A PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E DO FEEDBACK PARA A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E DA SAÚDE DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2795 |
Resumo: | Considerando o fato que nos contextos educacionais existem diferentes tipos de docentes, cada um com características que lhes são próprias, com uma subjetividade única, sob a qual compartilham informações e atitudes, carregadas de suas crenças e valores, entendemos que para o indivíduo se relacionar com os demais sujeitos de seu espaço, vai depender de duas variáveis, a maneira como o grupo conduz suas ações e o modo como se comunicam. A forma como o sujeito comunica com o ambiente, pode contribuir ou limitar os processos que promovem a comunicação assertiva, a produção do conhecimento e da saúde. Visando a busca de dados que versam sobre os tópicos da comunicação, promoção da saúde e do conhecimento, tem-se como objetivo investigar as implicações do relacionamento interpessoal de docentes nos processos de comunicação escolar, visando à promoção da saúde e do conhecimento. Este estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, e posteriormente, foram realizadas entrevistas narrativas com professoras de 2 escolas do município de Sarandi. A partir da análise parcial dos dados, percebeu-se que a comunicação nas escolas era carregada de muitos ruídos e com falta de clareza e objetivos, o que tem contribuído para a não qualidade do processo comunicacional necessário para a promoção da saúde e do conhecimento de seus envolvidos. |
id |
UNICESU -1_fc457acce57e15463229f555801bbec4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2795 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
A PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E DO FEEDBACK PARA A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E DA SAÚDE DE PROFESSORESComunicaçãoPromoção do conhecimento e de saúdeConsiderando o fato que nos contextos educacionais existem diferentes tipos de docentes, cada um com características que lhes são próprias, com uma subjetividade única, sob a qual compartilham informações e atitudes, carregadas de suas crenças e valores, entendemos que para o indivíduo se relacionar com os demais sujeitos de seu espaço, vai depender de duas variáveis, a maneira como o grupo conduz suas ações e o modo como se comunicam. A forma como o sujeito comunica com o ambiente, pode contribuir ou limitar os processos que promovem a comunicação assertiva, a produção do conhecimento e da saúde. Visando a busca de dados que versam sobre os tópicos da comunicação, promoção da saúde e do conhecimento, tem-se como objetivo investigar as implicações do relacionamento interpessoal de docentes nos processos de comunicação escolar, visando à promoção da saúde e do conhecimento. Este estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, e posteriormente, foram realizadas entrevistas narrativas com professoras de 2 escolas do município de Sarandi. A partir da análise parcial dos dados, percebeu-se que a comunicação nas escolas era carregada de muitos ruídos e com falta de clareza e objetivos, o que tem contribuído para a não qualidade do processo comunicacional necessário para a promoção da saúde e do conhecimento de seus envolvidos.UniCesumar2019-11-14T18:40:41Z2019-11-14T18:40:41Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2795otherBASSOLI, Elessandra Natalina SantanaMACUCH, Regiane da Silvareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:54:12Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:18.592Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E DO FEEDBACK PARA A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E DA SAÚDE DE PROFESSORES |
title |
A PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E DO FEEDBACK PARA A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E DA SAÚDE DE PROFESSORES |
spellingShingle |
A PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E DO FEEDBACK PARA A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E DA SAÚDE DE PROFESSORES BASSOLI, Elessandra Natalina Santana Comunicação Promoção do conhecimento e de saúde |
title_short |
A PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E DO FEEDBACK PARA A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E DA SAÚDE DE PROFESSORES |
title_full |
A PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E DO FEEDBACK PARA A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E DA SAÚDE DE PROFESSORES |
title_fullStr |
A PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E DO FEEDBACK PARA A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E DA SAÚDE DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
A PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E DO FEEDBACK PARA A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E DA SAÚDE DE PROFESSORES |
title_sort |
A PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E DO FEEDBACK PARA A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E DA SAÚDE DE PROFESSORES |
author |
BASSOLI, Elessandra Natalina Santana |
author_facet |
BASSOLI, Elessandra Natalina Santana MACUCH, Regiane da Silva |
author_role |
author |
author2 |
MACUCH, Regiane da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BASSOLI, Elessandra Natalina Santana MACUCH, Regiane da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Promoção do conhecimento e de saúde |
topic |
Comunicação Promoção do conhecimento e de saúde |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Considerando o fato que nos contextos educacionais existem diferentes tipos de docentes, cada um com características que lhes são próprias, com uma subjetividade única, sob a qual compartilham informações e atitudes, carregadas de suas crenças e valores, entendemos que para o indivíduo se relacionar com os demais sujeitos de seu espaço, vai depender de duas variáveis, a maneira como o grupo conduz suas ações e o modo como se comunicam. A forma como o sujeito comunica com o ambiente, pode contribuir ou limitar os processos que promovem a comunicação assertiva, a produção do conhecimento e da saúde. Visando a busca de dados que versam sobre os tópicos da comunicação, promoção da saúde e do conhecimento, tem-se como objetivo investigar as implicações do relacionamento interpessoal de docentes nos processos de comunicação escolar, visando à promoção da saúde e do conhecimento. Este estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, e posteriormente, foram realizadas entrevistas narrativas com professoras de 2 escolas do município de Sarandi. A partir da análise parcial dos dados, percebeu-se que a comunicação nas escolas era carregada de muitos ruídos e com falta de clareza e objetivos, o que tem contribuído para a não qualidade do processo comunicacional necessário para a promoção da saúde e do conhecimento de seus envolvidos. |
description |
Considerando o fato que nos contextos educacionais existem diferentes tipos de docentes, cada um com características que lhes são próprias, com uma subjetividade única, sob a qual compartilham informações e atitudes, carregadas de suas crenças e valores, entendemos que para o indivíduo se relacionar com os demais sujeitos de seu espaço, vai depender de duas variáveis, a maneira como o grupo conduz suas ações e o modo como se comunicam. A forma como o sujeito comunica com o ambiente, pode contribuir ou limitar os processos que promovem a comunicação assertiva, a produção do conhecimento e da saúde. Visando a busca de dados que versam sobre os tópicos da comunicação, promoção da saúde e do conhecimento, tem-se como objetivo investigar as implicações do relacionamento interpessoal de docentes nos processos de comunicação escolar, visando à promoção da saúde e do conhecimento. Este estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, e posteriormente, foram realizadas entrevistas narrativas com professoras de 2 escolas do município de Sarandi. A partir da análise parcial dos dados, percebeu-se que a comunicação nas escolas era carregada de muitos ruídos e com falta de clareza e objetivos, o que tem contribuído para a não qualidade do processo comunicacional necessário para a promoção da saúde e do conhecimento de seus envolvidos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04 2019-11-14T18:40:41Z 2019-11-14T18:40:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2795 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948591780659200 |