AVALIAÇÃO PSICOMOTORA EM CRIANÇAS COM E SEM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Franciele Creusa Ariadne Barbosa de Medeiros
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: NASCIMENTO, Soraya Andrea Delefrate Muradas do, PALÁCIO, Siméia Gaspar
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5033
Resumo: O presente estudo teve como objetivo comparar o desenvolvimento motor de crianças normais e hiperativas no que diz respeito à motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e lateralidade. Foram selecionadas 19 crianças com Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e 19 crianças que não apresentavam o respectivo transtorno, com faixa etária variando de 6 a 11 anos, independentemente do gênero, sendo excluídos do estudo indivíduos que apresentavam além do TDAH, outros distúrbios de natureza neurológica ou psiquiátrica e os deficientes visuais e mentais. Posteriormente, foram realizadas as avaliações das habilidades psicomotoras, utilizando o protocolo estipulado por Rosa Neto (2002). Quanto aos resultados, verificou-se que na maioria das variáveis analisadas não houve diferença estatisticamente significativa entre as crianças do grupo caso (com TDAH) e do grupo controle (sem TDAH), exceto no quociente motor e na relação entre a idade positiva e idade negativa. Dessa forma, pode-se concluir que o desempenho motor das crianças do grupo controle foi, nestas duas últimas variáveis, superior ao das crianças hiperativas
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RODRIGUES, Franciele Creusa Ariadne Barbosa de Medeiros
Fisioterapia
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description O presente estudo teve como objetivo comparar o desenvolvimento motor de crianças normais e hiperativas no que diz respeito à motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e lateralidade. Foram selecionadas 19 crianças com Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e 19 crianças que não apresentavam o respectivo transtorno, com faixa etária variando de 6 a 11 anos, independentemente do gênero, sendo excluídos do estudo indivíduos que apresentavam além do TDAH, outros distúrbios de natureza neurológica ou psiquiátrica e os deficientes visuais e mentais. Posteriormente, foram realizadas as avaliações das habilidades psicomotoras, utilizando o protocolo estipulado por Rosa Neto (2002). Quanto aos resultados, verificou-se que na maioria das variáveis analisadas não houve diferença estatisticamente significativa entre as crianças do grupo caso (com TDAH) e do grupo controle (sem TDAH), exceto no quociente motor e na relação entre a idade positiva e idade negativa. Dessa forma, pode-se concluir que o desempenho motor das crianças do grupo controle foi, nestas duas últimas variáveis, superior ao das crianças hiperativas
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