DE CORPO À QORPO: PRODUÇÃO E PERCEPÇÃO DE PERFORMANCES CORPORAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HOLLAND, Eva Beatriz
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6584
Resumo: Este trabalho visa a discussão a respeito de dois pontos: a) a interferência do indivíduo sobre a produção artística da cultura em que ele está inserido; b) e a influência desta mesma produção sobre a formação cultural do indivíduo. A análise é feita a partir da maneira pela qual o produtor artístico vê o público a que se destina sua arte, e a recepção do público que a contempla. Tudo isto considerando o período histórico e social no qual é produzida e, sobretudo, a herança cultural possuída pela sociedade. O principal objeto de análise é a produção teatral no Brasil, a partir da segunda metade do século XX, após a influência de dramaturgos franceses do chamado “Teatro do Absurdo” que possibilitaram uma nova maneira cênica e dramatúrgica de representação. Dramaturgia que passou a valorizar a idéia em lugar da forma, criando uma estética própria, sobretudo em relação à produção performática e simbólica não verbal. Esta discussão é conduzida pela análise teórica de alguns autores da escola sócio-antropológica francesa, dentre os quais destaco Marcel Mauss e Pierre Bourdieu, e ainda o antropólogo americano Cliford Geertz. O trabalho de campo contempla as instalações e performances da segunda formação do grupo Qorpo, da Unioeste de Toledo, grupo teatral com o nome de Qorpo-Santo, considerado o precursor do “Teatro do Absurdo”. Aos trabalhos realizados nos anos de 2005 e 2006 pelo grupo, comparo as idéias propostas pelo diretor, diferentes visões quanto a idéia do texto e sua materialização através das performances na percepção de membros do grupo e depoimentos do público, que compreende acadêmicos de diversos cursos de graduação daquela universidade, com relação a compreensão do texto não verbal.
id UNICESU -1_ca29f302ef0d0a9667db4f528c4f87f5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6584
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling DE CORPO À QORPO: PRODUÇÃO E PERCEPÇÃO DE PERFORMANCES CORPORAISAntropologia da ArteTeatro do absurdoQorpo-santoGrupo qorpoEste trabalho visa a discussão a respeito de dois pontos: a) a interferência do indivíduo sobre a produção artística da cultura em que ele está inserido; b) e a influência desta mesma produção sobre a formação cultural do indivíduo. A análise é feita a partir da maneira pela qual o produtor artístico vê o público a que se destina sua arte, e a recepção do público que a contempla. Tudo isto considerando o período histórico e social no qual é produzida e, sobretudo, a herança cultural possuída pela sociedade. O principal objeto de análise é a produção teatral no Brasil, a partir da segunda metade do século XX, após a influência de dramaturgos franceses do chamado “Teatro do Absurdo” que possibilitaram uma nova maneira cênica e dramatúrgica de representação. Dramaturgia que passou a valorizar a idéia em lugar da forma, criando uma estética própria, sobretudo em relação à produção performática e simbólica não verbal. Esta discussão é conduzida pela análise teórica de alguns autores da escola sócio-antropológica francesa, dentre os quais destaco Marcel Mauss e Pierre Bourdieu, e ainda o antropólogo americano Cliford Geertz. O trabalho de campo contempla as instalações e performances da segunda formação do grupo Qorpo, da Unioeste de Toledo, grupo teatral com o nome de Qorpo-Santo, considerado o precursor do “Teatro do Absurdo”. Aos trabalhos realizados nos anos de 2005 e 2006 pelo grupo, comparo as idéias propostas pelo diretor, diferentes visões quanto a idéia do texto e sua materialização através das performances na percepção de membros do grupo e depoimentos do público, que compreende acadêmicos de diversos cursos de graduação daquela universidade, com relação a compreensão do texto não verbal.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-21T16:54:38Z2007-10-232021-01-21T16:54:38Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6584porHOLLAND, Eva Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-22T06:01:40ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv DE CORPO À QORPO: PRODUÇÃO E PERCEPÇÃO DE PERFORMANCES CORPORAIS
title DE CORPO À QORPO: PRODUÇÃO E PERCEPÇÃO DE PERFORMANCES CORPORAIS
spellingShingle DE CORPO À QORPO: PRODUÇÃO E PERCEPÇÃO DE PERFORMANCES CORPORAIS
HOLLAND, Eva Beatriz
Antropologia da Arte
Teatro do absurdo
Qorpo-santo
Grupo qorpo
title_short DE CORPO À QORPO: PRODUÇÃO E PERCEPÇÃO DE PERFORMANCES CORPORAIS
title_full DE CORPO À QORPO: PRODUÇÃO E PERCEPÇÃO DE PERFORMANCES CORPORAIS
title_fullStr DE CORPO À QORPO: PRODUÇÃO E PERCEPÇÃO DE PERFORMANCES CORPORAIS
title_full_unstemmed DE CORPO À QORPO: PRODUÇÃO E PERCEPÇÃO DE PERFORMANCES CORPORAIS
title_sort DE CORPO À QORPO: PRODUÇÃO E PERCEPÇÃO DE PERFORMANCES CORPORAIS
author HOLLAND, Eva Beatriz
author_facet HOLLAND, Eva Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv HOLLAND, Eva Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia da Arte
Teatro do absurdo
Qorpo-santo
Grupo qorpo
topic Antropologia da Arte
Teatro do absurdo
Qorpo-santo
Grupo qorpo
description Este trabalho visa a discussão a respeito de dois pontos: a) a interferência do indivíduo sobre a produção artística da cultura em que ele está inserido; b) e a influência desta mesma produção sobre a formação cultural do indivíduo. A análise é feita a partir da maneira pela qual o produtor artístico vê o público a que se destina sua arte, e a recepção do público que a contempla. Tudo isto considerando o período histórico e social no qual é produzida e, sobretudo, a herança cultural possuída pela sociedade. O principal objeto de análise é a produção teatral no Brasil, a partir da segunda metade do século XX, após a influência de dramaturgos franceses do chamado “Teatro do Absurdo” que possibilitaram uma nova maneira cênica e dramatúrgica de representação. Dramaturgia que passou a valorizar a idéia em lugar da forma, criando uma estética própria, sobretudo em relação à produção performática e simbólica não verbal. Esta discussão é conduzida pela análise teórica de alguns autores da escola sócio-antropológica francesa, dentre os quais destaco Marcel Mauss e Pierre Bourdieu, e ainda o antropólogo americano Cliford Geertz. O trabalho de campo contempla as instalações e performances da segunda formação do grupo Qorpo, da Unioeste de Toledo, grupo teatral com o nome de Qorpo-Santo, considerado o precursor do “Teatro do Absurdo”. Aos trabalhos realizados nos anos de 2005 e 2006 pelo grupo, comparo as idéias propostas pelo diretor, diferentes visões quanto a idéia do texto e sua materialização através das performances na percepção de membros do grupo e depoimentos do público, que compreende acadêmicos de diversos cursos de graduação daquela universidade, com relação a compreensão do texto não verbal.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-21T16:54:38Z
2021-01-21T16:54:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6584
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771945690071040