A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2824 |
Resumo: | Este trabalho propõe discutir a inserção da saída de campo aplicada ao ensino de Geografia, utilizando a prática em sala de aula como método dinâmico e essencial para a construção do conhecimento do aluno. Deste modo, concilia os aspectos teóricos e práticos como propostas de orientação ao professor. O uso da prática no ambiente escolar é uma estratégia que pode atender às necessidades pedagógicas para o ensino de Geografia, além de favorecer reflexões aos alunos sobre questões do meio ambiente. Esta pesquisa procura destacar a importância desse estudo tanto para a assimilação do discente, quanto para o aperfeiçoamento da prática pedagógica por parte docente. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo adota o levantamento e revisão bibliográfica acerca da importância do estudo do meio, bem como a realização da saída de campo como alternativa pedagógica aos alunos. Assim, obras como “Para ensinar e aprender Geografia”, de Nídia Nacib Pontuschka, Tomoko Lyda Paganelli, Núria Hanglei Cacete e “Ensino de Geografia”, de Sônia Castellar, Jerusa Vilhena, foram utilizadas no decorrer desta pesquisa. |
id |
UNICESU -1_cc500894e236dafbdb963a74ffbf9836 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2824 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIAEnsino de geografiaImplicações ambientaisPrática de ensinoEste trabalho propõe discutir a inserção da saída de campo aplicada ao ensino de Geografia, utilizando a prática em sala de aula como método dinâmico e essencial para a construção do conhecimento do aluno. Deste modo, concilia os aspectos teóricos e práticos como propostas de orientação ao professor. O uso da prática no ambiente escolar é uma estratégia que pode atender às necessidades pedagógicas para o ensino de Geografia, além de favorecer reflexões aos alunos sobre questões do meio ambiente. Esta pesquisa procura destacar a importância desse estudo tanto para a assimilação do discente, quanto para o aperfeiçoamento da prática pedagógica por parte docente. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo adota o levantamento e revisão bibliográfica acerca da importância do estudo do meio, bem como a realização da saída de campo como alternativa pedagógica aos alunos. Assim, obras como “Para ensinar e aprender Geografia”, de Nídia Nacib Pontuschka, Tomoko Lyda Paganelli, Núria Hanglei Cacete e “Ensino de Geografia”, de Sônia Castellar, Jerusa Vilhena, foram utilizadas no decorrer desta pesquisa.UniCesumar2019-11-14T20:38:01Z2019-11-14T20:38:01Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2824trRIBEIRO, Huanny Izabely PaivaALMEIDA, Vivian Fernandes Carvalho dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:25Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:32.954Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
title |
A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
spellingShingle |
A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA RIBEIRO, Huanny Izabely Paiva Ensino de geografia Implicações ambientais Prática de ensino |
title_short |
A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_full |
A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_fullStr |
A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_full_unstemmed |
A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_sort |
A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
author |
RIBEIRO, Huanny Izabely Paiva |
author_facet |
RIBEIRO, Huanny Izabely Paiva ALMEIDA, Vivian Fernandes Carvalho de |
author_role |
author |
author2 |
ALMEIDA, Vivian Fernandes Carvalho de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RIBEIRO, Huanny Izabely Paiva ALMEIDA, Vivian Fernandes Carvalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia Implicações ambientais Prática de ensino |
topic |
Ensino de geografia Implicações ambientais Prática de ensino |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este trabalho propõe discutir a inserção da saída de campo aplicada ao ensino de Geografia, utilizando a prática em sala de aula como método dinâmico e essencial para a construção do conhecimento do aluno. Deste modo, concilia os aspectos teóricos e práticos como propostas de orientação ao professor. O uso da prática no ambiente escolar é uma estratégia que pode atender às necessidades pedagógicas para o ensino de Geografia, além de favorecer reflexões aos alunos sobre questões do meio ambiente. Esta pesquisa procura destacar a importância desse estudo tanto para a assimilação do discente, quanto para o aperfeiçoamento da prática pedagógica por parte docente. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo adota o levantamento e revisão bibliográfica acerca da importância do estudo do meio, bem como a realização da saída de campo como alternativa pedagógica aos alunos. Assim, obras como “Para ensinar e aprender Geografia”, de Nídia Nacib Pontuschka, Tomoko Lyda Paganelli, Núria Hanglei Cacete e “Ensino de Geografia”, de Sônia Castellar, Jerusa Vilhena, foram utilizadas no decorrer desta pesquisa. |
description |
Este trabalho propõe discutir a inserção da saída de campo aplicada ao ensino de Geografia, utilizando a prática em sala de aula como método dinâmico e essencial para a construção do conhecimento do aluno. Deste modo, concilia os aspectos teóricos e práticos como propostas de orientação ao professor. O uso da prática no ambiente escolar é uma estratégia que pode atender às necessidades pedagógicas para o ensino de Geografia, além de favorecer reflexões aos alunos sobre questões do meio ambiente. Esta pesquisa procura destacar a importância desse estudo tanto para a assimilação do discente, quanto para o aperfeiçoamento da prática pedagógica por parte docente. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo adota o levantamento e revisão bibliográfica acerca da importância do estudo do meio, bem como a realização da saída de campo como alternativa pedagógica aos alunos. Assim, obras como “Para ensinar e aprender Geografia”, de Nídia Nacib Pontuschka, Tomoko Lyda Paganelli, Núria Hanglei Cacete e “Ensino de Geografia”, de Sônia Castellar, Jerusa Vilhena, foram utilizadas no decorrer desta pesquisa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04 2019-11-14T20:38:01Z 2019-11-14T20:38:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2824 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2824 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
tr |
language_invalid_str_mv |
tr |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948582398001152 |