PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA : A IMPORTÂNCIA DO PRECEPTOR PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DAL PIZZOL, Elidia Marta Machado
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SANTOS, José Nunes dos, BORTOLOZZI, Flávio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3584
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo verificar a importância da Residência Pedagógica para formação inicial de professores,bem como analisar a relevância do preceptor para imersão do residente pedagógico no ambiente escolar - sua regência nas aulas de Biologia. Quanto aos meios de investigação, o presente trabalho tem abordagem qualitativa,com especificidade descritiva e analítica.Para atender o objetivo do trabalho foi organizado um questionário com questões abertas aplicado com residentes pedagógicos do curso de Ciências Biológicas. Assim, foram convidados para responder o questionário 5 residentes pedagógicos de um subprojeto de Biologia do Programa de Residência Pedagógica (PRP) , proveniente de uma universidade pública da região noroeste do Paraná. Os dados obtidos neste estudo assinalaram que há muitos desafios a serem enfrentados pelos futuros professores de Biologia. Desta forma, evidenciou- se também que o PRP agrega conhecimentos de relevância ao futuro professor. Em especial a oportunidade de ter o apoio de um professor com mais experiência para inclusão dos acadêmicos no cotidiano da escola.
id UNICESU -1_f4dc0bb5e82d0a593bb404e8488dca31
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3584
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA : A IMPORTÂNCIA DO PRECEPTOR PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSORFormação inicial do professorResidente pedagógicoProfessor mentorO presente trabalho teve como objetivo verificar a importância da Residência Pedagógica para formação inicial de professores,bem como analisar a relevância do preceptor para imersão do residente pedagógico no ambiente escolar - sua regência nas aulas de Biologia. Quanto aos meios de investigação, o presente trabalho tem abordagem qualitativa,com especificidade descritiva e analítica.Para atender o objetivo do trabalho foi organizado um questionário com questões abertas aplicado com residentes pedagógicos do curso de Ciências Biológicas. Assim, foram convidados para responder o questionário 5 residentes pedagógicos de um subprojeto de Biologia do Programa de Residência Pedagógica (PRP) , proveniente de uma universidade pública da região noroeste do Paraná. Os dados obtidos neste estudo assinalaram que há muitos desafios a serem enfrentados pelos futuros professores de Biologia. Desta forma, evidenciou- se também que o PRP agrega conhecimentos de relevância ao futuro professor. Em especial a oportunidade de ter o apoio de um professor com mais experiência para inclusão dos acadêmicos no cotidiano da escola.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-12T13:53:36Z2019-12-12T13:53:36Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3584porDAL PIZZOL, Elidia Marta MachadoSANTOS, José Nunes dosBORTOLOZZI, Flávioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-03-30T20:01:31ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA : A IMPORTÂNCIA DO PRECEPTOR PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR
title PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA : A IMPORTÂNCIA DO PRECEPTOR PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR
spellingShingle PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA : A IMPORTÂNCIA DO PRECEPTOR PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR
DAL PIZZOL, Elidia Marta Machado
Formação inicial do professor
Residente pedagógico
Professor mentor
title_short PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA : A IMPORTÂNCIA DO PRECEPTOR PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR
title_full PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA : A IMPORTÂNCIA DO PRECEPTOR PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR
title_fullStr PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA : A IMPORTÂNCIA DO PRECEPTOR PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR
title_full_unstemmed PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA : A IMPORTÂNCIA DO PRECEPTOR PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR
title_sort PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA : A IMPORTÂNCIA DO PRECEPTOR PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR
author DAL PIZZOL, Elidia Marta Machado
author_facet DAL PIZZOL, Elidia Marta Machado
SANTOS, José Nunes dos
BORTOLOZZI, Flávio
author_role author
author2 SANTOS, José Nunes dos
BORTOLOZZI, Flávio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DAL PIZZOL, Elidia Marta Machado
SANTOS, José Nunes dos
BORTOLOZZI, Flávio
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial do professor
Residente pedagógico
Professor mentor
topic Formação inicial do professor
Residente pedagógico
Professor mentor
description O presente trabalho teve como objetivo verificar a importância da Residência Pedagógica para formação inicial de professores,bem como analisar a relevância do preceptor para imersão do residente pedagógico no ambiente escolar - sua regência nas aulas de Biologia. Quanto aos meios de investigação, o presente trabalho tem abordagem qualitativa,com especificidade descritiva e analítica.Para atender o objetivo do trabalho foi organizado um questionário com questões abertas aplicado com residentes pedagógicos do curso de Ciências Biológicas. Assim, foram convidados para responder o questionário 5 residentes pedagógicos de um subprojeto de Biologia do Programa de Residência Pedagógica (PRP) , proveniente de uma universidade pública da região noroeste do Paraná. Os dados obtidos neste estudo assinalaram que há muitos desafios a serem enfrentados pelos futuros professores de Biologia. Desta forma, evidenciou- se também que o PRP agrega conhecimentos de relevância ao futuro professor. Em especial a oportunidade de ter o apoio de um professor com mais experiência para inclusão dos acadêmicos no cotidiano da escola.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12T13:53:36Z
2019-12-12T13:53:36Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3584
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771942280101888