O EMPREENDEDORISMO SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICAS: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Amanda Ferreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Rejane Heloise dos, Ferreira, Marcia Regina, Borges, William Antonio
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1394
Resumo: No que tange ao tema empreendedorismo existem tantas definições de empreendedorismo quanto autores tecendo estudos a respeito, acarretando que cada estado ou país tem sua própria definição e ocasionando na dificuldade de se definir o objeto de estudo foco do empreendedorismo. Entretanto, pode-se afirmar que apesar dos avanços, o estudo em empreendedorismo tem se concentrado em visões economicistas acerca do fenômeno. A realização de levantamentos sobre a produção de conhecimento sobre o tema para verificar se de fato essa é a tendência global, como Journals que não sejam interessados em abordagens economicistas, podem ser uma saída no avanço dessa temática. O objetivo do presente estudo, portanto, é explorar, por meio de uma revisão bibliográfica, perspectivas teóricas sobre empreendedorismo alternativas ao mainstream econômico, e de que forma elas estão conectadas com o campo das ciências sociais aplicadas, mais especificamente o campo da Administração. Por meio de uma pesquisa qualitativa, descritiva e bibliográfica, foram levantados e explorados materiais que trataram o empreendedorismo sob perspectivas teóricas alternativas às abordagens econômicas predominantes. Os principais resultados apontam que o empreendedorismo se constitui em uma promessa, e que apenas o ferramental técnico-científico não é suficiente para formar empreendedores, fazendo-se necessário conjugar esforços com uma educação filosófica, para fazer com que o homem tome consciência de sua condição de doador de sentido ao mundo. Verificou-se ainda uma pluralidade de temas e enfoques que envolvem os estudos no assunto. Assim, conclui-se que falar de empreendedorismo apenas sob as lentes de apenas uma das perspectivas consiste em uma incoerência.
id UNICESU -1_f22e85219227c0952f4ab9e668daa856
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1394
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling O EMPREENDEDORISMO SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICAS: UMA ABORDAGEM CONCEITUALEmpreendedorismoEmancipaçãoAçãoNo que tange ao tema empreendedorismo existem tantas definições de empreendedorismo quanto autores tecendo estudos a respeito, acarretando que cada estado ou país tem sua própria definição e ocasionando na dificuldade de se definir o objeto de estudo foco do empreendedorismo. Entretanto, pode-se afirmar que apesar dos avanços, o estudo em empreendedorismo tem se concentrado em visões economicistas acerca do fenômeno. A realização de levantamentos sobre a produção de conhecimento sobre o tema para verificar se de fato essa é a tendência global, como Journals que não sejam interessados em abordagens economicistas, podem ser uma saída no avanço dessa temática. O objetivo do presente estudo, portanto, é explorar, por meio de uma revisão bibliográfica, perspectivas teóricas sobre empreendedorismo alternativas ao mainstream econômico, e de que forma elas estão conectadas com o campo das ciências sociais aplicadas, mais especificamente o campo da Administração. Por meio de uma pesquisa qualitativa, descritiva e bibliográfica, foram levantados e explorados materiais que trataram o empreendedorismo sob perspectivas teóricas alternativas às abordagens econômicas predominantes. Os principais resultados apontam que o empreendedorismo se constitui em uma promessa, e que apenas o ferramental técnico-científico não é suficiente para formar empreendedores, fazendo-se necessário conjugar esforços com uma educação filosófica, para fazer com que o homem tome consciência de sua condição de doador de sentido ao mundo. Verificou-se ainda uma pluralidade de temas e enfoques que envolvem os estudos no assunto. Assim, conclui-se que falar de empreendedorismo apenas sob as lentes de apenas uma das perspectivas consiste em uma incoerência.Unicesumar2019-08-12T18:27:08Z2019-08-12T18:27:08Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1394otherGuimarães, Amanda FerreiraSantos, Rejane Heloise dosFerreira, Marcia ReginaBorges, William Antonioreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:02:11Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:02:25.995Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O EMPREENDEDORISMO SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICAS: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL
title O EMPREENDEDORISMO SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICAS: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL
spellingShingle O EMPREENDEDORISMO SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICAS: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL
Guimarães, Amanda Ferreira
Empreendedorismo
Emancipação
Ação
title_short O EMPREENDEDORISMO SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICAS: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL
title_full O EMPREENDEDORISMO SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICAS: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL
title_fullStr O EMPREENDEDORISMO SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICAS: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL
title_full_unstemmed O EMPREENDEDORISMO SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICAS: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL
title_sort O EMPREENDEDORISMO SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICAS: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL
author Guimarães, Amanda Ferreira
author_facet Guimarães, Amanda Ferreira
Santos, Rejane Heloise dos
Ferreira, Marcia Regina
Borges, William Antonio
author_role author
author2 Santos, Rejane Heloise dos
Ferreira, Marcia Regina
Borges, William Antonio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Amanda Ferreira
Santos, Rejane Heloise dos
Ferreira, Marcia Regina
Borges, William Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Emancipação
Ação
topic Empreendedorismo
Emancipação
Ação
dc.description.none.fl_txt_mv No que tange ao tema empreendedorismo existem tantas definições de empreendedorismo quanto autores tecendo estudos a respeito, acarretando que cada estado ou país tem sua própria definição e ocasionando na dificuldade de se definir o objeto de estudo foco do empreendedorismo. Entretanto, pode-se afirmar que apesar dos avanços, o estudo em empreendedorismo tem se concentrado em visões economicistas acerca do fenômeno. A realização de levantamentos sobre a produção de conhecimento sobre o tema para verificar se de fato essa é a tendência global, como Journals que não sejam interessados em abordagens economicistas, podem ser uma saída no avanço dessa temática. O objetivo do presente estudo, portanto, é explorar, por meio de uma revisão bibliográfica, perspectivas teóricas sobre empreendedorismo alternativas ao mainstream econômico, e de que forma elas estão conectadas com o campo das ciências sociais aplicadas, mais especificamente o campo da Administração. Por meio de uma pesquisa qualitativa, descritiva e bibliográfica, foram levantados e explorados materiais que trataram o empreendedorismo sob perspectivas teóricas alternativas às abordagens econômicas predominantes. Os principais resultados apontam que o empreendedorismo se constitui em uma promessa, e que apenas o ferramental técnico-científico não é suficiente para formar empreendedores, fazendo-se necessário conjugar esforços com uma educação filosófica, para fazer com que o homem tome consciência de sua condição de doador de sentido ao mundo. Verificou-se ainda uma pluralidade de temas e enfoques que envolvem os estudos no assunto. Assim, conclui-se que falar de empreendedorismo apenas sob as lentes de apenas uma das perspectivas consiste em uma incoerência.
description No que tange ao tema empreendedorismo existem tantas definições de empreendedorismo quanto autores tecendo estudos a respeito, acarretando que cada estado ou país tem sua própria definição e ocasionando na dificuldade de se definir o objeto de estudo foco do empreendedorismo. Entretanto, pode-se afirmar que apesar dos avanços, o estudo em empreendedorismo tem se concentrado em visões economicistas acerca do fenômeno. A realização de levantamentos sobre a produção de conhecimento sobre o tema para verificar se de fato essa é a tendência global, como Journals que não sejam interessados em abordagens economicistas, podem ser uma saída no avanço dessa temática. O objetivo do presente estudo, portanto, é explorar, por meio de uma revisão bibliográfica, perspectivas teóricas sobre empreendedorismo alternativas ao mainstream econômico, e de que forma elas estão conectadas com o campo das ciências sociais aplicadas, mais especificamente o campo da Administração. Por meio de uma pesquisa qualitativa, descritiva e bibliográfica, foram levantados e explorados materiais que trataram o empreendedorismo sob perspectivas teóricas alternativas às abordagens econômicas predominantes. Os principais resultados apontam que o empreendedorismo se constitui em uma promessa, e que apenas o ferramental técnico-científico não é suficiente para formar empreendedores, fazendo-se necessário conjugar esforços com uma educação filosófica, para fazer com que o homem tome consciência de sua condição de doador de sentido ao mundo. Verificou-se ainda uma pluralidade de temas e enfoques que envolvem os estudos no assunto. Assim, conclui-se que falar de empreendedorismo apenas sob as lentes de apenas uma das perspectivas consiste em uma incoerência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-12T18:27:08Z
2019-08-12T18:27:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1394
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1394
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948619494522880