DIREITO DOS ANIMAIS: RECONHECIMENTO DA DIGNIDADE ANIMAL E SUA DESCOISIFICAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leticia Aparecida dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Furlan, Anderson
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1565
Resumo: O objetivo da presente pesquisa é demonstrar a necessidade de retirar os animais não-humanos da condição de coisas ou bens perante o ordenamento jurídico brasileiro, tendo em vista a dignidade do animal. Para tanto, é preciso entender a diferença entre o bem-estar animal (teoria indireta de proteção) e o Direito dos animais (teoria direta de proteção). Tais posições são diferentes e possuem diferentes defensores, porém ambas têm o mesmo objetivo: tutela do animal frente a qualquer sofrimento e crueldade que possam surgir contra sua vida ou integridade física e psicológica. A primeira corrente é embasada na capacidade do animal de sentir dor, e ainda que o mesmo não seja racional ou inteligível, não é uma conduta moralmente correta do homem causar um sofrimento intenso sem necessidade ao animal. Tal corrente tem nome de destaque o filósofo Peter Singer. Já a segunda corrente tem como defensores Tom Regan e Gary Fracione, os quais consideram a necessidade de reconhecer os direitos inerentes aos animais, a fim de lhes proporcionar uma vida livre de toda e qualquer exploração, e não somente reduzir seus sofrimentos com tratamentos mais humanizados, porém, ainda exploratórios. É preciso uma nova perspectiva dos direitos dos animais nas leis brasileiras, as quais estão atrasadas em sua evolução se comparadas as leis estrangeiras frente a esse assunto. Espera-se com o presente trabalho através da metodologia teórica, colaborar com a conscientização da sociedade e do universo jurídico frente a necessidade de reconhecer os animais como sujeitos de direito.
id UNICESU -1_e80a65d5585c44496405b08132102415
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1565
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling DIREITO DOS ANIMAIS: RECONHECIMENTO DA DIGNIDADE ANIMAL E SUA DESCOISIFICAÇÃOExploração AnimalSeres SencientesSujeitos de DireitoTutelaMaus TratosO objetivo da presente pesquisa é demonstrar a necessidade de retirar os animais não-humanos da condição de coisas ou bens perante o ordenamento jurídico brasileiro, tendo em vista a dignidade do animal. Para tanto, é preciso entender a diferença entre o bem-estar animal (teoria indireta de proteção) e o Direito dos animais (teoria direta de proteção). Tais posições são diferentes e possuem diferentes defensores, porém ambas têm o mesmo objetivo: tutela do animal frente a qualquer sofrimento e crueldade que possam surgir contra sua vida ou integridade física e psicológica. A primeira corrente é embasada na capacidade do animal de sentir dor, e ainda que o mesmo não seja racional ou inteligível, não é uma conduta moralmente correta do homem causar um sofrimento intenso sem necessidade ao animal. Tal corrente tem nome de destaque o filósofo Peter Singer. Já a segunda corrente tem como defensores Tom Regan e Gary Fracione, os quais consideram a necessidade de reconhecer os direitos inerentes aos animais, a fim de lhes proporcionar uma vida livre de toda e qualquer exploração, e não somente reduzir seus sofrimentos com tratamentos mais humanizados, porém, ainda exploratórios. É preciso uma nova perspectiva dos direitos dos animais nas leis brasileiras, as quais estão atrasadas em sua evolução se comparadas as leis estrangeiras frente a esse assunto. Espera-se com o presente trabalho através da metodologia teórica, colaborar com a conscientização da sociedade e do universo jurídico frente a necessidade de reconhecer os animais como sujeitos de direito.Unicesumar2019-08-14T11:42:38Z2019-08-14T11:42:38Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1565otherSantos, Leticia Aparecida dosFurlan, Andersonreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:59:22Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:59:24.473Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv DIREITO DOS ANIMAIS: RECONHECIMENTO DA DIGNIDADE ANIMAL E SUA DESCOISIFICAÇÃO
title DIREITO DOS ANIMAIS: RECONHECIMENTO DA DIGNIDADE ANIMAL E SUA DESCOISIFICAÇÃO
spellingShingle DIREITO DOS ANIMAIS: RECONHECIMENTO DA DIGNIDADE ANIMAL E SUA DESCOISIFICAÇÃO
Santos, Leticia Aparecida dos
Exploração Animal
Seres Sencientes
Sujeitos de Direito
Tutela
Maus Tratos
title_short DIREITO DOS ANIMAIS: RECONHECIMENTO DA DIGNIDADE ANIMAL E SUA DESCOISIFICAÇÃO
title_full DIREITO DOS ANIMAIS: RECONHECIMENTO DA DIGNIDADE ANIMAL E SUA DESCOISIFICAÇÃO
title_fullStr DIREITO DOS ANIMAIS: RECONHECIMENTO DA DIGNIDADE ANIMAL E SUA DESCOISIFICAÇÃO
title_full_unstemmed DIREITO DOS ANIMAIS: RECONHECIMENTO DA DIGNIDADE ANIMAL E SUA DESCOISIFICAÇÃO
title_sort DIREITO DOS ANIMAIS: RECONHECIMENTO DA DIGNIDADE ANIMAL E SUA DESCOISIFICAÇÃO
author Santos, Leticia Aparecida dos
author_facet Santos, Leticia Aparecida dos
Furlan, Anderson
author_role author
author2 Furlan, Anderson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leticia Aparecida dos
Furlan, Anderson
dc.subject.por.fl_str_mv Exploração Animal
Seres Sencientes
Sujeitos de Direito
Tutela
Maus Tratos
topic Exploração Animal
Seres Sencientes
Sujeitos de Direito
Tutela
Maus Tratos
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo da presente pesquisa é demonstrar a necessidade de retirar os animais não-humanos da condição de coisas ou bens perante o ordenamento jurídico brasileiro, tendo em vista a dignidade do animal. Para tanto, é preciso entender a diferença entre o bem-estar animal (teoria indireta de proteção) e o Direito dos animais (teoria direta de proteção). Tais posições são diferentes e possuem diferentes defensores, porém ambas têm o mesmo objetivo: tutela do animal frente a qualquer sofrimento e crueldade que possam surgir contra sua vida ou integridade física e psicológica. A primeira corrente é embasada na capacidade do animal de sentir dor, e ainda que o mesmo não seja racional ou inteligível, não é uma conduta moralmente correta do homem causar um sofrimento intenso sem necessidade ao animal. Tal corrente tem nome de destaque o filósofo Peter Singer. Já a segunda corrente tem como defensores Tom Regan e Gary Fracione, os quais consideram a necessidade de reconhecer os direitos inerentes aos animais, a fim de lhes proporcionar uma vida livre de toda e qualquer exploração, e não somente reduzir seus sofrimentos com tratamentos mais humanizados, porém, ainda exploratórios. É preciso uma nova perspectiva dos direitos dos animais nas leis brasileiras, as quais estão atrasadas em sua evolução se comparadas as leis estrangeiras frente a esse assunto. Espera-se com o presente trabalho através da metodologia teórica, colaborar com a conscientização da sociedade e do universo jurídico frente a necessidade de reconhecer os animais como sujeitos de direito.
description O objetivo da presente pesquisa é demonstrar a necessidade de retirar os animais não-humanos da condição de coisas ou bens perante o ordenamento jurídico brasileiro, tendo em vista a dignidade do animal. Para tanto, é preciso entender a diferença entre o bem-estar animal (teoria indireta de proteção) e o Direito dos animais (teoria direta de proteção). Tais posições são diferentes e possuem diferentes defensores, porém ambas têm o mesmo objetivo: tutela do animal frente a qualquer sofrimento e crueldade que possam surgir contra sua vida ou integridade física e psicológica. A primeira corrente é embasada na capacidade do animal de sentir dor, e ainda que o mesmo não seja racional ou inteligível, não é uma conduta moralmente correta do homem causar um sofrimento intenso sem necessidade ao animal. Tal corrente tem nome de destaque o filósofo Peter Singer. Já a segunda corrente tem como defensores Tom Regan e Gary Fracione, os quais consideram a necessidade de reconhecer os direitos inerentes aos animais, a fim de lhes proporcionar uma vida livre de toda e qualquer exploração, e não somente reduzir seus sofrimentos com tratamentos mais humanizados, porém, ainda exploratórios. É preciso uma nova perspectiva dos direitos dos animais nas leis brasileiras, as quais estão atrasadas em sua evolução se comparadas as leis estrangeiras frente a esse assunto. Espera-se com o presente trabalho através da metodologia teórica, colaborar com a conscientização da sociedade e do universo jurídico frente a necessidade de reconhecer os animais como sujeitos de direito.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T11:42:38Z
2019-08-14T11:42:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1565
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1565
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948611707797504