Desvendando a queixa escolar: um estudo no Serviço de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200013 |
Resumo: | Na história da psicologia escolar, a compreensão dos processos de produção e acompanhamento da queixa escolar é essencial, pois revelam a forma como a educação é percebida e construída pelos diversos atores do cenário educacional. Nesta perspectiva, procura-se conhecer a queixa escolar na cidade de Porto Velho (RO), por meio dos prontuários do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Foram analisados 634 prontuários, entre os anos de 1993 e 2006. Os prontuários foram analisados pela categorização de Souza (1997), acrescentando uma categoria (causa apontada pelos familiares). Os resultados corroboram pesquisas nacionais de mesmo cunho, onde a queixa escolar sofre um processo de patologização, psicologização e medicalização, bem como recebe atendimento na clínica-escola onde não se consideram os diversos atores da produção do fracasso escolar, nomeando o aluno e seus familiares pelos problemas constitucionais e emocionais. |
id |
ABRAPEE-1_02f67562d2fe759e255516a6061aa169 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572008000200013 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desvendando a queixa escolar: um estudo no Serviço de Psicologia da Universidade Federal de RondôniaProblemas escolaresPsicologia escolarProntuáriosNa história da psicologia escolar, a compreensão dos processos de produção e acompanhamento da queixa escolar é essencial, pois revelam a forma como a educação é percebida e construída pelos diversos atores do cenário educacional. Nesta perspectiva, procura-se conhecer a queixa escolar na cidade de Porto Velho (RO), por meio dos prontuários do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Foram analisados 634 prontuários, entre os anos de 1993 e 2006. Os prontuários foram analisados pela categorização de Souza (1997), acrescentando uma categoria (causa apontada pelos familiares). Os resultados corroboram pesquisas nacionais de mesmo cunho, onde a queixa escolar sofre um processo de patologização, psicologização e medicalização, bem como recebe atendimento na clínica-escola onde não se consideram os diversos atores da produção do fracasso escolar, nomeando o aluno e seus familiares pelos problemas constitucionais e emocionais.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200013Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.2 2008reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572008000200013info:eu-repo/semantics/openAccessNakamura,Mariana SathieLima,Vanessa Aparecida Alves deTada,Iracema Neno CecilioJunqueira,Maria Hercília Rodriguespor2009-03-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572008000200013Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2009-03-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desvendando a queixa escolar: um estudo no Serviço de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia |
title |
Desvendando a queixa escolar: um estudo no Serviço de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia |
spellingShingle |
Desvendando a queixa escolar: um estudo no Serviço de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia Nakamura,Mariana Sathie Problemas escolares Psicologia escolar Prontuários |
title_short |
Desvendando a queixa escolar: um estudo no Serviço de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia |
title_full |
Desvendando a queixa escolar: um estudo no Serviço de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia |
title_fullStr |
Desvendando a queixa escolar: um estudo no Serviço de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia |
title_full_unstemmed |
Desvendando a queixa escolar: um estudo no Serviço de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia |
title_sort |
Desvendando a queixa escolar: um estudo no Serviço de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia |
author |
Nakamura,Mariana Sathie |
author_facet |
Nakamura,Mariana Sathie Lima,Vanessa Aparecida Alves de Tada,Iracema Neno Cecilio Junqueira,Maria Hercília Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Lima,Vanessa Aparecida Alves de Tada,Iracema Neno Cecilio Junqueira,Maria Hercília Rodrigues |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nakamura,Mariana Sathie Lima,Vanessa Aparecida Alves de Tada,Iracema Neno Cecilio Junqueira,Maria Hercília Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problemas escolares Psicologia escolar Prontuários |
topic |
Problemas escolares Psicologia escolar Prontuários |
description |
Na história da psicologia escolar, a compreensão dos processos de produção e acompanhamento da queixa escolar é essencial, pois revelam a forma como a educação é percebida e construída pelos diversos atores do cenário educacional. Nesta perspectiva, procura-se conhecer a queixa escolar na cidade de Porto Velho (RO), por meio dos prontuários do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Foram analisados 634 prontuários, entre os anos de 1993 e 2006. Os prontuários foram analisados pela categorização de Souza (1997), acrescentando uma categoria (causa apontada pelos familiares). Os resultados corroboram pesquisas nacionais de mesmo cunho, onde a queixa escolar sofre um processo de patologização, psicologização e medicalização, bem como recebe atendimento na clínica-escola onde não se consideram os diversos atores da produção do fracasso escolar, nomeando o aluno e seus familiares pelos problemas constitucionais e emocionais. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572008000200013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.2 2008 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604992028672 |