EVOLUÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA DISARTRIA ESPÁSTICA: ESTUDO DE UM CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACEDO, Julya
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: PAULO, Suelen Mologne Costa, GOMES, Cristiane Faccio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6687
Resumo: A disartria, de um modo geral, refere-se a um grupo de desordens da fala, que seria o resultado de distúrbios no controle muscular dos mecanismos da fala. É ocasionada por uma lesão no Sistema Nervoso Central ou Periférico, que resulta em alterações na comunicação oral por conta de uma paralisia, fraqueza ou incoordenação da musculatura da fala. O presente estudo teve por objetivo descrever a evolução fonoaudiológica de um paciente com diagnóstico de disartria espástica. A pesquisa foi realizada com um sujeito do sexo masculino, com 33 anos de idade e com diagnóstico médico neurológico de disartria espástica à direita, causada por um traumatismo crânio-encefálico. Foi realizado planejamento terapêutico com enfoque fonoaudiológico. Ao final de três meses do início do processo terapêutico, observou-se aperfeiçoamento em todos os aspectos trabalhados, tais como postura corporal, aumento da tensão e mobilidade de língua, evolução significativa na força muscular e mobilidade dos lábios e aprimoramento da mímica facial espontânea e orientada; redução na tensão da musculatura facial, com diminuição da assimetria facial e melhora na inteligibilidade de fala. Conclui-se, portanto, que os resultados da presente pesquisa apontam para a importância da intervenção fonoaudiológica na área de Motricidade Orofacial em pacientes com disartria espástica, visto que há uma melhora significativa nas estruturas e funções do Sistema Estomatognático e, conseqüentemente, na qualidade de vida e comunicação dos pacientes.
id UNICESU -1_e534ae3787096015f415ffc31056cf87
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6687
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling EVOLUÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA DISARTRIA ESPÁSTICA: ESTUDO DE UM CASODisartria espásticaIntervenção terapêuticaFonoaudiologiaA disartria, de um modo geral, refere-se a um grupo de desordens da fala, que seria o resultado de distúrbios no controle muscular dos mecanismos da fala. É ocasionada por uma lesão no Sistema Nervoso Central ou Periférico, que resulta em alterações na comunicação oral por conta de uma paralisia, fraqueza ou incoordenação da musculatura da fala. O presente estudo teve por objetivo descrever a evolução fonoaudiológica de um paciente com diagnóstico de disartria espástica. A pesquisa foi realizada com um sujeito do sexo masculino, com 33 anos de idade e com diagnóstico médico neurológico de disartria espástica à direita, causada por um traumatismo crânio-encefálico. Foi realizado planejamento terapêutico com enfoque fonoaudiológico. Ao final de três meses do início do processo terapêutico, observou-se aperfeiçoamento em todos os aspectos trabalhados, tais como postura corporal, aumento da tensão e mobilidade de língua, evolução significativa na força muscular e mobilidade dos lábios e aprimoramento da mímica facial espontânea e orientada; redução na tensão da musculatura facial, com diminuição da assimetria facial e melhora na inteligibilidade de fala. Conclui-se, portanto, que os resultados da presente pesquisa apontam para a importância da intervenção fonoaudiológica na área de Motricidade Orofacial em pacientes com disartria espástica, visto que há uma melhora significativa nas estruturas e funções do Sistema Estomatognático e, conseqüentemente, na qualidade de vida e comunicação dos pacientes.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-25T11:51:11Z2007-10-232021-01-25T11:51:11Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6687porMACEDO, JulyaPAULO, Suelen Mologne CostaGOMES, Cristiane Faccioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-26T06:01:32ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv EVOLUÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA DISARTRIA ESPÁSTICA: ESTUDO DE UM CASO
title EVOLUÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA DISARTRIA ESPÁSTICA: ESTUDO DE UM CASO
spellingShingle EVOLUÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA DISARTRIA ESPÁSTICA: ESTUDO DE UM CASO
MACEDO, Julya
Disartria espástica
Intervenção terapêutica
Fonoaudiologia
title_short EVOLUÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA DISARTRIA ESPÁSTICA: ESTUDO DE UM CASO
title_full EVOLUÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA DISARTRIA ESPÁSTICA: ESTUDO DE UM CASO
title_fullStr EVOLUÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA DISARTRIA ESPÁSTICA: ESTUDO DE UM CASO
title_full_unstemmed EVOLUÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA DISARTRIA ESPÁSTICA: ESTUDO DE UM CASO
title_sort EVOLUÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA DISARTRIA ESPÁSTICA: ESTUDO DE UM CASO
author MACEDO, Julya
author_facet MACEDO, Julya
PAULO, Suelen Mologne Costa
GOMES, Cristiane Faccio
author_role author
author2 PAULO, Suelen Mologne Costa
GOMES, Cristiane Faccio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACEDO, Julya
PAULO, Suelen Mologne Costa
GOMES, Cristiane Faccio
dc.subject.por.fl_str_mv Disartria espástica
Intervenção terapêutica
Fonoaudiologia
topic Disartria espástica
Intervenção terapêutica
Fonoaudiologia
description A disartria, de um modo geral, refere-se a um grupo de desordens da fala, que seria o resultado de distúrbios no controle muscular dos mecanismos da fala. É ocasionada por uma lesão no Sistema Nervoso Central ou Periférico, que resulta em alterações na comunicação oral por conta de uma paralisia, fraqueza ou incoordenação da musculatura da fala. O presente estudo teve por objetivo descrever a evolução fonoaudiológica de um paciente com diagnóstico de disartria espástica. A pesquisa foi realizada com um sujeito do sexo masculino, com 33 anos de idade e com diagnóstico médico neurológico de disartria espástica à direita, causada por um traumatismo crânio-encefálico. Foi realizado planejamento terapêutico com enfoque fonoaudiológico. Ao final de três meses do início do processo terapêutico, observou-se aperfeiçoamento em todos os aspectos trabalhados, tais como postura corporal, aumento da tensão e mobilidade de língua, evolução significativa na força muscular e mobilidade dos lábios e aprimoramento da mímica facial espontânea e orientada; redução na tensão da musculatura facial, com diminuição da assimetria facial e melhora na inteligibilidade de fala. Conclui-se, portanto, que os resultados da presente pesquisa apontam para a importância da intervenção fonoaudiológica na área de Motricidade Orofacial em pacientes com disartria espástica, visto que há uma melhora significativa nas estruturas e funções do Sistema Estomatognático e, conseqüentemente, na qualidade de vida e comunicação dos pacientes.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-25T11:51:11Z
2021-01-25T11:51:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6687
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771967193219072