ANÁLISE DO DESEMPENHO DO BRASIL NO PISA E AS ATUAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS REFERENTES AO ENSINO DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, Andressa Carolina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: PAIXÃO, Priscilla Campiolo Manesco
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4304
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a qualidade do ensino de Ciências nas escolas brasileiras, considerando como parâmetro os resultados do PISA (Programme for International Student Assessment – Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Por meio de um estudo correlacional de enfoque misto, serão analisados tanto as variáveis numéricas, como o desempenho do Brasil no PISA, quanto as variáveis qualitativas, que consistem em observações sistemáticas e interpretações dos dados sobre o ensino de Ciências no espaço amostral considerado. Tal pesquisa possibilitará estabelecer correlações entre o resultado do PISA e as ações governamentais, por meio das políticas educacionais no que tange o ensino de Ciências.
id UNICESU -1_cbfa9e4e8871f8e8be43586ca30bc184
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4304
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ANÁLISE DO DESEMPENHO DO BRASIL NO PISA E AS ATUAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS REFERENTES AO ENSINO DE CIÊNCIASEducação básicaEnsino de ciênciasPISAPolíticas educacionaisO presente trabalho tem por objetivo analisar a qualidade do ensino de Ciências nas escolas brasileiras, considerando como parâmetro os resultados do PISA (Programme for International Student Assessment – Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Por meio de um estudo correlacional de enfoque misto, serão analisados tanto as variáveis numéricas, como o desempenho do Brasil no PISA, quanto as variáveis qualitativas, que consistem em observações sistemáticas e interpretações dos dados sobre o ensino de Ciências no espaço amostral considerado. Tal pesquisa possibilitará estabelecer correlações entre o resultado do PISA e as ações governamentais, por meio das políticas educacionais no que tange o ensino de Ciências.UniCesumar2020-01-16T14:38:51Z2020-01-16T14:38:51Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4304otherMEDEIROS, Andressa CarolinaPAIXÃO, Priscilla Campiolo Manescoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:08:37Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:08:48.465Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DO DESEMPENHO DO BRASIL NO PISA E AS ATUAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS REFERENTES AO ENSINO DE CIÊNCIAS
title ANÁLISE DO DESEMPENHO DO BRASIL NO PISA E AS ATUAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS REFERENTES AO ENSINO DE CIÊNCIAS
spellingShingle ANÁLISE DO DESEMPENHO DO BRASIL NO PISA E AS ATUAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS REFERENTES AO ENSINO DE CIÊNCIAS
MEDEIROS, Andressa Carolina
Educação básica
Ensino de ciências
PISA
Políticas educacionais
title_short ANÁLISE DO DESEMPENHO DO BRASIL NO PISA E AS ATUAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS REFERENTES AO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full ANÁLISE DO DESEMPENHO DO BRASIL NO PISA E AS ATUAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS REFERENTES AO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_fullStr ANÁLISE DO DESEMPENHO DO BRASIL NO PISA E AS ATUAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS REFERENTES AO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed ANÁLISE DO DESEMPENHO DO BRASIL NO PISA E AS ATUAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS REFERENTES AO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_sort ANÁLISE DO DESEMPENHO DO BRASIL NO PISA E AS ATUAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS REFERENTES AO ENSINO DE CIÊNCIAS
author MEDEIROS, Andressa Carolina
author_facet MEDEIROS, Andressa Carolina
PAIXÃO, Priscilla Campiolo Manesco
author_role author
author2 PAIXÃO, Priscilla Campiolo Manesco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MEDEIROS, Andressa Carolina
PAIXÃO, Priscilla Campiolo Manesco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Ensino de ciências
PISA
Políticas educacionais
topic Educação básica
Ensino de ciências
PISA
Políticas educacionais
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho tem por objetivo analisar a qualidade do ensino de Ciências nas escolas brasileiras, considerando como parâmetro os resultados do PISA (Programme for International Student Assessment – Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Por meio de um estudo correlacional de enfoque misto, serão analisados tanto as variáveis numéricas, como o desempenho do Brasil no PISA, quanto as variáveis qualitativas, que consistem em observações sistemáticas e interpretações dos dados sobre o ensino de Ciências no espaço amostral considerado. Tal pesquisa possibilitará estabelecer correlações entre o resultado do PISA e as ações governamentais, por meio das políticas educacionais no que tange o ensino de Ciências.
description O presente trabalho tem por objetivo analisar a qualidade do ensino de Ciências nas escolas brasileiras, considerando como parâmetro os resultados do PISA (Programme for International Student Assessment – Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Por meio de um estudo correlacional de enfoque misto, serão analisados tanto as variáveis numéricas, como o desempenho do Brasil no PISA, quanto as variáveis qualitativas, que consistem em observações sistemáticas e interpretações dos dados sobre o ensino de Ciências no espaço amostral considerado. Tal pesquisa possibilitará estabelecer correlações entre o resultado do PISA e as ações governamentais, por meio das políticas educacionais no que tange o ensino de Ciências.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-16T14:38:51Z
2020-01-16T14:38:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4304
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4304
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948635689779200