SALA DE AULA INVERTIDA E PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO, COMO RELACIONAR ESTES RECURSOS NO PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1546 |
Resumo: | A presente pesquisa tem o intuito de discutir sobre o planejamento da disciplina, denominada ?Projeto Integrador?, a ser ofertada em um curso de graduação presencial em Arquitetura e Urbanismo, por meio de uma proposta pedagógica que privilegie a utilização de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem, dentre a qual se destaca a Sala de Aula Invertida, associadas às metodologias de Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning - PBL) e Orientação por meio de Projetos (OMP). A proposta de discussão do planejamento é integrar a Sala de Aula Invertida as práticas de Gestão do Conhecimento (GC), de forma a concretizar a proposta pedagógica da Sala de Aula Invertida, tanto no "antes" e no "depois" em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), e "durante" em sala de aula presencial. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos exploratórios, com abordagem qualitativa e procedimentos focados em estudo de casos. Terá como base a pesquisa bibliográfica e documental, seguida da execução do planejamento da referida disciplina com base nas práticas de GC. Entendendo-se que as práticas de GC servem para analisar como o conhecimento é compartilhado e quais são as variáveis que influenciam na qualidade dos materiais, dos objetos e dos recursos didáticos produzidos, cabe-se então a análise do modelo de Sala de Aula Invertida por meios das práticas de GC. |
id |
UNICESU -1_e5a9450d23db23744e0d15f788fa8df8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1546 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
SALA DE AULA INVERTIDA E PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO, COMO RELACIONAR ESTES RECURSOS NO PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO PRESENCIALSala InvertidaGestão do ConhecimentoArquiteturaA presente pesquisa tem o intuito de discutir sobre o planejamento da disciplina, denominada ?Projeto Integrador?, a ser ofertada em um curso de graduação presencial em Arquitetura e Urbanismo, por meio de uma proposta pedagógica que privilegie a utilização de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem, dentre a qual se destaca a Sala de Aula Invertida, associadas às metodologias de Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning - PBL) e Orientação por meio de Projetos (OMP). A proposta de discussão do planejamento é integrar a Sala de Aula Invertida as práticas de Gestão do Conhecimento (GC), de forma a concretizar a proposta pedagógica da Sala de Aula Invertida, tanto no "antes" e no "depois" em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), e "durante" em sala de aula presencial. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos exploratórios, com abordagem qualitativa e procedimentos focados em estudo de casos. Terá como base a pesquisa bibliográfica e documental, seguida da execução do planejamento da referida disciplina com base nas práticas de GC. Entendendo-se que as práticas de GC servem para analisar como o conhecimento é compartilhado e quais são as variáveis que influenciam na qualidade dos materiais, dos objetos e dos recursos didáticos produzidos, cabe-se então a análise do modelo de Sala de Aula Invertida por meios das práticas de GC.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-13T20:10:41Z2019-08-13T20:10:41Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1546porFIORINI, Daniela BissoliBORTOLOZZI, FlávioALMEIDA, Iara Carnevale deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:26:02ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
SALA DE AULA INVERTIDA E PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO, COMO RELACIONAR ESTES RECURSOS NO PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL |
title |
SALA DE AULA INVERTIDA E PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO, COMO RELACIONAR ESTES RECURSOS NO PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL |
spellingShingle |
SALA DE AULA INVERTIDA E PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO, COMO RELACIONAR ESTES RECURSOS NO PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL FIORINI, Daniela Bissoli Sala Invertida Gestão do Conhecimento Arquitetura |
title_short |
SALA DE AULA INVERTIDA E PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO, COMO RELACIONAR ESTES RECURSOS NO PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL |
title_full |
SALA DE AULA INVERTIDA E PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO, COMO RELACIONAR ESTES RECURSOS NO PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL |
title_fullStr |
SALA DE AULA INVERTIDA E PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO, COMO RELACIONAR ESTES RECURSOS NO PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL |
title_full_unstemmed |
SALA DE AULA INVERTIDA E PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO, COMO RELACIONAR ESTES RECURSOS NO PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL |
title_sort |
SALA DE AULA INVERTIDA E PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO, COMO RELACIONAR ESTES RECURSOS NO PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL |
author |
FIORINI, Daniela Bissoli |
author_facet |
FIORINI, Daniela Bissoli BORTOLOZZI, Flávio ALMEIDA, Iara Carnevale de |
author_role |
author |
author2 |
BORTOLOZZI, Flávio ALMEIDA, Iara Carnevale de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FIORINI, Daniela Bissoli BORTOLOZZI, Flávio ALMEIDA, Iara Carnevale de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sala Invertida Gestão do Conhecimento Arquitetura |
topic |
Sala Invertida Gestão do Conhecimento Arquitetura |
description |
A presente pesquisa tem o intuito de discutir sobre o planejamento da disciplina, denominada ?Projeto Integrador?, a ser ofertada em um curso de graduação presencial em Arquitetura e Urbanismo, por meio de uma proposta pedagógica que privilegie a utilização de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem, dentre a qual se destaca a Sala de Aula Invertida, associadas às metodologias de Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning - PBL) e Orientação por meio de Projetos (OMP). A proposta de discussão do planejamento é integrar a Sala de Aula Invertida as práticas de Gestão do Conhecimento (GC), de forma a concretizar a proposta pedagógica da Sala de Aula Invertida, tanto no "antes" e no "depois" em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), e "durante" em sala de aula presencial. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos exploratórios, com abordagem qualitativa e procedimentos focados em estudo de casos. Terá como base a pesquisa bibliográfica e documental, seguida da execução do planejamento da referida disciplina com base nas práticas de GC. Entendendo-se que as práticas de GC servem para analisar como o conhecimento é compartilhado e quais são as variáveis que influenciam na qualidade dos materiais, dos objetos e dos recursos didáticos produzidos, cabe-se então a análise do modelo de Sala de Aula Invertida por meios das práticas de GC. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-13T20:10:41Z 2019-08-13T20:10:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1546 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771962232406016 |