ESTILO DE VIDA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DADA, Rafaela Pilegi
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: PRATI, Roberto Adriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6826
Resumo: O estilo de vida pode ser determinante de conseqüências físicas e comportamentais nas pessoas. Da mesma forma caso um estilo de vida seja adotado esse comportamento poderá transformar características no ser humano inclusive desenvolvendo doença graves como obesidade, diabetes e cardiopatias. No caso do adolescente, quanto antes tomar decisões para o estilo de vida positivo menores serão as chances de se tornarem adultos doentes e problemáticos. Assim o objetivo deste estudo é analisar o estilo de vida de adolescentes de uma escola estadual da cidade de Marialva-PR. A amostra foi composta por 193 alunos do primeiro ano e 86 alunos do terceiro ano do ensino médio. Como instrumento de medida foi utilizado o Pentáculo do Bem-estar proposto por Nahas, Barros e Francalacci (2000). O instrumento é composto por cinco dimensões de estilo de vida sendo atividade física (AF), nutrição (N), controle do estresse (CS), comportamento preventivo (CP) e relacionamento social (RS). Em cada componente existem três questões que devem ser respondidas com valores de zero (estilo de vida negativo) a três (estilo de vida positivo). Os dados foram analisados através da estatística descritiva e teste “t” para amostra independente e nível de confiança de 95%. Os resultados indicaram que os alunos apresentam estilo de vida insuficiente e inadequado. As moças apresentam estilo de vida melhor que rapazes na dimensão CP e, ao contrário os rapazes nos componentes AF e CS. Por fim, pode-se observar que quanto mais se aproxima o fim do nível médio mais negativo se torna o estilo de vida dos estudantes.
id UNICESU -1_f409a710f7db46efb6d2aad0595b2dbd
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6826
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ESTILO DE VIDA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIOAdolescenteEducaçãoEstilo de vidaSaúdeO estilo de vida pode ser determinante de conseqüências físicas e comportamentais nas pessoas. Da mesma forma caso um estilo de vida seja adotado esse comportamento poderá transformar características no ser humano inclusive desenvolvendo doença graves como obesidade, diabetes e cardiopatias. No caso do adolescente, quanto antes tomar decisões para o estilo de vida positivo menores serão as chances de se tornarem adultos doentes e problemáticos. Assim o objetivo deste estudo é analisar o estilo de vida de adolescentes de uma escola estadual da cidade de Marialva-PR. A amostra foi composta por 193 alunos do primeiro ano e 86 alunos do terceiro ano do ensino médio. Como instrumento de medida foi utilizado o Pentáculo do Bem-estar proposto por Nahas, Barros e Francalacci (2000). O instrumento é composto por cinco dimensões de estilo de vida sendo atividade física (AF), nutrição (N), controle do estresse (CS), comportamento preventivo (CP) e relacionamento social (RS). Em cada componente existem três questões que devem ser respondidas com valores de zero (estilo de vida negativo) a três (estilo de vida positivo). Os dados foram analisados através da estatística descritiva e teste “t” para amostra independente e nível de confiança de 95%. Os resultados indicaram que os alunos apresentam estilo de vida insuficiente e inadequado. As moças apresentam estilo de vida melhor que rapazes na dimensão CP e, ao contrário os rapazes nos componentes AF e CS. Por fim, pode-se observar que quanto mais se aproxima o fim do nível médio mais negativo se torna o estilo de vida dos estudantes.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-27T16:02:03Z2007-10-232021-01-27T16:02:03Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6826porDADA, Rafaela PilegiPRATI, Roberto Adrianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-28T06:01:42ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ESTILO DE VIDA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO
title ESTILO DE VIDA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle ESTILO DE VIDA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO
DADA, Rafaela Pilegi
Adolescente
Educação
Estilo de vida
Saúde
title_short ESTILO DE VIDA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO
title_full ESTILO DE VIDA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr ESTILO DE VIDA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed ESTILO DE VIDA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO
title_sort ESTILO DE VIDA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO
author DADA, Rafaela Pilegi
author_facet DADA, Rafaela Pilegi
PRATI, Roberto Adriano
author_role author
author2 PRATI, Roberto Adriano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DADA, Rafaela Pilegi
PRATI, Roberto Adriano
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente
Educação
Estilo de vida
Saúde
topic Adolescente
Educação
Estilo de vida
Saúde
description O estilo de vida pode ser determinante de conseqüências físicas e comportamentais nas pessoas. Da mesma forma caso um estilo de vida seja adotado esse comportamento poderá transformar características no ser humano inclusive desenvolvendo doença graves como obesidade, diabetes e cardiopatias. No caso do adolescente, quanto antes tomar decisões para o estilo de vida positivo menores serão as chances de se tornarem adultos doentes e problemáticos. Assim o objetivo deste estudo é analisar o estilo de vida de adolescentes de uma escola estadual da cidade de Marialva-PR. A amostra foi composta por 193 alunos do primeiro ano e 86 alunos do terceiro ano do ensino médio. Como instrumento de medida foi utilizado o Pentáculo do Bem-estar proposto por Nahas, Barros e Francalacci (2000). O instrumento é composto por cinco dimensões de estilo de vida sendo atividade física (AF), nutrição (N), controle do estresse (CS), comportamento preventivo (CP) e relacionamento social (RS). Em cada componente existem três questões que devem ser respondidas com valores de zero (estilo de vida negativo) a três (estilo de vida positivo). Os dados foram analisados através da estatística descritiva e teste “t” para amostra independente e nível de confiança de 95%. Os resultados indicaram que os alunos apresentam estilo de vida insuficiente e inadequado. As moças apresentam estilo de vida melhor que rapazes na dimensão CP e, ao contrário os rapazes nos componentes AF e CS. Por fim, pode-se observar que quanto mais se aproxima o fim do nível médio mais negativo se torna o estilo de vida dos estudantes.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-27T16:02:03Z
2021-01-27T16:02:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6826
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771967183781888