CRIANÇA COM TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: MASSAGEM TUI NA COMO TERAPIA COMPLEMENTAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3095 |
Resumo: | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio caracterizado pela falta de atenção, agitação, impulsividade podendo levar a dificuldades emocionais e de relacionamento, bem como o baixo desempenho escolar e outros problemas de saúde mental. O tratamento de crianças com TDAH envolve uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e psicofarmacológicas, e exige um esforço coordenado, entre os profissionais da área da saúde em conjunto com educadores e pais. Objetivo: Conhecer a percepção de cuidadores de crianças portadores de TDAH sobre o comportamentodas mesmas após a participação em sessões de massagem Tui Na. Metodologia: Trata-se do estudo descritivos com abordagem qualitativa, de 10 crianças de ambos os sexos, matriculadas entre 5ª e 7ª série, estudantes do colégio estadual no município de Londrina –PR, com diagnostico de TDAH. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os cuidadores das crianças e foram gravadas e posteriormente transcritas, sendo submetidos à análise de conteúdo. A coleta de dados ocorreu no período de setembro a novembro de 2013. Resultados: A massagem foi uma forma de tratamento complementar importante na melhora da sintomatologia do TDAH, deixando as crianças mais calmas, relaxadas, concentradas e sociáveis, melhorando os relacionamentos familiares e sociais.Os cuidadores relataram após a realização da massagem as crianças demonstraram maior receptividade com as atividades escolares, bem como, melhoraram o nível de concentração, de atenção, de alegria e bem-estar. Conclusão: Acredita-se que o toque proporcionado por meio da técnica de massagem tenha sido uma das principais ferramentas para a criação de vínculos entre terapeuta-criança-família-escola, fortalecendo a confiança necessária para o estabelecimento das relações sociais positivas. |
id |
UNICESU-1_fac4d9679ea8bf9e2c50c71f26d1628d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3095 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
CRIANÇA COM TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: MASSAGEM TUI NA COMO TERAPIA COMPLEMENTARCriançaTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadeMassagemO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio caracterizado pela falta de atenção, agitação, impulsividade podendo levar a dificuldades emocionais e de relacionamento, bem como o baixo desempenho escolar e outros problemas de saúde mental. O tratamento de crianças com TDAH envolve uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e psicofarmacológicas, e exige um esforço coordenado, entre os profissionais da área da saúde em conjunto com educadores e pais. Objetivo: Conhecer a percepção de cuidadores de crianças portadores de TDAH sobre o comportamentodas mesmas após a participação em sessões de massagem Tui Na. Metodologia: Trata-se do estudo descritivos com abordagem qualitativa, de 10 crianças de ambos os sexos, matriculadas entre 5ª e 7ª série, estudantes do colégio estadual no município de Londrina –PR, com diagnostico de TDAH. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os cuidadores das crianças e foram gravadas e posteriormente transcritas, sendo submetidos à análise de conteúdo. A coleta de dados ocorreu no período de setembro a novembro de 2013. Resultados: A massagem foi uma forma de tratamento complementar importante na melhora da sintomatologia do TDAH, deixando as crianças mais calmas, relaxadas, concentradas e sociáveis, melhorando os relacionamentos familiares e sociais.Os cuidadores relataram após a realização da massagem as crianças demonstraram maior receptividade com as atividades escolares, bem como, melhoraram o nível de concentração, de atenção, de alegria e bem-estar. Conclusão: Acredita-se que o toque proporcionado por meio da técnica de massagem tenha sido uma das principais ferramentas para a criação de vínculos entre terapeuta-criança-família-escola, fortalecendo a confiança necessária para o estabelecimento das relações sociais positivas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-26T17:28:21Z2019-11-26T17:28:21Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3095porLIMA, Luciana Cláudia RizzoFERNANDES, Juliana GomesSIRAICHI, Jackeline Tiemy GuinosaROECKER, SimoneBRAZ, Ana Carolina De Athayde RaimundyARAUJO, Juliane Pagliariinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:54:05Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3095Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:54:05Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CRIANÇA COM TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: MASSAGEM TUI NA COMO TERAPIA COMPLEMENTAR |
title |
CRIANÇA COM TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: MASSAGEM TUI NA COMO TERAPIA COMPLEMENTAR |
spellingShingle |
CRIANÇA COM TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: MASSAGEM TUI NA COMO TERAPIA COMPLEMENTAR LIMA, Luciana Cláudia Rizzo Criança Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade Massagem |
title_short |
CRIANÇA COM TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: MASSAGEM TUI NA COMO TERAPIA COMPLEMENTAR |
title_full |
CRIANÇA COM TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: MASSAGEM TUI NA COMO TERAPIA COMPLEMENTAR |
title_fullStr |
CRIANÇA COM TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: MASSAGEM TUI NA COMO TERAPIA COMPLEMENTAR |
title_full_unstemmed |
CRIANÇA COM TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: MASSAGEM TUI NA COMO TERAPIA COMPLEMENTAR |
title_sort |
CRIANÇA COM TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: MASSAGEM TUI NA COMO TERAPIA COMPLEMENTAR |
author |
LIMA, Luciana Cláudia Rizzo |
author_facet |
LIMA, Luciana Cláudia Rizzo FERNANDES, Juliana Gomes SIRAICHI, Jackeline Tiemy Guinosa ROECKER, Simone BRAZ, Ana Carolina De Athayde Raimundy ARAUJO, Juliane Pagliari |
author_role |
author |
author2 |
FERNANDES, Juliana Gomes SIRAICHI, Jackeline Tiemy Guinosa ROECKER, Simone BRAZ, Ana Carolina De Athayde Raimundy ARAUJO, Juliane Pagliari |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Luciana Cláudia Rizzo FERNANDES, Juliana Gomes SIRAICHI, Jackeline Tiemy Guinosa ROECKER, Simone BRAZ, Ana Carolina De Athayde Raimundy ARAUJO, Juliane Pagliari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade Massagem |
topic |
Criança Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade Massagem |
description |
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio caracterizado pela falta de atenção, agitação, impulsividade podendo levar a dificuldades emocionais e de relacionamento, bem como o baixo desempenho escolar e outros problemas de saúde mental. O tratamento de crianças com TDAH envolve uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e psicofarmacológicas, e exige um esforço coordenado, entre os profissionais da área da saúde em conjunto com educadores e pais. Objetivo: Conhecer a percepção de cuidadores de crianças portadores de TDAH sobre o comportamentodas mesmas após a participação em sessões de massagem Tui Na. Metodologia: Trata-se do estudo descritivos com abordagem qualitativa, de 10 crianças de ambos os sexos, matriculadas entre 5ª e 7ª série, estudantes do colégio estadual no município de Londrina –PR, com diagnostico de TDAH. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os cuidadores das crianças e foram gravadas e posteriormente transcritas, sendo submetidos à análise de conteúdo. A coleta de dados ocorreu no período de setembro a novembro de 2013. Resultados: A massagem foi uma forma de tratamento complementar importante na melhora da sintomatologia do TDAH, deixando as crianças mais calmas, relaxadas, concentradas e sociáveis, melhorando os relacionamentos familiares e sociais.Os cuidadores relataram após a realização da massagem as crianças demonstraram maior receptividade com as atividades escolares, bem como, melhoraram o nível de concentração, de atenção, de alegria e bem-estar. Conclusão: Acredita-se que o toque proporcionado por meio da técnica de massagem tenha sido uma das principais ferramentas para a criação de vínculos entre terapeuta-criança-família-escola, fortalecendo a confiança necessária para o estabelecimento das relações sociais positivas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04 2019-11-26T17:28:21Z 2019-11-26T17:28:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3095 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098719220858880 |