ANÁLISE DO DESEMPENHO DO BRASIL NO PISA E AS ATUAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS REFERENTES AO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4304 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar a qualidade do ensino de Ciências nas escolas brasileiras, considerando como parâmetro os resultados do PISA (Programme for International Student Assessment – Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Por meio de um estudo correlacional de enfoque misto, serão analisados tanto as variáveis numéricas, como o desempenho do Brasil no PISA, quanto as variáveis qualitativas, que consistem em observações sistemáticas e interpretações dos dados sobre o ensino de Ciências no espaço amostral considerado. Tal pesquisa possibilitará estabelecer correlações entre o resultado do PISA e as ações governamentais, por meio das políticas educacionais no que tange o ensino de Ciências. |
id |
UNICESU -1_cbfa9e4e8871f8e8be43586ca30bc184 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4304 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
ANÁLISE DO DESEMPENHO DO BRASIL NO PISA E AS ATUAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS REFERENTES AO ENSINO DE CIÊNCIASEducação básicaEnsino de ciênciasPISAPolíticas educacionaisO presente trabalho tem por objetivo analisar a qualidade do ensino de Ciências nas escolas brasileiras, considerando como parâmetro os resultados do PISA (Programme for International Student Assessment – Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Por meio de um estudo correlacional de enfoque misto, serão analisados tanto as variáveis numéricas, como o desempenho do Brasil no PISA, quanto as variáveis qualitativas, que consistem em observações sistemáticas e interpretações dos dados sobre o ensino de Ciências no espaço amostral considerado. Tal pesquisa possibilitará estabelecer correlações entre o resultado do PISA e as ações governamentais, por meio das políticas educacionais no que tange o ensino de Ciências.UniCesumar2020-01-16T14:38:51Z2020-01-16T14:38:51Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4304otherMEDEIROS, Andressa CarolinaPAIXÃO, Priscilla Campiolo Manescoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:08:37Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:08:48.465Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DO DESEMPENHO DO BRASIL NO PISA E AS ATUAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS REFERENTES AO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title |
ANÁLISE DO DESEMPENHO DO BRASIL NO PISA E AS ATUAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS REFERENTES AO ENSINO DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
ANÁLISE DO DESEMPENHO DO BRASIL NO PISA E AS ATUAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS REFERENTES AO ENSINO DE CIÊNCIAS MEDEIROS, Andressa Carolina Educação básica Ensino de ciências PISA Políticas educacionais |
title_short |
ANÁLISE DO DESEMPENHO DO BRASIL NO PISA E AS ATUAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS REFERENTES AO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full |
ANÁLISE DO DESEMPENHO DO BRASIL NO PISA E AS ATUAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS REFERENTES AO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
ANÁLISE DO DESEMPENHO DO BRASIL NO PISA E AS ATUAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS REFERENTES AO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DO DESEMPENHO DO BRASIL NO PISA E AS ATUAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS REFERENTES AO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_sort |
ANÁLISE DO DESEMPENHO DO BRASIL NO PISA E AS ATUAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS REFERENTES AO ENSINO DE CIÊNCIAS |
author |
MEDEIROS, Andressa Carolina |
author_facet |
MEDEIROS, Andressa Carolina PAIXÃO, Priscilla Campiolo Manesco |
author_role |
author |
author2 |
PAIXÃO, Priscilla Campiolo Manesco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MEDEIROS, Andressa Carolina PAIXÃO, Priscilla Campiolo Manesco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação básica Ensino de ciências PISA Políticas educacionais |
topic |
Educação básica Ensino de ciências PISA Políticas educacionais |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho tem por objetivo analisar a qualidade do ensino de Ciências nas escolas brasileiras, considerando como parâmetro os resultados do PISA (Programme for International Student Assessment – Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Por meio de um estudo correlacional de enfoque misto, serão analisados tanto as variáveis numéricas, como o desempenho do Brasil no PISA, quanto as variáveis qualitativas, que consistem em observações sistemáticas e interpretações dos dados sobre o ensino de Ciências no espaço amostral considerado. Tal pesquisa possibilitará estabelecer correlações entre o resultado do PISA e as ações governamentais, por meio das políticas educacionais no que tange o ensino de Ciências. |
description |
O presente trabalho tem por objetivo analisar a qualidade do ensino de Ciências nas escolas brasileiras, considerando como parâmetro os resultados do PISA (Programme for International Student Assessment – Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Por meio de um estudo correlacional de enfoque misto, serão analisados tanto as variáveis numéricas, como o desempenho do Brasil no PISA, quanto as variáveis qualitativas, que consistem em observações sistemáticas e interpretações dos dados sobre o ensino de Ciências no espaço amostral considerado. Tal pesquisa possibilitará estabelecer correlações entre o resultado do PISA e as ações governamentais, por meio das políticas educacionais no que tange o ensino de Ciências. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-22 2020-01-16T14:38:51Z 2020-01-16T14:38:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-603-4 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4304 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-603-4 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948635689779200 |