CONHECENDO O SISTEMA SOLAR: UM JOGO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Ricardo Francisco
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: BATISTA, Michel Corci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1229
Resumo: Muitos problemas atrapalham uma abordagem dos conteúdos de Astronomia nas escolas, o que destacamos é a falta de recursos para a sala de aula. Visando esse problema, acreditamos que o uso de jogos é um caminho a ser explorado para a produção de recursos para a sala de aula e também fora dela, porque eles apresentam grande potencial para despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos ao abordarem os conteúdos dentro de um ambiente lúdico, propício a uma melhor aprendizagem. Com o intuito de aproveitar esse “fator motivador” aliado a um ambiente diferenciado, nosso objetivo foi a produção do jogo de cartas chamado “Conhecendo o Sistema Solar” que aborda as características principais da estrutura do Sistema Solar e dos objetos celestes que o compõem e a análise de seu potencial como gerador de interesse e também como um recurso de apoio aos professores. Aplicamos o jogo com um grupo de alunos da disciplina de Metodologia em Ensino de Física, do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Maringá no ano de 2017 e coletamos suas respectivas opiniões por meio de um relatório comentando a experiência. Por meio da análise desses relatórios, foi possível concluir que o jogo conseguiu alcançar os seus objetivos e que o próprio modelo do jogo se tornou uma ferramenta para o desenvolvimento de vários outros jogos.
id UNICESU -1_d91efb02536f18815fe6493485d73f2f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1229
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling CONHECENDO O SISTEMA SOLAR: UM JOGO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIAJogosAstronomiaRecurso didáticoLúdicoMuitos problemas atrapalham uma abordagem dos conteúdos de Astronomia nas escolas, o que destacamos é a falta de recursos para a sala de aula. Visando esse problema, acreditamos que o uso de jogos é um caminho a ser explorado para a produção de recursos para a sala de aula e também fora dela, porque eles apresentam grande potencial para despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos ao abordarem os conteúdos dentro de um ambiente lúdico, propício a uma melhor aprendizagem. Com o intuito de aproveitar esse “fator motivador” aliado a um ambiente diferenciado, nosso objetivo foi a produção do jogo de cartas chamado “Conhecendo o Sistema Solar” que aborda as características principais da estrutura do Sistema Solar e dos objetos celestes que o compõem e a análise de seu potencial como gerador de interesse e também como um recurso de apoio aos professores. Aplicamos o jogo com um grupo de alunos da disciplina de Metodologia em Ensino de Física, do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Maringá no ano de 2017 e coletamos suas respectivas opiniões por meio de um relatório comentando a experiência. Por meio da análise desses relatórios, foi possível concluir que o jogo conseguiu alcançar os seus objetivos e que o próprio modelo do jogo se tornou uma ferramenta para o desenvolvimento de vários outros jogos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-07T14:31:22Z2019-08-07T14:31:22Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1229porPEREIRA, Ricardo FranciscoBATISTA, Michel Corciinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:16:48ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv CONHECENDO O SISTEMA SOLAR: UM JOGO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
title CONHECENDO O SISTEMA SOLAR: UM JOGO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
spellingShingle CONHECENDO O SISTEMA SOLAR: UM JOGO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
PEREIRA, Ricardo Francisco
Jogos
Astronomia
Recurso didático
Lúdico
title_short CONHECENDO O SISTEMA SOLAR: UM JOGO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
title_full CONHECENDO O SISTEMA SOLAR: UM JOGO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
title_fullStr CONHECENDO O SISTEMA SOLAR: UM JOGO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
title_full_unstemmed CONHECENDO O SISTEMA SOLAR: UM JOGO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
title_sort CONHECENDO O SISTEMA SOLAR: UM JOGO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
author PEREIRA, Ricardo Francisco
author_facet PEREIRA, Ricardo Francisco
BATISTA, Michel Corci
author_role author
author2 BATISTA, Michel Corci
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Ricardo Francisco
BATISTA, Michel Corci
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Astronomia
Recurso didático
Lúdico
topic Jogos
Astronomia
Recurso didático
Lúdico
description Muitos problemas atrapalham uma abordagem dos conteúdos de Astronomia nas escolas, o que destacamos é a falta de recursos para a sala de aula. Visando esse problema, acreditamos que o uso de jogos é um caminho a ser explorado para a produção de recursos para a sala de aula e também fora dela, porque eles apresentam grande potencial para despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos ao abordarem os conteúdos dentro de um ambiente lúdico, propício a uma melhor aprendizagem. Com o intuito de aproveitar esse “fator motivador” aliado a um ambiente diferenciado, nosso objetivo foi a produção do jogo de cartas chamado “Conhecendo o Sistema Solar” que aborda as características principais da estrutura do Sistema Solar e dos objetos celestes que o compõem e a análise de seu potencial como gerador de interesse e também como um recurso de apoio aos professores. Aplicamos o jogo com um grupo de alunos da disciplina de Metodologia em Ensino de Física, do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Maringá no ano de 2017 e coletamos suas respectivas opiniões por meio de um relatório comentando a experiência. Por meio da análise desses relatórios, foi possível concluir que o jogo conseguiu alcançar os seus objetivos e que o próprio modelo do jogo se tornou uma ferramenta para o desenvolvimento de vários outros jogos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-07T14:31:22Z
2019-08-07T14:31:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1229
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771927942922240