PERCEPÇÃO DA QUALIDADE COMO FERRAMENTA A COMPETITIVIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Bruna Thaís de Morais
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SAATH, Reni, WENNECK, Gustavo Soares, CHCAVES, Priscilla Tiara Torrezan, PULZATTO, Nikolas Marques, GUIMARÃES, Amanda Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3508
Resumo: O emprego de técnicas adequadas, de mão- de -obra qualificada, e o acesso a informações técnicas podem beneficiar o produtor, levando- o à redução dos custos e adoção de adequados métodos de manejo para garantir a melhoria da qualidade, logo, possibilita que seu produto seja valorizado e comercializado de forma mais justa.No fomento à produção de qualidade, o objetivo do presente estudo foi observar a percepção da qualidade como ferramenta para competitividade de produtores de café da região Norte Novo no Paraná. Como metodologia, o estudo envolveu capacitação técnica e informações sobre as etapas de colheita e pós- colheita do café. A dinâmica do treinamento foi realizada com base nas demandas levantadas pelos técnicos no diagnóstico produtivo individualizado. No pilar da sustentabilidade, a capacitação dos cafeicultores possibilita um trabalho em conjunto, no intuito de promover a melhoria da qualidade do café em escala regional. A abordagem sistemática na produção, em torno das etapas da colheita e pós- colheita, permite elevar a rentabilidade financeira, em função da qualidade do produto e da redução dos custos envolvidos no processo de pós- colheita. Como ferramenta a coleta continuada de dados ambientais e sociais possibilitam adequação tecnológica e desenvolvimento de ações direcionadas, possibilitando o desenvolvimento regional e o fortalecimento da cafeicultura familiar.
id UNICESU -1_d3e2c48a1ef27c016bf2a3d21d04e11c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3508
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling PERCEPÇÃO DA QUALIDADE COMO FERRAMENTA A COMPETITIVIDADE DA AGRICULTURA FAMILIARCoffea arábicaColheita seletivaPós - colheitaTreinamento técnicoO emprego de técnicas adequadas, de mão- de -obra qualificada, e o acesso a informações técnicas podem beneficiar o produtor, levando- o à redução dos custos e adoção de adequados métodos de manejo para garantir a melhoria da qualidade, logo, possibilita que seu produto seja valorizado e comercializado de forma mais justa.No fomento à produção de qualidade, o objetivo do presente estudo foi observar a percepção da qualidade como ferramenta para competitividade de produtores de café da região Norte Novo no Paraná. Como metodologia, o estudo envolveu capacitação técnica e informações sobre as etapas de colheita e pós- colheita do café. A dinâmica do treinamento foi realizada com base nas demandas levantadas pelos técnicos no diagnóstico produtivo individualizado. No pilar da sustentabilidade, a capacitação dos cafeicultores possibilita um trabalho em conjunto, no intuito de promover a melhoria da qualidade do café em escala regional. A abordagem sistemática na produção, em torno das etapas da colheita e pós- colheita, permite elevar a rentabilidade financeira, em função da qualidade do produto e da redução dos custos envolvidos no processo de pós- colheita. Como ferramenta a coleta continuada de dados ambientais e sociais possibilitam adequação tecnológica e desenvolvimento de ações direcionadas, possibilitando o desenvolvimento regional e o fortalecimento da cafeicultura familiar.UniCesumar2019-12-11T14:13:59Z2019-12-11T14:13:59Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3508otherPEREIRA, Bruna Thaís de MoraisSAATH, ReniWENNECK, Gustavo SoaresCHCAVES, Priscilla Tiara TorrezanPULZATTO, Nikolas MarquesGUIMARÃES, Amanda Ferreirareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:01:43Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:02:04.943Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DA QUALIDADE COMO FERRAMENTA A COMPETITIVIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR
title PERCEPÇÃO DA QUALIDADE COMO FERRAMENTA A COMPETITIVIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR
spellingShingle PERCEPÇÃO DA QUALIDADE COMO FERRAMENTA A COMPETITIVIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR
PEREIRA, Bruna Thaís de Morais
Coffea arábica
Colheita seletiva
Pós - colheita
Treinamento técnico
title_short PERCEPÇÃO DA QUALIDADE COMO FERRAMENTA A COMPETITIVIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR
title_full PERCEPÇÃO DA QUALIDADE COMO FERRAMENTA A COMPETITIVIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR
title_fullStr PERCEPÇÃO DA QUALIDADE COMO FERRAMENTA A COMPETITIVIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DA QUALIDADE COMO FERRAMENTA A COMPETITIVIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR
title_sort PERCEPÇÃO DA QUALIDADE COMO FERRAMENTA A COMPETITIVIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR
author PEREIRA, Bruna Thaís de Morais
author_facet PEREIRA, Bruna Thaís de Morais
SAATH, Reni
WENNECK, Gustavo Soares
CHCAVES, Priscilla Tiara Torrezan
PULZATTO, Nikolas Marques
GUIMARÃES, Amanda Ferreira
author_role author
author2 SAATH, Reni
WENNECK, Gustavo Soares
CHCAVES, Priscilla Tiara Torrezan
PULZATTO, Nikolas Marques
GUIMARÃES, Amanda Ferreira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Bruna Thaís de Morais
SAATH, Reni
WENNECK, Gustavo Soares
CHCAVES, Priscilla Tiara Torrezan
PULZATTO, Nikolas Marques
GUIMARÃES, Amanda Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Coffea arábica
Colheita seletiva
Pós - colheita
Treinamento técnico
topic Coffea arábica
Colheita seletiva
Pós - colheita
Treinamento técnico
dc.description.none.fl_txt_mv O emprego de técnicas adequadas, de mão- de -obra qualificada, e o acesso a informações técnicas podem beneficiar o produtor, levando- o à redução dos custos e adoção de adequados métodos de manejo para garantir a melhoria da qualidade, logo, possibilita que seu produto seja valorizado e comercializado de forma mais justa.No fomento à produção de qualidade, o objetivo do presente estudo foi observar a percepção da qualidade como ferramenta para competitividade de produtores de café da região Norte Novo no Paraná. Como metodologia, o estudo envolveu capacitação técnica e informações sobre as etapas de colheita e pós- colheita do café. A dinâmica do treinamento foi realizada com base nas demandas levantadas pelos técnicos no diagnóstico produtivo individualizado. No pilar da sustentabilidade, a capacitação dos cafeicultores possibilita um trabalho em conjunto, no intuito de promover a melhoria da qualidade do café em escala regional. A abordagem sistemática na produção, em torno das etapas da colheita e pós- colheita, permite elevar a rentabilidade financeira, em função da qualidade do produto e da redução dos custos envolvidos no processo de pós- colheita. Como ferramenta a coleta continuada de dados ambientais e sociais possibilitam adequação tecnológica e desenvolvimento de ações direcionadas, possibilitando o desenvolvimento regional e o fortalecimento da cafeicultura familiar.
description O emprego de técnicas adequadas, de mão- de -obra qualificada, e o acesso a informações técnicas podem beneficiar o produtor, levando- o à redução dos custos e adoção de adequados métodos de manejo para garantir a melhoria da qualidade, logo, possibilita que seu produto seja valorizado e comercializado de forma mais justa.No fomento à produção de qualidade, o objetivo do presente estudo foi observar a percepção da qualidade como ferramenta para competitividade de produtores de café da região Norte Novo no Paraná. Como metodologia, o estudo envolveu capacitação técnica e informações sobre as etapas de colheita e pós- colheita do café. A dinâmica do treinamento foi realizada com base nas demandas levantadas pelos técnicos no diagnóstico produtivo individualizado. No pilar da sustentabilidade, a capacitação dos cafeicultores possibilita um trabalho em conjunto, no intuito de promover a melhoria da qualidade do café em escala regional. A abordagem sistemática na produção, em torno das etapas da colheita e pós- colheita, permite elevar a rentabilidade financeira, em função da qualidade do produto e da redução dos custos envolvidos no processo de pós- colheita. Como ferramenta a coleta continuada de dados ambientais e sociais possibilitam adequação tecnológica e desenvolvimento de ações direcionadas, possibilitando o desenvolvimento regional e o fortalecimento da cafeicultura familiar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11T14:13:59Z
2019-12-11T14:13:59Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3508
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3508
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948618296000512