DESENVOLVIMENTO DA PANC Amaranthus hybridus L. (CARURU-ROXO) EM DIFERENTES CONDIÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FIGUEIRA, Pedro Henrique Herreiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MILOCH JUNIOR, Douglas
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4714
Resumo: O caruru-roxo (Amaranthus hybridus L.) é uma planta nativa da América Tropical e é considerada uma planta invasora, entretanto, tem sido utilizada como planta alimentícia não convencional (PANC). Este projeto tem o intuito de avaliar aspectos agronômicos de plantas de caruru-roxo produzidas em vasos, verificando variáveis do desenvolvimento vegetal como comprimento e biomassas, fresca e seca, da parte aérea e da raiz e o diâmetro do caule. Serão realizados 3 tratamentos: T0 - Testemunha (0,0 kg ha-1); T1 - Progibb 400 (0,05g kg-1 de sementes) e T2 - Ureia (60 kg N ha-1). O delineamento adotado foi inteiramente casualizado (DIC), com cinco repetições de cada tratamento. Os dados foram avaliados por análise de variância e as médias entre tratamentos comparados pelo teste Scott Knott a 5% de significância por meio do software estatístico SISVAR. Os tratamentos com Progibb 400 e Ureia promoveram maior desenvolvimento da PANC caruru-roxo, sendo que os resultados com progibb 400 foram mais expressivos. Portanto, estes produtos podem ser utilizados em sistemas produtivos de Amaranthus hybridus, incrementado a biomassa vegetal e permitindo a ampliação do seu consumo como fonte nutritiva e de baixo custo.
id UNICESU -1_e8a9e8f994ac5a43e833297b3d8195e9
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4714
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling DESENVOLVIMENTO DA PANC Amaranthus hybridus L. (CARURU-ROXO) EM DIFERENTES CONDIÇÕESÁcido giberélicoUreiaPlanta alimentíciaO caruru-roxo (Amaranthus hybridus L.) é uma planta nativa da América Tropical e é considerada uma planta invasora, entretanto, tem sido utilizada como planta alimentícia não convencional (PANC). Este projeto tem o intuito de avaliar aspectos agronômicos de plantas de caruru-roxo produzidas em vasos, verificando variáveis do desenvolvimento vegetal como comprimento e biomassas, fresca e seca, da parte aérea e da raiz e o diâmetro do caule. Serão realizados 3 tratamentos: T0 - Testemunha (0,0 kg ha-1); T1 - Progibb 400 (0,05g kg-1 de sementes) e T2 - Ureia (60 kg N ha-1). O delineamento adotado foi inteiramente casualizado (DIC), com cinco repetições de cada tratamento. Os dados foram avaliados por análise de variância e as médias entre tratamentos comparados pelo teste Scott Knott a 5% de significância por meio do software estatístico SISVAR. Os tratamentos com Progibb 400 e Ureia promoveram maior desenvolvimento da PANC caruru-roxo, sendo que os resultados com progibb 400 foram mais expressivos. Portanto, estes produtos podem ser utilizados em sistemas produtivos de Amaranthus hybridus, incrementado a biomassa vegetal e permitindo a ampliação do seu consumo como fonte nutritiva e de baixo custo.UniCesumar2020-01-30T18:56:58Z2020-01-30T18:56:58Z2019-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4714otherFIGUEIRA, Pedro Henrique HerreiroMILOCH JUNIOR, Douglasreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:54:12Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:14.871Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO DA PANC Amaranthus hybridus L. (CARURU-ROXO) EM DIFERENTES CONDIÇÕES
title DESENVOLVIMENTO DA PANC Amaranthus hybridus L. (CARURU-ROXO) EM DIFERENTES CONDIÇÕES
spellingShingle DESENVOLVIMENTO DA PANC Amaranthus hybridus L. (CARURU-ROXO) EM DIFERENTES CONDIÇÕES
FIGUEIRA, Pedro Henrique Herreiro
Ácido giberélico
Ureia
Planta alimentícia
title_short DESENVOLVIMENTO DA PANC Amaranthus hybridus L. (CARURU-ROXO) EM DIFERENTES CONDIÇÕES
title_full DESENVOLVIMENTO DA PANC Amaranthus hybridus L. (CARURU-ROXO) EM DIFERENTES CONDIÇÕES
title_fullStr DESENVOLVIMENTO DA PANC Amaranthus hybridus L. (CARURU-ROXO) EM DIFERENTES CONDIÇÕES
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO DA PANC Amaranthus hybridus L. (CARURU-ROXO) EM DIFERENTES CONDIÇÕES
title_sort DESENVOLVIMENTO DA PANC Amaranthus hybridus L. (CARURU-ROXO) EM DIFERENTES CONDIÇÕES
author FIGUEIRA, Pedro Henrique Herreiro
author_facet FIGUEIRA, Pedro Henrique Herreiro
MILOCH JUNIOR, Douglas
author_role author
author2 MILOCH JUNIOR, Douglas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FIGUEIRA, Pedro Henrique Herreiro
MILOCH JUNIOR, Douglas
dc.subject.por.fl_str_mv Ácido giberélico
Ureia
Planta alimentícia
topic Ácido giberélico
Ureia
Planta alimentícia
dc.description.none.fl_txt_mv O caruru-roxo (Amaranthus hybridus L.) é uma planta nativa da América Tropical e é considerada uma planta invasora, entretanto, tem sido utilizada como planta alimentícia não convencional (PANC). Este projeto tem o intuito de avaliar aspectos agronômicos de plantas de caruru-roxo produzidas em vasos, verificando variáveis do desenvolvimento vegetal como comprimento e biomassas, fresca e seca, da parte aérea e da raiz e o diâmetro do caule. Serão realizados 3 tratamentos: T0 - Testemunha (0,0 kg ha-1); T1 - Progibb 400 (0,05g kg-1 de sementes) e T2 - Ureia (60 kg N ha-1). O delineamento adotado foi inteiramente casualizado (DIC), com cinco repetições de cada tratamento. Os dados foram avaliados por análise de variância e as médias entre tratamentos comparados pelo teste Scott Knott a 5% de significância por meio do software estatístico SISVAR. Os tratamentos com Progibb 400 e Ureia promoveram maior desenvolvimento da PANC caruru-roxo, sendo que os resultados com progibb 400 foram mais expressivos. Portanto, estes produtos podem ser utilizados em sistemas produtivos de Amaranthus hybridus, incrementado a biomassa vegetal e permitindo a ampliação do seu consumo como fonte nutritiva e de baixo custo.
description O caruru-roxo (Amaranthus hybridus L.) é uma planta nativa da América Tropical e é considerada uma planta invasora, entretanto, tem sido utilizada como planta alimentícia não convencional (PANC). Este projeto tem o intuito de avaliar aspectos agronômicos de plantas de caruru-roxo produzidas em vasos, verificando variáveis do desenvolvimento vegetal como comprimento e biomassas, fresca e seca, da parte aérea e da raiz e o diâmetro do caule. Serão realizados 3 tratamentos: T0 - Testemunha (0,0 kg ha-1); T1 - Progibb 400 (0,05g kg-1 de sementes) e T2 - Ureia (60 kg N ha-1). O delineamento adotado foi inteiramente casualizado (DIC), com cinco repetições de cada tratamento. Os dados foram avaliados por análise de variância e as médias entre tratamentos comparados pelo teste Scott Knott a 5% de significância por meio do software estatístico SISVAR. Os tratamentos com Progibb 400 e Ureia promoveram maior desenvolvimento da PANC caruru-roxo, sendo que os resultados com progibb 400 foram mais expressivos. Portanto, estes produtos podem ser utilizados em sistemas produtivos de Amaranthus hybridus, incrementado a biomassa vegetal e permitindo a ampliação do seu consumo como fonte nutritiva e de baixo custo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26
2020-01-30T18:56:58Z
2020-01-30T18:56:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4714
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4714
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948591712501760