Estilo de Vida dos Adolescentes de uma Escola Secundária do Interior do País

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Marlene S T F
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/4389
Resumo: Introdução: Um estilo de vida adequado dos adolescentes é crucial para uma vida saudável. Os padrões de comportamentos adquiridos na adolescência e perpetuados pela vida adulta vão causar grande impacto na saúde dos adolescentes e na saúde pública, estando associados às principais causas de doenças crónicas não transmissíveis, morte e gastos em saúde. A adolescência é uma fase de transição e ideal para a intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária para alterar os determinantes do estilo de vida dos adolescentes, contribuindo para a saúde, bem-estar e qualidade de vida destes. Objetivos: Esta investigação tem como objetivo geral: avaliar o estilo de vida dos adolescentes; e como objetivos específicos: caraterizar os adolescentes da amostra em estudo; avaliar a perceção que os adolescentes têm da sua imagem; avaliar a autoestima dos adolescentes; avaliar o bem-estar psicológico dos adolescentes, identificar os fatores que influenciam o estilo de vida dos adolescentes e analisar os fatores que influenciam o estilo de vida dos adolescentes. Metodologia: Estudo não experimental, quantitativo, transversal, descritivo e correlacional, realizado numa amostra não probabilística por acessibilidade. Constituída por 144 adolescentes, matriculados numa escola secundária do interior do país no ano 2016/2017, com média de idades 16.78 anos, a maioria (52.8%) são do sexo feminino. Foi elaborado um protocolo de avaliação, que integra o questionário “ O Meu Estilo de Vida” de Pais Ribeiro (2004), as escalas de “Autoimagem Corporal” com silhuetas de Stunkard (1983), “Autoestima” de Santos e Maia (2003), e “Bem-Estar Psicológico” de Rainho et al (2012), adaptadas e validadas para a população portuguesa. O tratamento estatístico foi efetuado informaticamente recorrendo ao programa de tratamento estatístico Statistical Package for the Social Science (SPSS),na versão 23 de 2016. Resultados: Os adolescentes evidenciaram melhor estilo de vida em termos de segurança motorizada, uso de drogas ou similares e de auto cuidado. Todos os elementos da amostra revelaram um estilo de vida menos adequado a nível da nutrição. Os adolescentes que apresentam melhor estilo de vida são: os que frequentam o 12º. ano; que frequentam a área de ciências e tecnologias ou artes visuais; que residem em meio urbano; que apresentam uma autoimagem desejada; que apresentam melhor autoestima; que evidenciam melhor bem-estar psicológico; e os do sexo masculino evidenciam melhor estilo de vida em termos de exercício físico. Por outro lado, os adolescentes que tendem apresentar pior estilo de vida são os mais velhos; e apresentam pior estilo de vida na segurança motorizada. Conclusão: Face aos resultados salienta-se a necessidade de implementar estratégias conducentes à prática de um estilo de vida saudável pelos adolescentes. Sendo a escola um local de excelência para a promoção da saúde, deve fomentar a promoção de um estilo de vida saudável a nível da nutrição.
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