VALOR NUTRICIONAL E ACEITAÇÃO DE LINGUIÇAS DEFUMADAS DE DIFERENTES ESPÉCIES ANIMAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coradini, Melina Franco
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bronharo, Bruna Albino, Souza, Maria Luiza Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1338
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi elaborar três tratamentos de linguiça defumada com carne de diferentes espécies animais, sendo o tratamento 1 carne de aves, o tratamento 2 carne suína e o tratamento 3 carne bovina, além de avaliar a composição centesimal, umidade, proteína, lipídios totais e cinzas, e a aceitação sensorial dos produtos. Foi utilizada a mesma formulação para os três tratamentos diferentes, com exceção da matéria-prima cárnea e todos os tratamentos foram submetidos à defumação a quente. Nos resultados da composição centesimal não houve diferença significativa para a umidade e o teor de cinzas, já para o teor de proteína, lipídios totais e o valor calórico a linguiça defumada de aves foi a que apresentou os melhores resultados, 40,28%, 12,56% e 79,70 kcal/kg, respectivamente. Na análise sensorial não houve diferença significativa entre os tratamentos para os parâmetros cor, textura, impressão global e para o teste de intenção de compra, já para o aspecto sabor as linguiças defumadas de aves e suína foram as melhores aceitas com médias de 6,71 e 7,28, o que corresponde a gostei moderadamente na escala hedônica. Conclui-se que os três tratamentos de linguiça defumada de diferentes espécies animais foram aceitos pelos consumidores, porém o tratamento de linguiça defumada de aves foi o que apresentou melhor resultado nutricional e sensorial.
id UNICESU -1_edde601cf8600cd906f36b2e98c4c7aa
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1338
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling VALOR NUTRICIONAL E ACEITAÇÃO DE LINGUIÇAS DEFUMADAS DE DIFERENTES ESPÉCIES ANIMAISComposição centesimalSensorialEmbutidoO objetivo do presente trabalho foi elaborar três tratamentos de linguiça defumada com carne de diferentes espécies animais, sendo o tratamento 1 carne de aves, o tratamento 2 carne suína e o tratamento 3 carne bovina, além de avaliar a composição centesimal, umidade, proteína, lipídios totais e cinzas, e a aceitação sensorial dos produtos. Foi utilizada a mesma formulação para os três tratamentos diferentes, com exceção da matéria-prima cárnea e todos os tratamentos foram submetidos à defumação a quente. Nos resultados da composição centesimal não houve diferença significativa para a umidade e o teor de cinzas, já para o teor de proteína, lipídios totais e o valor calórico a linguiça defumada de aves foi a que apresentou os melhores resultados, 40,28%, 12,56% e 79,70 kcal/kg, respectivamente. Na análise sensorial não houve diferença significativa entre os tratamentos para os parâmetros cor, textura, impressão global e para o teste de intenção de compra, já para o aspecto sabor as linguiças defumadas de aves e suína foram as melhores aceitas com médias de 6,71 e 7,28, o que corresponde a gostei moderadamente na escala hedônica. Conclui-se que os três tratamentos de linguiça defumada de diferentes espécies animais foram aceitos pelos consumidores, porém o tratamento de linguiça defumada de aves foi o que apresentou melhor resultado nutricional e sensorial.Unicesumar2019-08-12T13:33:19Z2019-08-12T13:33:19Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1338otherCoradini, Melina FrancoBronharo, Bruna AlbinoSouza, Maria Luiza Rodrigues dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:29Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:30.795Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv VALOR NUTRICIONAL E ACEITAÇÃO DE LINGUIÇAS DEFUMADAS DE DIFERENTES ESPÉCIES ANIMAIS
title VALOR NUTRICIONAL E ACEITAÇÃO DE LINGUIÇAS DEFUMADAS DE DIFERENTES ESPÉCIES ANIMAIS
spellingShingle VALOR NUTRICIONAL E ACEITAÇÃO DE LINGUIÇAS DEFUMADAS DE DIFERENTES ESPÉCIES ANIMAIS
Coradini, Melina Franco
Composição centesimal
Sensorial
Embutido
title_short VALOR NUTRICIONAL E ACEITAÇÃO DE LINGUIÇAS DEFUMADAS DE DIFERENTES ESPÉCIES ANIMAIS
title_full VALOR NUTRICIONAL E ACEITAÇÃO DE LINGUIÇAS DEFUMADAS DE DIFERENTES ESPÉCIES ANIMAIS
title_fullStr VALOR NUTRICIONAL E ACEITAÇÃO DE LINGUIÇAS DEFUMADAS DE DIFERENTES ESPÉCIES ANIMAIS
title_full_unstemmed VALOR NUTRICIONAL E ACEITAÇÃO DE LINGUIÇAS DEFUMADAS DE DIFERENTES ESPÉCIES ANIMAIS
title_sort VALOR NUTRICIONAL E ACEITAÇÃO DE LINGUIÇAS DEFUMADAS DE DIFERENTES ESPÉCIES ANIMAIS
author Coradini, Melina Franco
author_facet Coradini, Melina Franco
Bronharo, Bruna Albino
Souza, Maria Luiza Rodrigues de
author_role author
author2 Bronharo, Bruna Albino
Souza, Maria Luiza Rodrigues de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coradini, Melina Franco
Bronharo, Bruna Albino
Souza, Maria Luiza Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Composição centesimal
Sensorial
Embutido
topic Composição centesimal
Sensorial
Embutido
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo do presente trabalho foi elaborar três tratamentos de linguiça defumada com carne de diferentes espécies animais, sendo o tratamento 1 carne de aves, o tratamento 2 carne suína e o tratamento 3 carne bovina, além de avaliar a composição centesimal, umidade, proteína, lipídios totais e cinzas, e a aceitação sensorial dos produtos. Foi utilizada a mesma formulação para os três tratamentos diferentes, com exceção da matéria-prima cárnea e todos os tratamentos foram submetidos à defumação a quente. Nos resultados da composição centesimal não houve diferença significativa para a umidade e o teor de cinzas, já para o teor de proteína, lipídios totais e o valor calórico a linguiça defumada de aves foi a que apresentou os melhores resultados, 40,28%, 12,56% e 79,70 kcal/kg, respectivamente. Na análise sensorial não houve diferença significativa entre os tratamentos para os parâmetros cor, textura, impressão global e para o teste de intenção de compra, já para o aspecto sabor as linguiças defumadas de aves e suína foram as melhores aceitas com médias de 6,71 e 7,28, o que corresponde a gostei moderadamente na escala hedônica. Conclui-se que os três tratamentos de linguiça defumada de diferentes espécies animais foram aceitos pelos consumidores, porém o tratamento de linguiça defumada de aves foi o que apresentou melhor resultado nutricional e sensorial.
description O objetivo do presente trabalho foi elaborar três tratamentos de linguiça defumada com carne de diferentes espécies animais, sendo o tratamento 1 carne de aves, o tratamento 2 carne suína e o tratamento 3 carne bovina, além de avaliar a composição centesimal, umidade, proteína, lipídios totais e cinzas, e a aceitação sensorial dos produtos. Foi utilizada a mesma formulação para os três tratamentos diferentes, com exceção da matéria-prima cárnea e todos os tratamentos foram submetidos à defumação a quente. Nos resultados da composição centesimal não houve diferença significativa para a umidade e o teor de cinzas, já para o teor de proteína, lipídios totais e o valor calórico a linguiça defumada de aves foi a que apresentou os melhores resultados, 40,28%, 12,56% e 79,70 kcal/kg, respectivamente. Na análise sensorial não houve diferença significativa entre os tratamentos para os parâmetros cor, textura, impressão global e para o teste de intenção de compra, já para o aspecto sabor as linguiças defumadas de aves e suína foram as melhores aceitas com médias de 6,71 e 7,28, o que corresponde a gostei moderadamente na escala hedônica. Conclui-se que os três tratamentos de linguiça defumada de diferentes espécies animais foram aceitos pelos consumidores, porém o tratamento de linguiça defumada de aves foi o que apresentou melhor resultado nutricional e sensorial.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-12T13:33:19Z
2019-08-12T13:33:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1338
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1338
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948587939725312