A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Huanny Izabely Paiva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: ALMEIDA, Vivian Fernandes Carvalho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2824
Resumo: Este trabalho propõe discutir a inserção da saída de campo aplicada ao ensino de Geografia, utilizando a prática em sala de aula como método dinâmico e essencial para a construção do conhecimento do aluno. Deste modo, concilia os aspectos teóricos e práticos como propostas de orientação ao professor. O uso da prática no ambiente escolar é uma estratégia que pode atender às necessidades pedagógicas para o ensino de Geografia, além de favorecer reflexões aos alunos sobre questões do meio ambiente. Esta pesquisa procura destacar a importância desse estudo tanto para a assimilação do discente, quanto para o aperfeiçoamento da prática pedagógica por parte docente. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo adota o levantamento e revisão bibliográfica acerca da importância do estudo do meio, bem como a realização da saída de campo como alternativa pedagógica aos alunos. Assim, obras como “Para ensinar e aprender Geografia”, de Nídia Nacib Pontuschka, Tomoko Lyda Paganelli, Núria Hanglei Cacete e “Ensino de Geografia”, de Sônia Castellar, Jerusa Vilhena, foram utilizadas no decorrer desta pesquisa.
id UNICESU-1_766eea1280f171053247e0b7484b59d8
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2824
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIAEnsino de geografiaImplicações ambientaisPrática de ensinoEste trabalho propõe discutir a inserção da saída de campo aplicada ao ensino de Geografia, utilizando a prática em sala de aula como método dinâmico e essencial para a construção do conhecimento do aluno. Deste modo, concilia os aspectos teóricos e práticos como propostas de orientação ao professor. O uso da prática no ambiente escolar é uma estratégia que pode atender às necessidades pedagógicas para o ensino de Geografia, além de favorecer reflexões aos alunos sobre questões do meio ambiente. Esta pesquisa procura destacar a importância desse estudo tanto para a assimilação do discente, quanto para o aperfeiçoamento da prática pedagógica por parte docente. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo adota o levantamento e revisão bibliográfica acerca da importância do estudo do meio, bem como a realização da saída de campo como alternativa pedagógica aos alunos. Assim, obras como “Para ensinar e aprender Geografia”, de Nídia Nacib Pontuschka, Tomoko Lyda Paganelli, Núria Hanglei Cacete e “Ensino de Geografia”, de Sônia Castellar, Jerusa Vilhena, foram utilizadas no decorrer desta pesquisa.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-14T20:38:01Z2019-11-14T20:38:01Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2824porRIBEIRO, Huanny Izabely PaivaALMEIDA, Vivian Fernandes Carvalho deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:50:41Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2824Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:50:41Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
spellingShingle A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
RIBEIRO, Huanny Izabely Paiva
Ensino de geografia
Implicações ambientais
Prática de ensino
title_short A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_full A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_fullStr A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_full_unstemmed A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_sort A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
author RIBEIRO, Huanny Izabely Paiva
author_facet RIBEIRO, Huanny Izabely Paiva
ALMEIDA, Vivian Fernandes Carvalho de
author_role author
author2 ALMEIDA, Vivian Fernandes Carvalho de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, Huanny Izabely Paiva
ALMEIDA, Vivian Fernandes Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Implicações ambientais
Prática de ensino
topic Ensino de geografia
Implicações ambientais
Prática de ensino
description Este trabalho propõe discutir a inserção da saída de campo aplicada ao ensino de Geografia, utilizando a prática em sala de aula como método dinâmico e essencial para a construção do conhecimento do aluno. Deste modo, concilia os aspectos teóricos e práticos como propostas de orientação ao professor. O uso da prática no ambiente escolar é uma estratégia que pode atender às necessidades pedagógicas para o ensino de Geografia, além de favorecer reflexões aos alunos sobre questões do meio ambiente. Esta pesquisa procura destacar a importância desse estudo tanto para a assimilação do discente, quanto para o aperfeiçoamento da prática pedagógica por parte docente. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo adota o levantamento e revisão bibliográfica acerca da importância do estudo do meio, bem como a realização da saída de campo como alternativa pedagógica aos alunos. Assim, obras como “Para ensinar e aprender Geografia”, de Nídia Nacib Pontuschka, Tomoko Lyda Paganelli, Núria Hanglei Cacete e “Ensino de Geografia”, de Sônia Castellar, Jerusa Vilhena, foram utilizadas no decorrer desta pesquisa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-14T20:38:01Z
2019-11-14T20:38:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2824
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098693617778688