A INTERAÇÃO ENTRE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RATTI, Angelica
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: OLIVERIO, Thais Silveira, PRADO, Franciely, VARGAS, Erika Mara, GOMES, Geni Col
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6992
Resumo: O Projeto interação entre idosos institucionalizados é resultado de um Programa de Participação Social, desenvolvido nas disciplinas de Estágio Básico em Psicologia Social e Psicologia da Saúde, do curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR, no ano de 2004, em parceria com a Casa lar de idosos de Maringá, Paraná. O projeto teve como objetivo principal promover espaços de conversação e interação entre os idosos institucionalizados. Este objetivo foi delimitado a partir de observações participantes, conversas informais com os idosos e com os cuidadores, entrevistas com profissionais (psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais) que prestavam serviços aos idosos da Casa Lar. Os referenciais teóricos adotados foram a pesquisa-ação, fundamentos da psicologia social comunitária e estudos sobre a terceira idade. Na fase de implementação do projeto os encontros com o grupo de idosos ocorreram semanalmente aos sábados no período da tarde, durante quatro meses. Participaram do desenvolvimento do projeto quinze idosos aproximadamente. Os recursos utilizados para se atingir o objetivo foram oficinas diversas: construção de murais de fotografias dos próprios idosos, pinturas, plantio de horta, recorte de revista, exposição de discos LPs com músicas que lembravam a juventude e vida adulta dos idosos, filmagens do grupo de idosos e apresentação da mesma a eles. Os procedimentos adotados caracterizam-se como um grupo operativo de caráter reflexivo, que é uma unidade de trabalho em que se busca esclarecer dificuldades individuais e sociais de modo a promover mudanças. Com o transcorrer das oficinas previstas o interesse do grupo de idosos foi ficando cada fez mais acentuado, o vinculo afetivo entre eles mais solidificado e a comunicação mais proximal. Com este estágio foi possível fortalecer a inter-relação entre o grupo de idosos daquela instituição, no entanto, este é um resultado a curto prazo, devido as próprias características do grupo, uma delas a rotatividade.
id UNICESU -1_d4011767facb4d115ea8dea76542b362
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6992
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A INTERAÇÃO ENTRE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICOIdososParticipação socialEstimulaçãoO Projeto interação entre idosos institucionalizados é resultado de um Programa de Participação Social, desenvolvido nas disciplinas de Estágio Básico em Psicologia Social e Psicologia da Saúde, do curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR, no ano de 2004, em parceria com a Casa lar de idosos de Maringá, Paraná. O projeto teve como objetivo principal promover espaços de conversação e interação entre os idosos institucionalizados. Este objetivo foi delimitado a partir de observações participantes, conversas informais com os idosos e com os cuidadores, entrevistas com profissionais (psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais) que prestavam serviços aos idosos da Casa Lar. Os referenciais teóricos adotados foram a pesquisa-ação, fundamentos da psicologia social comunitária e estudos sobre a terceira idade. Na fase de implementação do projeto os encontros com o grupo de idosos ocorreram semanalmente aos sábados no período da tarde, durante quatro meses. Participaram do desenvolvimento do projeto quinze idosos aproximadamente. Os recursos utilizados para se atingir o objetivo foram oficinas diversas: construção de murais de fotografias dos próprios idosos, pinturas, plantio de horta, recorte de revista, exposição de discos LPs com músicas que lembravam a juventude e vida adulta dos idosos, filmagens do grupo de idosos e apresentação da mesma a eles. Os procedimentos adotados caracterizam-se como um grupo operativo de caráter reflexivo, que é uma unidade de trabalho em que se busca esclarecer dificuldades individuais e sociais de modo a promover mudanças. Com o transcorrer das oficinas previstas o interesse do grupo de idosos foi ficando cada fez mais acentuado, o vinculo afetivo entre eles mais solidificado e a comunicação mais proximal. Com este estágio foi possível fortalecer a inter-relação entre o grupo de idosos daquela instituição, no entanto, este é um resultado a curto prazo, devido as próprias características do grupo, uma delas a rotatividade.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-01T15:47:40Z2005-10-192021-02-01T15:47:40Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6992porRATTI, AngelicaOLIVERIO, Thais SilveiraPRADO, FrancielyVARGAS, Erika MaraGOMES, Geni Colinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-05T11:57:33ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A INTERAÇÃO ENTRE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICO
title A INTERAÇÃO ENTRE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICO
spellingShingle A INTERAÇÃO ENTRE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICO
RATTI, Angelica
Idosos
Participação social
Estimulação
title_short A INTERAÇÃO ENTRE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICO
title_full A INTERAÇÃO ENTRE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICO
title_fullStr A INTERAÇÃO ENTRE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICO
title_full_unstemmed A INTERAÇÃO ENTRE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICO
title_sort A INTERAÇÃO ENTRE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICO
author RATTI, Angelica
author_facet RATTI, Angelica
OLIVERIO, Thais Silveira
PRADO, Franciely
VARGAS, Erika Mara
GOMES, Geni Col
author_role author
author2 OLIVERIO, Thais Silveira
PRADO, Franciely
VARGAS, Erika Mara
GOMES, Geni Col
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv RATTI, Angelica
OLIVERIO, Thais Silveira
PRADO, Franciely
VARGAS, Erika Mara
GOMES, Geni Col
dc.subject.por.fl_str_mv Idosos
Participação social
Estimulação
topic Idosos
Participação social
Estimulação
description O Projeto interação entre idosos institucionalizados é resultado de um Programa de Participação Social, desenvolvido nas disciplinas de Estágio Básico em Psicologia Social e Psicologia da Saúde, do curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR, no ano de 2004, em parceria com a Casa lar de idosos de Maringá, Paraná. O projeto teve como objetivo principal promover espaços de conversação e interação entre os idosos institucionalizados. Este objetivo foi delimitado a partir de observações participantes, conversas informais com os idosos e com os cuidadores, entrevistas com profissionais (psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais) que prestavam serviços aos idosos da Casa Lar. Os referenciais teóricos adotados foram a pesquisa-ação, fundamentos da psicologia social comunitária e estudos sobre a terceira idade. Na fase de implementação do projeto os encontros com o grupo de idosos ocorreram semanalmente aos sábados no período da tarde, durante quatro meses. Participaram do desenvolvimento do projeto quinze idosos aproximadamente. Os recursos utilizados para se atingir o objetivo foram oficinas diversas: construção de murais de fotografias dos próprios idosos, pinturas, plantio de horta, recorte de revista, exposição de discos LPs com músicas que lembravam a juventude e vida adulta dos idosos, filmagens do grupo de idosos e apresentação da mesma a eles. Os procedimentos adotados caracterizam-se como um grupo operativo de caráter reflexivo, que é uma unidade de trabalho em que se busca esclarecer dificuldades individuais e sociais de modo a promover mudanças. Com o transcorrer das oficinas previstas o interesse do grupo de idosos foi ficando cada fez mais acentuado, o vinculo afetivo entre eles mais solidificado e a comunicação mais proximal. Com este estágio foi possível fortalecer a inter-relação entre o grupo de idosos daquela instituição, no entanto, este é um resultado a curto prazo, devido as próprias características do grupo, uma delas a rotatividade.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-01T15:47:40Z
2021-02-01T15:47:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6992
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771944614232064