Comunicação interpessoal para a promoção do conhecimento e da saúde de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BASSOLI, Elessandra Natalina Santana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/596
Resumo: Considerando que nos contextos educacionais existem diferentes tipos de docentes e que, cada um tem características que lhes são próprias, com uma subjetividade única, sob a qual compartilham informações e atitudes, carregadas de crenças e valores, entende-se que para que possa se relacionar com os demais, dependem da maneira como o grupo conduz suas ações e o modo como se comunicam. A forma como os docentes se comunicam, pode contribuir ou limitar os processos da comunicação assertiva e da produção do conhecimento e da saúde na escola. Neste sentido, este estudo, visando à qualidade da comunicação nas escolas, versa sobre os tópicos da comunicação, promoção da saúde e do conhecimento. Esta pesquisa foi de caráter exploratório, realizada em duas escolas publicas do Município de Sarandi/PR. Com total de 17 professoras entrevistas, desenvolvida a partir de uma revisão de literatura, tendo como foco principal a investigação das implicações do relacionamento interpessoal de docentes nos processos de comunicação dentro de escolas, com vistas à promoção da saúde e do conhecimento. As informações coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas foram analisadas com base nos estudos sobre Análise de Conteúdo. Os resultados apresentaram que o excesso de ruídos comunicacionais e a escassez de feedback contribuíram para a falta de clareza e assertividade nos processos comunicacionais, o que, prejudicou a promoção da saúde e do conhecimento dos envolvidos.
id UNICESU -1_dc93f886cffec9285145bafeaba05b2e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/596
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling Comunicação interpessoal para a promoção do conhecimento e da saúde de professoresComunicaçãoPromoção do conhecimento e da saúdeFeedbackConsiderando que nos contextos educacionais existem diferentes tipos de docentes e que, cada um tem características que lhes são próprias, com uma subjetividade única, sob a qual compartilham informações e atitudes, carregadas de crenças e valores, entende-se que para que possa se relacionar com os demais, dependem da maneira como o grupo conduz suas ações e o modo como se comunicam. A forma como os docentes se comunicam, pode contribuir ou limitar os processos da comunicação assertiva e da produção do conhecimento e da saúde na escola. Neste sentido, este estudo, visando à qualidade da comunicação nas escolas, versa sobre os tópicos da comunicação, promoção da saúde e do conhecimento. Esta pesquisa foi de caráter exploratório, realizada em duas escolas publicas do Município de Sarandi/PR. Com total de 17 professoras entrevistas, desenvolvida a partir de uma revisão de literatura, tendo como foco principal a investigação das implicações do relacionamento interpessoal de docentes nos processos de comunicação dentro de escolas, com vistas à promoção da saúde e do conhecimento. As informações coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas foram analisadas com base nos estudos sobre Análise de Conteúdo. Os resultados apresentaram que o excesso de ruídos comunicacionais e a escassez de feedback contribuíram para a falta de clareza e assertividade nos processos comunicacionais, o que, prejudicou a promoção da saúde e do conhecimento dos envolvidos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARMACUCH, Regiane da SilvaVELHO, Ana Paula MachadoBASSOLI, Elessandra Natalina Santana2018-05-30T16:40:00Z2018-05-30T16:40:00Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/596porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:57ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação interpessoal para a promoção do conhecimento e da saúde de professores
title Comunicação interpessoal para a promoção do conhecimento e da saúde de professores
spellingShingle Comunicação interpessoal para a promoção do conhecimento e da saúde de professores
BASSOLI, Elessandra Natalina Santana
Comunicação
Promoção do conhecimento e da saúde
Feedback
title_short Comunicação interpessoal para a promoção do conhecimento e da saúde de professores
title_full Comunicação interpessoal para a promoção do conhecimento e da saúde de professores
title_fullStr Comunicação interpessoal para a promoção do conhecimento e da saúde de professores
title_full_unstemmed Comunicação interpessoal para a promoção do conhecimento e da saúde de professores
title_sort Comunicação interpessoal para a promoção do conhecimento e da saúde de professores
author BASSOLI, Elessandra Natalina Santana
author_facet BASSOLI, Elessandra Natalina Santana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MACUCH, Regiane da Silva
VELHO, Ana Paula Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv BASSOLI, Elessandra Natalina Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Promoção do conhecimento e da saúde
Feedback
topic Comunicação
Promoção do conhecimento e da saúde
Feedback
description Considerando que nos contextos educacionais existem diferentes tipos de docentes e que, cada um tem características que lhes são próprias, com uma subjetividade única, sob a qual compartilham informações e atitudes, carregadas de crenças e valores, entende-se que para que possa se relacionar com os demais, dependem da maneira como o grupo conduz suas ações e o modo como se comunicam. A forma como os docentes se comunicam, pode contribuir ou limitar os processos da comunicação assertiva e da produção do conhecimento e da saúde na escola. Neste sentido, este estudo, visando à qualidade da comunicação nas escolas, versa sobre os tópicos da comunicação, promoção da saúde e do conhecimento. Esta pesquisa foi de caráter exploratório, realizada em duas escolas publicas do Município de Sarandi/PR. Com total de 17 professoras entrevistas, desenvolvida a partir de uma revisão de literatura, tendo como foco principal a investigação das implicações do relacionamento interpessoal de docentes nos processos de comunicação dentro de escolas, com vistas à promoção da saúde e do conhecimento. As informações coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas foram analisadas com base nos estudos sobre Análise de Conteúdo. Os resultados apresentaram que o excesso de ruídos comunicacionais e a escassez de feedback contribuíram para a falta de clareza e assertividade nos processos comunicacionais, o que, prejudicou a promoção da saúde e do conhecimento dos envolvidos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-04
2018-05-30T16:40:00Z
2018-05-30T16:40:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/596
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771953094066176