A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Huanny Izabely Paiva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: ALMEIDA, Vivian Fernandes Carvalho de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2824
Resumo: Este trabalho propõe discutir a inserção da saída de campo aplicada ao ensino de Geografia, utilizando a prática em sala de aula como método dinâmico e essencial para a construção do conhecimento do aluno. Deste modo, concilia os aspectos teóricos e práticos como propostas de orientação ao professor. O uso da prática no ambiente escolar é uma estratégia que pode atender às necessidades pedagógicas para o ensino de Geografia, além de favorecer reflexões aos alunos sobre questões do meio ambiente. Esta pesquisa procura destacar a importância desse estudo tanto para a assimilação do discente, quanto para o aperfeiçoamento da prática pedagógica por parte docente. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo adota o levantamento e revisão bibliográfica acerca da importância do estudo do meio, bem como a realização da saída de campo como alternativa pedagógica aos alunos. Assim, obras como “Para ensinar e aprender Geografia”, de Nídia Nacib Pontuschka, Tomoko Lyda Paganelli, Núria Hanglei Cacete e “Ensino de Geografia”, de Sônia Castellar, Jerusa Vilhena, foram utilizadas no decorrer desta pesquisa.
id UNICESU -1_cc500894e236dafbdb963a74ffbf9836
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2824
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIAEnsino de geografiaImplicações ambientaisPrática de ensinoEste trabalho propõe discutir a inserção da saída de campo aplicada ao ensino de Geografia, utilizando a prática em sala de aula como método dinâmico e essencial para a construção do conhecimento do aluno. Deste modo, concilia os aspectos teóricos e práticos como propostas de orientação ao professor. O uso da prática no ambiente escolar é uma estratégia que pode atender às necessidades pedagógicas para o ensino de Geografia, além de favorecer reflexões aos alunos sobre questões do meio ambiente. Esta pesquisa procura destacar a importância desse estudo tanto para a assimilação do discente, quanto para o aperfeiçoamento da prática pedagógica por parte docente. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo adota o levantamento e revisão bibliográfica acerca da importância do estudo do meio, bem como a realização da saída de campo como alternativa pedagógica aos alunos. Assim, obras como “Para ensinar e aprender Geografia”, de Nídia Nacib Pontuschka, Tomoko Lyda Paganelli, Núria Hanglei Cacete e “Ensino de Geografia”, de Sônia Castellar, Jerusa Vilhena, foram utilizadas no decorrer desta pesquisa.UniCesumar2019-11-14T20:38:01Z2019-11-14T20:38:01Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2824trRIBEIRO, Huanny Izabely PaivaALMEIDA, Vivian Fernandes Carvalho dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:25Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:32.954Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
spellingShingle A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
RIBEIRO, Huanny Izabely Paiva
Ensino de geografia
Implicações ambientais
Prática de ensino
title_short A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_full A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_fullStr A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_full_unstemmed A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_sort A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
author RIBEIRO, Huanny Izabely Paiva
author_facet RIBEIRO, Huanny Izabely Paiva
ALMEIDA, Vivian Fernandes Carvalho de
author_role author
author2 ALMEIDA, Vivian Fernandes Carvalho de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, Huanny Izabely Paiva
ALMEIDA, Vivian Fernandes Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Implicações ambientais
Prática de ensino
topic Ensino de geografia
Implicações ambientais
Prática de ensino
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho propõe discutir a inserção da saída de campo aplicada ao ensino de Geografia, utilizando a prática em sala de aula como método dinâmico e essencial para a construção do conhecimento do aluno. Deste modo, concilia os aspectos teóricos e práticos como propostas de orientação ao professor. O uso da prática no ambiente escolar é uma estratégia que pode atender às necessidades pedagógicas para o ensino de Geografia, além de favorecer reflexões aos alunos sobre questões do meio ambiente. Esta pesquisa procura destacar a importância desse estudo tanto para a assimilação do discente, quanto para o aperfeiçoamento da prática pedagógica por parte docente. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo adota o levantamento e revisão bibliográfica acerca da importância do estudo do meio, bem como a realização da saída de campo como alternativa pedagógica aos alunos. Assim, obras como “Para ensinar e aprender Geografia”, de Nídia Nacib Pontuschka, Tomoko Lyda Paganelli, Núria Hanglei Cacete e “Ensino de Geografia”, de Sônia Castellar, Jerusa Vilhena, foram utilizadas no decorrer desta pesquisa.
description Este trabalho propõe discutir a inserção da saída de campo aplicada ao ensino de Geografia, utilizando a prática em sala de aula como método dinâmico e essencial para a construção do conhecimento do aluno. Deste modo, concilia os aspectos teóricos e práticos como propostas de orientação ao professor. O uso da prática no ambiente escolar é uma estratégia que pode atender às necessidades pedagógicas para o ensino de Geografia, além de favorecer reflexões aos alunos sobre questões do meio ambiente. Esta pesquisa procura destacar a importância desse estudo tanto para a assimilação do discente, quanto para o aperfeiçoamento da prática pedagógica por parte docente. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo adota o levantamento e revisão bibliográfica acerca da importância do estudo do meio, bem como a realização da saída de campo como alternativa pedagógica aos alunos. Assim, obras como “Para ensinar e aprender Geografia”, de Nídia Nacib Pontuschka, Tomoko Lyda Paganelli, Núria Hanglei Cacete e “Ensino de Geografia”, de Sônia Castellar, Jerusa Vilhena, foram utilizadas no decorrer desta pesquisa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-14T20:38:01Z
2019-11-14T20:38:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2824
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2824
dc.language.iso.fl_str_mv tr
language_invalid_str_mv tr
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948582398001152