SALA DE AULA INVERTIDA E PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO, COMO RELACIONAR ESTES RECURSOS NO PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FIORINI, Daniela Bissoli
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: BORTOLOZZI, Flávio, ALMEIDA, Iara Carnevale de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1546
Resumo: A presente pesquisa tem o intuito de discutir sobre o planejamento da disciplina, denominada ?Projeto Integrador?, a ser ofertada em um curso de graduação presencial em Arquitetura e Urbanismo, por meio de uma proposta pedagógica que privilegie a utilização de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem, dentre a qual se destaca a Sala de Aula Invertida, associadas às metodologias de Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning - PBL) e Orientação por meio de Projetos (OMP). A proposta de discussão do planejamento é integrar a Sala de Aula Invertida as práticas de Gestão do Conhecimento (GC), de forma a concretizar a proposta pedagógica da Sala de Aula Invertida, tanto no "antes" e no "depois" em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), e "durante" em sala de aula presencial. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos exploratórios, com abordagem qualitativa e procedimentos focados em estudo de casos. Terá como base a pesquisa bibliográfica e documental, seguida da execução do planejamento da referida disciplina com base nas práticas de GC. Entendendo-se que as práticas de GC servem para analisar como o conhecimento é compartilhado e quais são as variáveis que influenciam na qualidade dos materiais, dos objetos e dos recursos didáticos produzidos, cabe-se então a análise do modelo de Sala de Aula Invertida por meios das práticas de GC.
id UNICESU -1_e5a9450d23db23744e0d15f788fa8df8
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1546
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling SALA DE AULA INVERTIDA E PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO, COMO RELACIONAR ESTES RECURSOS NO PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO PRESENCIALSala InvertidaGestão do ConhecimentoArquiteturaA presente pesquisa tem o intuito de discutir sobre o planejamento da disciplina, denominada ?Projeto Integrador?, a ser ofertada em um curso de graduação presencial em Arquitetura e Urbanismo, por meio de uma proposta pedagógica que privilegie a utilização de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem, dentre a qual se destaca a Sala de Aula Invertida, associadas às metodologias de Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning - PBL) e Orientação por meio de Projetos (OMP). A proposta de discussão do planejamento é integrar a Sala de Aula Invertida as práticas de Gestão do Conhecimento (GC), de forma a concretizar a proposta pedagógica da Sala de Aula Invertida, tanto no "antes" e no "depois" em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), e "durante" em sala de aula presencial. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos exploratórios, com abordagem qualitativa e procedimentos focados em estudo de casos. Terá como base a pesquisa bibliográfica e documental, seguida da execução do planejamento da referida disciplina com base nas práticas de GC. Entendendo-se que as práticas de GC servem para analisar como o conhecimento é compartilhado e quais são as variáveis que influenciam na qualidade dos materiais, dos objetos e dos recursos didáticos produzidos, cabe-se então a análise do modelo de Sala de Aula Invertida por meios das práticas de GC.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-13T20:10:41Z2019-08-13T20:10:41Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1546porFIORINI, Daniela BissoliBORTOLOZZI, FlávioALMEIDA, Iara Carnevale deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:26:02ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv SALA DE AULA INVERTIDA E PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO, COMO RELACIONAR ESTES RECURSOS NO PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL
title SALA DE AULA INVERTIDA E PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO, COMO RELACIONAR ESTES RECURSOS NO PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL
spellingShingle SALA DE AULA INVERTIDA E PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO, COMO RELACIONAR ESTES RECURSOS NO PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL
FIORINI, Daniela Bissoli
Sala Invertida
Gestão do Conhecimento
Arquitetura
title_short SALA DE AULA INVERTIDA E PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO, COMO RELACIONAR ESTES RECURSOS NO PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL
title_full SALA DE AULA INVERTIDA E PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO, COMO RELACIONAR ESTES RECURSOS NO PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL
title_fullStr SALA DE AULA INVERTIDA E PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO, COMO RELACIONAR ESTES RECURSOS NO PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL
title_full_unstemmed SALA DE AULA INVERTIDA E PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO, COMO RELACIONAR ESTES RECURSOS NO PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL
title_sort SALA DE AULA INVERTIDA E PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO, COMO RELACIONAR ESTES RECURSOS NO PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL
author FIORINI, Daniela Bissoli
author_facet FIORINI, Daniela Bissoli
BORTOLOZZI, Flávio
ALMEIDA, Iara Carnevale de
author_role author
author2 BORTOLOZZI, Flávio
ALMEIDA, Iara Carnevale de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FIORINI, Daniela Bissoli
BORTOLOZZI, Flávio
ALMEIDA, Iara Carnevale de
dc.subject.por.fl_str_mv Sala Invertida
Gestão do Conhecimento
Arquitetura
topic Sala Invertida
Gestão do Conhecimento
Arquitetura
description A presente pesquisa tem o intuito de discutir sobre o planejamento da disciplina, denominada ?Projeto Integrador?, a ser ofertada em um curso de graduação presencial em Arquitetura e Urbanismo, por meio de uma proposta pedagógica que privilegie a utilização de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem, dentre a qual se destaca a Sala de Aula Invertida, associadas às metodologias de Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning - PBL) e Orientação por meio de Projetos (OMP). A proposta de discussão do planejamento é integrar a Sala de Aula Invertida as práticas de Gestão do Conhecimento (GC), de forma a concretizar a proposta pedagógica da Sala de Aula Invertida, tanto no "antes" e no "depois" em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), e "durante" em sala de aula presencial. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos exploratórios, com abordagem qualitativa e procedimentos focados em estudo de casos. Terá como base a pesquisa bibliográfica e documental, seguida da execução do planejamento da referida disciplina com base nas práticas de GC. Entendendo-se que as práticas de GC servem para analisar como o conhecimento é compartilhado e quais são as variáveis que influenciam na qualidade dos materiais, dos objetos e dos recursos didáticos produzidos, cabe-se então a análise do modelo de Sala de Aula Invertida por meios das práticas de GC.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-13T20:10:41Z
2019-08-13T20:10:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1546
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771962232406016