CRIANÇA COM TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: MASSAGEM TUI NA COMO TERAPIA COMPLEMENTAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Luciana Cláudia Rizzo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: FERNANDES, Juliana Gomes, SIRAICHI, Jackeline Tiemy Guinosa, ROECKER, Simone, BRAZ, Ana Carolina De Athayde Raimundy, ARAUJO, Juliane Pagliari
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3095
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio caracterizado pela falta de atenção, agitação, impulsividade podendo levar a dificuldades emocionais e de relacionamento, bem como o baixo desempenho escolar e outros problemas de saúde mental. O tratamento de crianças com TDAH envolve uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e psicofarmacológicas, e exige um esforço coordenado, entre os profissionais da área da saúde em conjunto com educadores e pais. Objetivo: Conhecer a percepção de cuidadores de crianças portadores de TDAH sobre o comportamentodas mesmas após a participação em sessões de massagem Tui Na. Metodologia: Trata-se do estudo descritivos com abordagem qualitativa, de 10 crianças de ambos os sexos, matriculadas entre 5ª e 7ª série, estudantes do colégio estadual no município de Londrina –PR, com diagnostico de TDAH. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os cuidadores das crianças e foram gravadas e posteriormente transcritas, sendo submetidos à análise de conteúdo. A coleta de dados ocorreu no período de setembro a novembro de 2013. Resultados: A massagem foi uma forma de tratamento complementar importante na melhora da sintomatologia do TDAH, deixando as crianças mais calmas, relaxadas, concentradas e sociáveis, melhorando os relacionamentos familiares e sociais.Os cuidadores relataram após a realização da massagem as crianças demonstraram maior receptividade com as atividades escolares, bem como, melhoraram o nível de concentração, de atenção, de alegria e bem-estar. Conclusão: Acredita-se que o toque proporcionado por meio da técnica de massagem tenha sido uma das principais ferramentas para a criação de vínculos entre terapeuta-criança-família-escola, fortalecendo a confiança necessária para o estabelecimento das relações sociais positivas.
id UNICESU -1_ec1f836fffeeff7b4dd30f307da99dbd
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3095
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling CRIANÇA COM TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: MASSAGEM TUI NA COMO TERAPIA COMPLEMENTARCriançaTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadeMassagemO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio caracterizado pela falta de atenção, agitação, impulsividade podendo levar a dificuldades emocionais e de relacionamento, bem como o baixo desempenho escolar e outros problemas de saúde mental. O tratamento de crianças com TDAH envolve uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e psicofarmacológicas, e exige um esforço coordenado, entre os profissionais da área da saúde em conjunto com educadores e pais. Objetivo: Conhecer a percepção de cuidadores de crianças portadores de TDAH sobre o comportamentodas mesmas após a participação em sessões de massagem Tui Na. Metodologia: Trata-se do estudo descritivos com abordagem qualitativa, de 10 crianças de ambos os sexos, matriculadas entre 5ª e 7ª série, estudantes do colégio estadual no município de Londrina –PR, com diagnostico de TDAH. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os cuidadores das crianças e foram gravadas e posteriormente transcritas, sendo submetidos à análise de conteúdo. A coleta de dados ocorreu no período de setembro a novembro de 2013. Resultados: A massagem foi uma forma de tratamento complementar importante na melhora da sintomatologia do TDAH, deixando as crianças mais calmas, relaxadas, concentradas e sociáveis, melhorando os relacionamentos familiares e sociais.Os cuidadores relataram após a realização da massagem as crianças demonstraram maior receptividade com as atividades escolares, bem como, melhoraram o nível de concentração, de atenção, de alegria e bem-estar. Conclusão: Acredita-se que o toque proporcionado por meio da técnica de massagem tenha sido uma das principais ferramentas para a criação de vínculos entre terapeuta-criança-família-escola, fortalecendo a confiança necessária para o estabelecimento das relações sociais positivas.UniCesumar2019-11-26T17:28:21Z2019-11-26T17:28:21Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3095otherLIMA, Luciana Cláudia RizzoFERNANDES, Juliana GomesSIRAICHI, Jackeline Tiemy GuinosaROECKER, SimoneBRAZ, Ana Carolina De Athayde RaimundyARAUJO, Juliane Pagliarireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:27Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:03:34.903Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CRIANÇA COM TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: MASSAGEM TUI NA COMO TERAPIA COMPLEMENTAR
title CRIANÇA COM TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: MASSAGEM TUI NA COMO TERAPIA COMPLEMENTAR
spellingShingle CRIANÇA COM TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: MASSAGEM TUI NA COMO TERAPIA COMPLEMENTAR
LIMA, Luciana Cláudia Rizzo
Criança
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Massagem
title_short CRIANÇA COM TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: MASSAGEM TUI NA COMO TERAPIA COMPLEMENTAR
title_full CRIANÇA COM TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: MASSAGEM TUI NA COMO TERAPIA COMPLEMENTAR
title_fullStr CRIANÇA COM TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: MASSAGEM TUI NA COMO TERAPIA COMPLEMENTAR
title_full_unstemmed CRIANÇA COM TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: MASSAGEM TUI NA COMO TERAPIA COMPLEMENTAR
title_sort CRIANÇA COM TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: MASSAGEM TUI NA COMO TERAPIA COMPLEMENTAR
author LIMA, Luciana Cláudia Rizzo
author_facet LIMA, Luciana Cláudia Rizzo
FERNANDES, Juliana Gomes
SIRAICHI, Jackeline Tiemy Guinosa
ROECKER, Simone
BRAZ, Ana Carolina De Athayde Raimundy
ARAUJO, Juliane Pagliari
author_role author
author2 FERNANDES, Juliana Gomes
SIRAICHI, Jackeline Tiemy Guinosa
ROECKER, Simone
BRAZ, Ana Carolina De Athayde Raimundy
ARAUJO, Juliane Pagliari
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Luciana Cláudia Rizzo
FERNANDES, Juliana Gomes
SIRAICHI, Jackeline Tiemy Guinosa
ROECKER, Simone
BRAZ, Ana Carolina De Athayde Raimundy
ARAUJO, Juliane Pagliari
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Massagem
topic Criança
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Massagem
dc.description.none.fl_txt_mv O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio caracterizado pela falta de atenção, agitação, impulsividade podendo levar a dificuldades emocionais e de relacionamento, bem como o baixo desempenho escolar e outros problemas de saúde mental. O tratamento de crianças com TDAH envolve uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e psicofarmacológicas, e exige um esforço coordenado, entre os profissionais da área da saúde em conjunto com educadores e pais. Objetivo: Conhecer a percepção de cuidadores de crianças portadores de TDAH sobre o comportamentodas mesmas após a participação em sessões de massagem Tui Na. Metodologia: Trata-se do estudo descritivos com abordagem qualitativa, de 10 crianças de ambos os sexos, matriculadas entre 5ª e 7ª série, estudantes do colégio estadual no município de Londrina –PR, com diagnostico de TDAH. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os cuidadores das crianças e foram gravadas e posteriormente transcritas, sendo submetidos à análise de conteúdo. A coleta de dados ocorreu no período de setembro a novembro de 2013. Resultados: A massagem foi uma forma de tratamento complementar importante na melhora da sintomatologia do TDAH, deixando as crianças mais calmas, relaxadas, concentradas e sociáveis, melhorando os relacionamentos familiares e sociais.Os cuidadores relataram após a realização da massagem as crianças demonstraram maior receptividade com as atividades escolares, bem como, melhoraram o nível de concentração, de atenção, de alegria e bem-estar. Conclusão: Acredita-se que o toque proporcionado por meio da técnica de massagem tenha sido uma das principais ferramentas para a criação de vínculos entre terapeuta-criança-família-escola, fortalecendo a confiança necessária para o estabelecimento das relações sociais positivas.
description O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio caracterizado pela falta de atenção, agitação, impulsividade podendo levar a dificuldades emocionais e de relacionamento, bem como o baixo desempenho escolar e outros problemas de saúde mental. O tratamento de crianças com TDAH envolve uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e psicofarmacológicas, e exige um esforço coordenado, entre os profissionais da área da saúde em conjunto com educadores e pais. Objetivo: Conhecer a percepção de cuidadores de crianças portadores de TDAH sobre o comportamentodas mesmas após a participação em sessões de massagem Tui Na. Metodologia: Trata-se do estudo descritivos com abordagem qualitativa, de 10 crianças de ambos os sexos, matriculadas entre 5ª e 7ª série, estudantes do colégio estadual no município de Londrina –PR, com diagnostico de TDAH. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os cuidadores das crianças e foram gravadas e posteriormente transcritas, sendo submetidos à análise de conteúdo. A coleta de dados ocorreu no período de setembro a novembro de 2013. Resultados: A massagem foi uma forma de tratamento complementar importante na melhora da sintomatologia do TDAH, deixando as crianças mais calmas, relaxadas, concentradas e sociáveis, melhorando os relacionamentos familiares e sociais.Os cuidadores relataram após a realização da massagem as crianças demonstraram maior receptividade com as atividades escolares, bem como, melhoraram o nível de concentração, de atenção, de alegria e bem-estar. Conclusão: Acredita-se que o toque proporcionado por meio da técnica de massagem tenha sido uma das principais ferramentas para a criação de vínculos entre terapeuta-criança-família-escola, fortalecendo a confiança necessária para o estabelecimento das relações sociais positivas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-26T17:28:21Z
2019-11-26T17:28:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3095
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3095
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948623579774976