A INFLUÊNCIA DA VIDA ACADÊMICA NA POSTURA SENTADA DOS UNIVERSITÁRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TAMURA, Thalinni Mayumi Yamao
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4886
Resumo: A manutenção de posturas inadequadas, principalmente a postura sentada, pode ocasionar transformações posturais permanentes. O presente estudo objetiva avaliar a postura sentada de universitários e verificar a influência da formação acadêmica na aquisição de seu hábito postural. Participarão do estudo 160 acadêmicos do gênero feminino, com idade entre 17 e 25 anos, com estatura mediana (1,65m), matriculados em uma Instituição de Ensino Superior da Cidade de Maringá –PR, sendo 80 alunos do curso de fisioterapia, 40 ingressantes (grupo A), 40 concluintes (grupo B) e 80 alunos da área da saúde (cursos de Nutrição, Farmácia, Enfermagem e Biomedicina) 40 ingressantes (grupo C), 40 concluintes (grupo D). Para coleta de dados será utilizado o instrumento de Rocha (1999). Este instrumento apresenta 4 critérios para avaliação da postura sentada em uma cadeira convencional de sala de aula. Para o tratamento estatístico dos dados serão utilizadas a estatística descritiva e inferencial. As variáveis quantitativas serão submetidas ao teste t de studente as variáveis qualitativas ao teste do qui- quadrado. O nível de significância adotado será de 5% (p<0,05).
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