PERFIL DE COMERCIALIZAÇÃO DE CAFÉS NO PARANÁ
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3305 |
Resumo: | O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Apesar disso, essa produção é caracterizada como commodity, envolvendo problemas de competitividade. Como alternativa, destaca- se, no estado do Paraná, iniciativas para a produção com algum tipo de diferenciação. Nesse contexto, a coordenação se torna essencial para a sobrevivência dos produtores para a competitividade. Um dos pilares da coordenação das transações envolve os modos de comercialização, que dizem respeito a estruturas de governança que podem ser do tipo spot até a integração vertical. O objetivo do presente trabalho consistiu em caracterizar os modos de comercialização dos produtores de café do estado do Paraná. Para tanto, foram aplicados questionários com 68 produtores de café localizados em todo o estado do Paraná. Para análise dos dados aplicou- se o método de estatística descritiva, com foco nas distribuições de frequência, onde os principais resultados identificados foram o preço médio venda da saca de café e ainda a prevalência do comércio via mercado spot.Conclui- se que apesar da presença de compradores dispostos a remunerarem de acordo com a qualidade do produto, prevalecem os modos de comercialização via mercado spot, em que predominam as negociações por preço, indicando problemas de competitividade na cadeia. |
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PERFIL DE COMERCIALIZAÇÃO DE CAFÉS NO PARANÁCafés especiaisCoordenaçãoCompetitividadeO Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Apesar disso, essa produção é caracterizada como commodity, envolvendo problemas de competitividade. Como alternativa, destaca- se, no estado do Paraná, iniciativas para a produção com algum tipo de diferenciação. Nesse contexto, a coordenação se torna essencial para a sobrevivência dos produtores para a competitividade. Um dos pilares da coordenação das transações envolve os modos de comercialização, que dizem respeito a estruturas de governança que podem ser do tipo spot até a integração vertical. O objetivo do presente trabalho consistiu em caracterizar os modos de comercialização dos produtores de café do estado do Paraná. Para tanto, foram aplicados questionários com 68 produtores de café localizados em todo o estado do Paraná. Para análise dos dados aplicou- se o método de estatística descritiva, com foco nas distribuições de frequência, onde os principais resultados identificados foram o preço médio venda da saca de café e ainda a prevalência do comércio via mercado spot.Conclui- se que apesar da presença de compradores dispostos a remunerarem de acordo com a qualidade do produto, prevalecem os modos de comercialização via mercado spot, em que predominam as negociações por preço, indicando problemas de competitividade na cadeia.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-05T11:44:49Z2019-12-05T11:44:49Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3305porAURIGLIETTI, LeonardoGUIMARÃES, Amanda FerreiraSCHIAVI, Sandra Mara de AlencarCHAVES, Priscilla Tiari TorrezanSANTOS, Júlia KiillMALANSKI, Priscila Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:09:06ZRepositório InstitucionalPRI |
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