O SOFRIMENTO PSÍQUICO DO CUIDADOR FAMILIAR DO PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KELLER, Edelvais
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: OLIVEIRA, Renato de, PRACZ, Roseane, ROSSI, Sandra Maria Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6196
Resumo: A Doença de Alzheimer (DA) é uma das causas da demência em pessoas adultas maduras, sendo mais comum em idosos e devido ao envelhecimento da população, tem a tendência de se tornar cada vez mais frequente. Segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2001), projeções indicam que em 2025 o Brasil terá cerca de 34 milhões de pessoas acima de 60 anos. As causas desta doença ainda não foram descobertas, não existem remédios eficazes e nem a cura. O objetivo desta pesquisa é verificar o sofrimento psíquico dos cuidadores familiares de pessoas com a Doença de Alzheimer. Esta pesquisa se encontra em andamento. O método da pesquisa será qualitativo e se fará uso também da metodologia científica aplicada para estudo de casos. O critério para a inclusão dos sujeitos será por meio das relações interpessoais dos próprios pesquisadores que vão entrar em contato com pessoas amigas e conhecidas para encontrar cinco pessoas na comunidade, que estejam fazendo o papel de cuidadores familiares de um portador da doença de Alzheimer. Para coleta de dados será utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturado, com 20 questões abertas, que foi elaborado pelos próprios autores. Os dados obtidos serão tratados de acordo com os critérios científicos para análise qualitativa. Espera-se encontrar como resultados, altos níveis de sofrimento nesses cuidadores. Sendo assim, essas pessoas devem apresentar queixas como angústia, baixa autoestima, renúncia, tristeza, desânimo, melancolia e cansaço físico e psíquico.
id UNICESU -1_d21f93ba7a872cea89d2301679fde205
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6196
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O SOFRIMENTO PSÍQUICO DO CUIDADOR FAMILIAR DO PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMERAlzheimerCuidador familiarSofrimento psíquico.A Doença de Alzheimer (DA) é uma das causas da demência em pessoas adultas maduras, sendo mais comum em idosos e devido ao envelhecimento da população, tem a tendência de se tornar cada vez mais frequente. Segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2001), projeções indicam que em 2025 o Brasil terá cerca de 34 milhões de pessoas acima de 60 anos. As causas desta doença ainda não foram descobertas, não existem remédios eficazes e nem a cura. O objetivo desta pesquisa é verificar o sofrimento psíquico dos cuidadores familiares de pessoas com a Doença de Alzheimer. Esta pesquisa se encontra em andamento. O método da pesquisa será qualitativo e se fará uso também da metodologia científica aplicada para estudo de casos. O critério para a inclusão dos sujeitos será por meio das relações interpessoais dos próprios pesquisadores que vão entrar em contato com pessoas amigas e conhecidas para encontrar cinco pessoas na comunidade, que estejam fazendo o papel de cuidadores familiares de um portador da doença de Alzheimer. Para coleta de dados será utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturado, com 20 questões abertas, que foi elaborado pelos próprios autores. Os dados obtidos serão tratados de acordo com os critérios científicos para análise qualitativa. Espera-se encontrar como resultados, altos níveis de sofrimento nesses cuidadores. Sendo assim, essas pessoas devem apresentar queixas como angústia, baixa autoestima, renúncia, tristeza, desânimo, melancolia e cansaço físico e psíquico.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-05T19:21:46Z2020-10-05T19:21:46Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6196porKELLER, EdelvaisOLIVEIRA, Renato dePRACZ, RoseaneROSSI, Sandra Maria Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-06T06:01:39ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv O SOFRIMENTO PSÍQUICO DO CUIDADOR FAMILIAR DO PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMER
title O SOFRIMENTO PSÍQUICO DO CUIDADOR FAMILIAR DO PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMER
spellingShingle O SOFRIMENTO PSÍQUICO DO CUIDADOR FAMILIAR DO PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMER
KELLER, Edelvais
Alzheimer
Cuidador familiar
Sofrimento psíquico
.
title_short O SOFRIMENTO PSÍQUICO DO CUIDADOR FAMILIAR DO PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMER
title_full O SOFRIMENTO PSÍQUICO DO CUIDADOR FAMILIAR DO PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMER
title_fullStr O SOFRIMENTO PSÍQUICO DO CUIDADOR FAMILIAR DO PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMER
title_full_unstemmed O SOFRIMENTO PSÍQUICO DO CUIDADOR FAMILIAR DO PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMER
title_sort O SOFRIMENTO PSÍQUICO DO CUIDADOR FAMILIAR DO PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMER
author KELLER, Edelvais
author_facet KELLER, Edelvais
OLIVEIRA, Renato de
PRACZ, Roseane
ROSSI, Sandra Maria Costa
author_role author
author2 OLIVEIRA, Renato de
PRACZ, Roseane
ROSSI, Sandra Maria Costa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv KELLER, Edelvais
OLIVEIRA, Renato de
PRACZ, Roseane
ROSSI, Sandra Maria Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Alzheimer
Cuidador familiar
Sofrimento psíquico
.
topic Alzheimer
Cuidador familiar
Sofrimento psíquico
.
description A Doença de Alzheimer (DA) é uma das causas da demência em pessoas adultas maduras, sendo mais comum em idosos e devido ao envelhecimento da população, tem a tendência de se tornar cada vez mais frequente. Segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2001), projeções indicam que em 2025 o Brasil terá cerca de 34 milhões de pessoas acima de 60 anos. As causas desta doença ainda não foram descobertas, não existem remédios eficazes e nem a cura. O objetivo desta pesquisa é verificar o sofrimento psíquico dos cuidadores familiares de pessoas com a Doença de Alzheimer. Esta pesquisa se encontra em andamento. O método da pesquisa será qualitativo e se fará uso também da metodologia científica aplicada para estudo de casos. O critério para a inclusão dos sujeitos será por meio das relações interpessoais dos próprios pesquisadores que vão entrar em contato com pessoas amigas e conhecidas para encontrar cinco pessoas na comunidade, que estejam fazendo o papel de cuidadores familiares de um portador da doença de Alzheimer. Para coleta de dados será utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturado, com 20 questões abertas, que foi elaborado pelos próprios autores. Os dados obtidos serão tratados de acordo com os critérios científicos para análise qualitativa. Espera-se encontrar como resultados, altos níveis de sofrimento nesses cuidadores. Sendo assim, essas pessoas devem apresentar queixas como angústia, baixa autoestima, renúncia, tristeza, desânimo, melancolia e cansaço físico e psíquico.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-10-05T19:21:46Z
2020-10-05T19:21:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6196
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771943716651008