A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A SALA DE AULA INVERTIDA: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TONIN, Laís Bueno
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins, MACUCH, Regiane Da Silva
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3296
Resumo: A necessidade do uso das metodologias em sala de aula para o ensino e aprendizagem tem fomentado a discussão sobre a abordagem onde o aluno é um sujeito mais ativo no processo de ensino e aprendizagem. É possível identificar o processo de criação do conhecimento através do modelo SECI de Nonaka e Takeuchi (1997) na metodologia de sala de aula invertida. Este estudo relata uma experiência de aplicação da metodologia de sala de aula invertida no curso de Tecnologia em Marketing, em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, com 23 alunos que participaram da disciplina de comunicação empresarial durante um semestre. O objetivo foi mensurar se há uma percepção positiva sobre como o conhecimento é criado na sala de aula invertida. Os resultados evidenciaram que os alunos possuem uma percepção positiva acerca da metodologia ativa apresentada, trazendo mais qualidade ao ensino e aprendizagem.
id UNICESU -1_2f191ae57bc51a3b68b89506a79befa7
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3296
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A SALA DE AULA INVERTIDA: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTOCriação do conhecimentoGestão do conhecimentoSala de aula invertidaMetodologias ativasA necessidade do uso das metodologias em sala de aula para o ensino e aprendizagem tem fomentado a discussão sobre a abordagem onde o aluno é um sujeito mais ativo no processo de ensino e aprendizagem. É possível identificar o processo de criação do conhecimento através do modelo SECI de Nonaka e Takeuchi (1997) na metodologia de sala de aula invertida. Este estudo relata uma experiência de aplicação da metodologia de sala de aula invertida no curso de Tecnologia em Marketing, em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, com 23 alunos que participaram da disciplina de comunicação empresarial durante um semestre. O objetivo foi mensurar se há uma percepção positiva sobre como o conhecimento é criado na sala de aula invertida. Os resultados evidenciaram que os alunos possuem uma percepção positiva acerca da metodologia ativa apresentada, trazendo mais qualidade ao ensino e aprendizagem.UniCesumar2019-12-04T20:34:43Z2019-12-04T20:34:43Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3296otherTONIN, Laís BuenoMENEGASSI, Cláudia Herrero MartinsMACUCH, Regiane Da Silvareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:51:46Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:51:52.398Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A SALA DE AULA INVERTIDA: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO
title A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A SALA DE AULA INVERTIDA: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO
spellingShingle A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A SALA DE AULA INVERTIDA: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO
TONIN, Laís Bueno
Criação do conhecimento
Gestão do conhecimento
Sala de aula invertida
Metodologias ativas
title_short A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A SALA DE AULA INVERTIDA: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO
title_full A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A SALA DE AULA INVERTIDA: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO
title_fullStr A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A SALA DE AULA INVERTIDA: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO
title_full_unstemmed A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A SALA DE AULA INVERTIDA: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO
title_sort A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A SALA DE AULA INVERTIDA: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO
author TONIN, Laís Bueno
author_facet TONIN, Laís Bueno
MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins
MACUCH, Regiane Da Silva
author_role author
author2 MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins
MACUCH, Regiane Da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv TONIN, Laís Bueno
MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins
MACUCH, Regiane Da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Criação do conhecimento
Gestão do conhecimento
Sala de aula invertida
Metodologias ativas
topic Criação do conhecimento
Gestão do conhecimento
Sala de aula invertida
Metodologias ativas
dc.description.none.fl_txt_mv A necessidade do uso das metodologias em sala de aula para o ensino e aprendizagem tem fomentado a discussão sobre a abordagem onde o aluno é um sujeito mais ativo no processo de ensino e aprendizagem. É possível identificar o processo de criação do conhecimento através do modelo SECI de Nonaka e Takeuchi (1997) na metodologia de sala de aula invertida. Este estudo relata uma experiência de aplicação da metodologia de sala de aula invertida no curso de Tecnologia em Marketing, em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, com 23 alunos que participaram da disciplina de comunicação empresarial durante um semestre. O objetivo foi mensurar se há uma percepção positiva sobre como o conhecimento é criado na sala de aula invertida. Os resultados evidenciaram que os alunos possuem uma percepção positiva acerca da metodologia ativa apresentada, trazendo mais qualidade ao ensino e aprendizagem.
description A necessidade do uso das metodologias em sala de aula para o ensino e aprendizagem tem fomentado a discussão sobre a abordagem onde o aluno é um sujeito mais ativo no processo de ensino e aprendizagem. É possível identificar o processo de criação do conhecimento através do modelo SECI de Nonaka e Takeuchi (1997) na metodologia de sala de aula invertida. Este estudo relata uma experiência de aplicação da metodologia de sala de aula invertida no curso de Tecnologia em Marketing, em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, com 23 alunos que participaram da disciplina de comunicação empresarial durante um semestre. O objetivo foi mensurar se há uma percepção positiva sobre como o conhecimento é criado na sala de aula invertida. Os resultados evidenciaram que os alunos possuem uma percepção positiva acerca da metodologia ativa apresentada, trazendo mais qualidade ao ensino e aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-04T20:34:43Z
2019-12-04T20:34:43Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3296
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3296
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948578647244800