A PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E DO FEEDBACK PARA A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E DA SAÚDE DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BASSOLI, Elessandra Natalina Santana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MACUCH, Regiane da Silva
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2795
Resumo: Considerando o fato que nos contextos educacionais existem diferentes tipos de docentes, cada um com características que lhes são próprias, com uma subjetividade única, sob a qual compartilham informações e atitudes, carregadas de suas crenças e valores, entendemos que para o indivíduo se relacionar com os demais sujeitos de seu espaço, vai depender de duas variáveis, a maneira como o grupo conduz suas ações e o modo como se comunicam. A forma como o sujeito comunica com o ambiente, pode contribuir ou limitar os processos que promovem a comunicação assertiva, a produção do conhecimento e da saúde. Visando a busca de dados que versam sobre os tópicos da comunicação, promoção da saúde e do conhecimento, tem-se como objetivo investigar as implicações do relacionamento interpessoal de docentes nos processos de comunicação escolar, visando à promoção da saúde e do conhecimento. Este estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, e posteriormente, foram realizadas entrevistas narrativas com professoras de 2 escolas do município de Sarandi. A partir da análise parcial dos dados, percebeu-se que a comunicação nas escolas era carregada de muitos ruídos e com falta de clareza e objetivos, o que tem contribuído para a não qualidade do processo comunicacional necessário para a promoção da saúde e do conhecimento de seus envolvidos.
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