A DINÂMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM MARINGÁ-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OYAMA, Tsugie Kawano
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SERRA, Elpídio
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2512
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo resgatar e analisar o processo histórico da agricultura familiar em Maringá, Norte do Paraná, desde a colonização até o momento atual. O embasamento teórico-metodológico está fundamentado em pesquisa bibliográfica exploratória e nas publicações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Maringá teve a sua estrutura fundiária pioneira baseada em pequenas e médias propriedades, com o predomínio da mão de obra familiar. Porém, com a modernização da agricultura, um grande número da categoria de pequenos agricultores, por não terem condições financeiras de se incorporarem ao novo modelo agrícola, acabou abandonando o campo e migrando para as cidades em busca de melhores condições de vida. Apesar desse problema, de acordo com o censo agropecuário de 2006, constatou-se que o número de estabelecimentos agropecuários da agricultura familiar é predominante, tanto em nível de Brasil, e de Paraná, como também na microrregião de Maringá.
id UNICESU -1_ca944266bc4dcba3b8a659bd44525323
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2512
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A DINÂMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM MARINGÁ-PRAgricultura familiarModernização da agriculturaPequena propriedadeO presente trabalho tem como objetivo resgatar e analisar o processo histórico da agricultura familiar em Maringá, Norte do Paraná, desde a colonização até o momento atual. O embasamento teórico-metodológico está fundamentado em pesquisa bibliográfica exploratória e nas publicações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Maringá teve a sua estrutura fundiária pioneira baseada em pequenas e médias propriedades, com o predomínio da mão de obra familiar. Porém, com a modernização da agricultura, um grande número da categoria de pequenos agricultores, por não terem condições financeiras de se incorporarem ao novo modelo agrícola, acabou abandonando o campo e migrando para as cidades em busca de melhores condições de vida. Apesar desse problema, de acordo com o censo agropecuário de 2006, constatou-se que o número de estabelecimentos agropecuários da agricultura familiar é predominante, tanto em nível de Brasil, e de Paraná, como também na microrregião de Maringá.UniCesumar2019-11-05T20:49:59Z2019-11-05T20:49:59Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2512otherOYAMA, Tsugie KawanoSERRA, Elpídioreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:43Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:55.073Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A DINÂMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM MARINGÁ-PR
title A DINÂMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM MARINGÁ-PR
spellingShingle A DINÂMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM MARINGÁ-PR
OYAMA, Tsugie Kawano
Agricultura familiar
Modernização da agricultura
Pequena propriedade
title_short A DINÂMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM MARINGÁ-PR
title_full A DINÂMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM MARINGÁ-PR
title_fullStr A DINÂMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM MARINGÁ-PR
title_full_unstemmed A DINÂMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM MARINGÁ-PR
title_sort A DINÂMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM MARINGÁ-PR
author OYAMA, Tsugie Kawano
author_facet OYAMA, Tsugie Kawano
SERRA, Elpídio
author_role author
author2 SERRA, Elpídio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OYAMA, Tsugie Kawano
SERRA, Elpídio
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura familiar
Modernização da agricultura
Pequena propriedade
topic Agricultura familiar
Modernização da agricultura
Pequena propriedade
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho tem como objetivo resgatar e analisar o processo histórico da agricultura familiar em Maringá, Norte do Paraná, desde a colonização até o momento atual. O embasamento teórico-metodológico está fundamentado em pesquisa bibliográfica exploratória e nas publicações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Maringá teve a sua estrutura fundiária pioneira baseada em pequenas e médias propriedades, com o predomínio da mão de obra familiar. Porém, com a modernização da agricultura, um grande número da categoria de pequenos agricultores, por não terem condições financeiras de se incorporarem ao novo modelo agrícola, acabou abandonando o campo e migrando para as cidades em busca de melhores condições de vida. Apesar desse problema, de acordo com o censo agropecuário de 2006, constatou-se que o número de estabelecimentos agropecuários da agricultura familiar é predominante, tanto em nível de Brasil, e de Paraná, como também na microrregião de Maringá.
description O presente trabalho tem como objetivo resgatar e analisar o processo histórico da agricultura familiar em Maringá, Norte do Paraná, desde a colonização até o momento atual. O embasamento teórico-metodológico está fundamentado em pesquisa bibliográfica exploratória e nas publicações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Maringá teve a sua estrutura fundiária pioneira baseada em pequenas e médias propriedades, com o predomínio da mão de obra familiar. Porém, com a modernização da agricultura, um grande número da categoria de pequenos agricultores, por não terem condições financeiras de se incorporarem ao novo modelo agrícola, acabou abandonando o campo e migrando para as cidades em busca de melhores condições de vida. Apesar desse problema, de acordo com o censo agropecuário de 2006, constatou-se que o número de estabelecimentos agropecuários da agricultura familiar é predominante, tanto em nível de Brasil, e de Paraná, como também na microrregião de Maringá.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-05T20:49:59Z
2019-11-05T20:49:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2512
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2512
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948589210599424