SENTIMENTOS DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM, FRENTE À MORTE DE PACIENTES DURANTE AS PRÁTICAS CLÍNICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zaccardi, Mirella Zaccardi
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Balbino, Caroline Pinto, Santos, Aliny de Lima
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1693
Resumo: O objetivo do estudo foi apreender a percepção de acadêmicos do terceiro e quarto ano da graduação de enfermagem acerca do processo morte/morrer mediante a vivência deste evento durante o estágio curricular. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, realizada junto a alunos da graduação em Enfermagem de um centro de ensino superior privado de Maringá, Paraná. Participaram da pesquisa 12 acadêmicos. Utilizou-se um questionário semiestruturado composto por duas partes, sendo uma de caracterização e a segunda com uma questão norteadora. As entrevistas foram gravadas, transcritas em sua integralidade e submetidas à análise de conteúdo temática. Por meio da análise, ainda parcial, foi possível obter duas unidades temáticas: Sentimentos gerados a partir do processo morte e morrer do paciente, e Formação Teórica e Prática no contexto morte e morrer. Deste modo, percebeu-se que os graduandos sentem uma grande diversidade de sentimentos perante a morte, e também pode se constatar uma fragilidade na abordagem teoria e pratica em relação ao processo morte/morrer. Em contrapartida, pode se perceber também que após os acadêmicos terem vivenciado a morte de uma pessoa conhecida ou de um paciente, esses se se sentem mais preparados e capazes para lidar com essa situação novamente. Espera-se, com este resultado, colaborar com estratégias para uma melhor abordagem nos cursos de graduação de enfermagem sobre a morte.
id UNICESU -1_f2541d68979dee0b374b41fef5eabc1c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1693
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling SENTIMENTOS DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM, FRENTE À MORTE DE PACIENTES DURANTE AS PRÁTICAS CLÍNICASAtitude frente à morteEstudantes de EnfermagemMorteMorrerO objetivo do estudo foi apreender a percepção de acadêmicos do terceiro e quarto ano da graduação de enfermagem acerca do processo morte/morrer mediante a vivência deste evento durante o estágio curricular. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, realizada junto a alunos da graduação em Enfermagem de um centro de ensino superior privado de Maringá, Paraná. Participaram da pesquisa 12 acadêmicos. Utilizou-se um questionário semiestruturado composto por duas partes, sendo uma de caracterização e a segunda com uma questão norteadora. As entrevistas foram gravadas, transcritas em sua integralidade e submetidas à análise de conteúdo temática. Por meio da análise, ainda parcial, foi possível obter duas unidades temáticas: Sentimentos gerados a partir do processo morte e morrer do paciente, e Formação Teórica e Prática no contexto morte e morrer. Deste modo, percebeu-se que os graduandos sentem uma grande diversidade de sentimentos perante a morte, e também pode se constatar uma fragilidade na abordagem teoria e pratica em relação ao processo morte/morrer. Em contrapartida, pode se perceber também que após os acadêmicos terem vivenciado a morte de uma pessoa conhecida ou de um paciente, esses se se sentem mais preparados e capazes para lidar com essa situação novamente. Espera-se, com este resultado, colaborar com estratégias para uma melhor abordagem nos cursos de graduação de enfermagem sobre a morte.Unicesumar2019-08-16T13:05:01Z2019-08-16T13:05:01Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1693otherZaccardi, Mirella ZaccardiBalbino, Caroline PintoSantos, Aliny de Limareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:06:09Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:06:18.579Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv SENTIMENTOS DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM, FRENTE À MORTE DE PACIENTES DURANTE AS PRÁTICAS CLÍNICAS
title SENTIMENTOS DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM, FRENTE À MORTE DE PACIENTES DURANTE AS PRÁTICAS CLÍNICAS
spellingShingle SENTIMENTOS DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM, FRENTE À MORTE DE PACIENTES DURANTE AS PRÁTICAS CLÍNICAS
Zaccardi, Mirella Zaccardi
Atitude frente à morte
Estudantes de Enfermagem
Morte
Morrer
title_short SENTIMENTOS DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM, FRENTE À MORTE DE PACIENTES DURANTE AS PRÁTICAS CLÍNICAS
title_full SENTIMENTOS DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM, FRENTE À MORTE DE PACIENTES DURANTE AS PRÁTICAS CLÍNICAS
title_fullStr SENTIMENTOS DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM, FRENTE À MORTE DE PACIENTES DURANTE AS PRÁTICAS CLÍNICAS
title_full_unstemmed SENTIMENTOS DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM, FRENTE À MORTE DE PACIENTES DURANTE AS PRÁTICAS CLÍNICAS
title_sort SENTIMENTOS DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM, FRENTE À MORTE DE PACIENTES DURANTE AS PRÁTICAS CLÍNICAS
author Zaccardi, Mirella Zaccardi
author_facet Zaccardi, Mirella Zaccardi
Balbino, Caroline Pinto
Santos, Aliny de Lima
author_role author
author2 Balbino, Caroline Pinto
Santos, Aliny de Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zaccardi, Mirella Zaccardi
Balbino, Caroline Pinto
Santos, Aliny de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Atitude frente à morte
Estudantes de Enfermagem
Morte
Morrer
topic Atitude frente à morte
Estudantes de Enfermagem
Morte
Morrer
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo do estudo foi apreender a percepção de acadêmicos do terceiro e quarto ano da graduação de enfermagem acerca do processo morte/morrer mediante a vivência deste evento durante o estágio curricular. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, realizada junto a alunos da graduação em Enfermagem de um centro de ensino superior privado de Maringá, Paraná. Participaram da pesquisa 12 acadêmicos. Utilizou-se um questionário semiestruturado composto por duas partes, sendo uma de caracterização e a segunda com uma questão norteadora. As entrevistas foram gravadas, transcritas em sua integralidade e submetidas à análise de conteúdo temática. Por meio da análise, ainda parcial, foi possível obter duas unidades temáticas: Sentimentos gerados a partir do processo morte e morrer do paciente, e Formação Teórica e Prática no contexto morte e morrer. Deste modo, percebeu-se que os graduandos sentem uma grande diversidade de sentimentos perante a morte, e também pode se constatar uma fragilidade na abordagem teoria e pratica em relação ao processo morte/morrer. Em contrapartida, pode se perceber também que após os acadêmicos terem vivenciado a morte de uma pessoa conhecida ou de um paciente, esses se se sentem mais preparados e capazes para lidar com essa situação novamente. Espera-se, com este resultado, colaborar com estratégias para uma melhor abordagem nos cursos de graduação de enfermagem sobre a morte.
description O objetivo do estudo foi apreender a percepção de acadêmicos do terceiro e quarto ano da graduação de enfermagem acerca do processo morte/morrer mediante a vivência deste evento durante o estágio curricular. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, realizada junto a alunos da graduação em Enfermagem de um centro de ensino superior privado de Maringá, Paraná. Participaram da pesquisa 12 acadêmicos. Utilizou-se um questionário semiestruturado composto por duas partes, sendo uma de caracterização e a segunda com uma questão norteadora. As entrevistas foram gravadas, transcritas em sua integralidade e submetidas à análise de conteúdo temática. Por meio da análise, ainda parcial, foi possível obter duas unidades temáticas: Sentimentos gerados a partir do processo morte e morrer do paciente, e Formação Teórica e Prática no contexto morte e morrer. Deste modo, percebeu-se que os graduandos sentem uma grande diversidade de sentimentos perante a morte, e também pode se constatar uma fragilidade na abordagem teoria e pratica em relação ao processo morte/morrer. Em contrapartida, pode se perceber também que após os acadêmicos terem vivenciado a morte de uma pessoa conhecida ou de um paciente, esses se se sentem mais preparados e capazes para lidar com essa situação novamente. Espera-se, com este resultado, colaborar com estratégias para uma melhor abordagem nos cursos de graduação de enfermagem sobre a morte.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-16T13:05:01Z
2019-08-16T13:05:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1693
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1693
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948629996011520