a 2012. Foram analisados 545 prontuários pautados na Resolução do CFP n° 005/2007 que está de acordo com o termo de consentimento livre e esclarecido autorizado pelo sujeito ou responsável. Por meio do levantamento e análise das variáveis coletadas nos prontuários foi possível identificar alguns resultados como: maior incidência de atendimento do sexo feminino com 66%; a idade média dos pacientes é de 24,55 anos; em relação ao grau de instrução há uma prevalência de pessoas com ensino fundamental incompleto com (45,8%); sobre os tratamentos utilizados até o momento em relação a queixa, 46% dos pacientes nunca haviam procurado auxilio antes; sendo a queixa de maior prevalência a de cunho emocional 38,7% e em relação ao tempo de tratamento não houve diferença entre mulheres que usam e que não usam fármaco. Contudo, a análise dos prontuários demonstrou resultados importantes, uma vez que chama atenção o número de informações faltantes e irregulares nos mesmos, o que compromete o feedback entre docente e acadêmico, importante para a formação profissional do psicólogo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-03 2019-09-13T14:32:28Z 2019-09-13T14:32:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2488 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771959073046528 |