ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE Zygmunt Bauman E A MODERNIDADE LÍQUIDA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2267 |
Resumo: | O tema desta pesquisa é o pensamento educacional de Bauman (1925-2017), um dos principais pensadores contemporâneos. Segundo ele, estamos a viver um momento histórico de liquidez, de rarefação do conhecimento, da ciência dos valores que contribuem para o processo civilizatório. Por essa razão, muitos intelectuais afirmam que o mundo vem passando por grandes transformações, em setores como a informação, onde tudo ocorre de forma muito ágil e acelerada. Tais mudanças se devem à globalização e às inovações tecnológicas que surgem a cada minuto, mas, sobretudo, são oriundas do capitalismo globalizado. Este projeto tem por objetivo estudar o pensamento educacional de Zygmunt Bauman e a Modernidade Líquida. Por meio deste estudo, identificar o papel do professor na sociedade líquido-moderna. Enquanto objetivos específicos, determinar o papel da educação e verificar como a educação pode contribuir para transformar a sociedade atual. Segundo Bauman essas discussões são importantes porque podem contribuir para as desigualdades e repensar as influências que o consumismo, as tecnologias e a globalização trazem para educação. Para que seja possível atingir o objetivo do projeto, a pesquisa se ocupará de revisões bibliográficas que fundamentam o pensamento do autor e para maior compreensão do problema proposto e do objeto, o estudo irá priorizar referências primárias. Será feito um planejamento das ações a serem desenvolvidas e cumpridas ao decorrer da pesquisa. Diante de todas as mudanças sociais que têm ocorrido, faz-se necessário estudar as obras de Zygmunt Bauman, pois sua teoria contribui para o entendimento das relações sociais e educacionais, tendo em vista atuais as consequências da globalização e do consumismo que afetam praticamente todas as relações humanas. Naquilo que Bauman chamou de Modernidade líquida, o papel do educador e da educação pode ser agente transformador, a fim de reduzir as desigualdades. Os produtos esperados no decorrer deste projeto de pesquisa são artigos científicos que estejam de acordo com os objetivos do estudo. |
id |
UNICESU -1_f553cee95cd4d320be27717b73d729a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2267 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE Zygmunt Bauman E A MODERNIDADE LÍQUIDAEducaçãoModernidade LíquidaZygmunt BaumanPós-modernidadeO tema desta pesquisa é o pensamento educacional de Bauman (1925-2017), um dos principais pensadores contemporâneos. Segundo ele, estamos a viver um momento histórico de liquidez, de rarefação do conhecimento, da ciência dos valores que contribuem para o processo civilizatório. Por essa razão, muitos intelectuais afirmam que o mundo vem passando por grandes transformações, em setores como a informação, onde tudo ocorre de forma muito ágil e acelerada. Tais mudanças se devem à globalização e às inovações tecnológicas que surgem a cada minuto, mas, sobretudo, são oriundas do capitalismo globalizado. Este projeto tem por objetivo estudar o pensamento educacional de Zygmunt Bauman e a Modernidade Líquida. Por meio deste estudo, identificar o papel do professor na sociedade líquido-moderna. Enquanto objetivos específicos, determinar o papel da educação e verificar como a educação pode contribuir para transformar a sociedade atual. Segundo Bauman essas discussões são importantes porque podem contribuir para as desigualdades e repensar as influências que o consumismo, as tecnologias e a globalização trazem para educação. Para que seja possível atingir o objetivo do projeto, a pesquisa se ocupará de revisões bibliográficas que fundamentam o pensamento do autor e para maior compreensão do problema proposto e do objeto, o estudo irá priorizar referências primárias. Será feito um planejamento das ações a serem desenvolvidas e cumpridas ao decorrer da pesquisa. Diante de todas as mudanças sociais que têm ocorrido, faz-se necessário estudar as obras de Zygmunt Bauman, pois sua teoria contribui para o entendimento das relações sociais e educacionais, tendo em vista atuais as consequências da globalização e do consumismo que afetam praticamente todas as relações humanas. Naquilo que Bauman chamou de Modernidade líquida, o papel do educador e da educação pode ser agente transformador, a fim de reduzir as desigualdades. Os produtos esperados no decorrer deste projeto de pesquisa são artigos científicos que estejam de acordo com os objetivos do estudo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-27T14:10:00Z2019-08-27T14:10:00Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2267porSANTOS, Daniele Bellese DosBORDIN, Reginaldo Aliçandroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:09:01ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE Zygmunt Bauman E A MODERNIDADE LÍQUIDA |
title |
ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE Zygmunt Bauman E A MODERNIDADE LÍQUIDA |
spellingShingle |
ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE Zygmunt Bauman E A MODERNIDADE LÍQUIDA SANTOS, Daniele Bellese Dos Educação Modernidade Líquida Zygmunt Bauman Pós-modernidade |
title_short |
ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE Zygmunt Bauman E A MODERNIDADE LÍQUIDA |
title_full |
ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE Zygmunt Bauman E A MODERNIDADE LÍQUIDA |
title_fullStr |
ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE Zygmunt Bauman E A MODERNIDADE LÍQUIDA |
title_full_unstemmed |
ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE Zygmunt Bauman E A MODERNIDADE LÍQUIDA |
title_sort |
ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE Zygmunt Bauman E A MODERNIDADE LÍQUIDA |
author |
SANTOS, Daniele Bellese Dos |
author_facet |
SANTOS, Daniele Bellese Dos BORDIN, Reginaldo Aliçandro |
author_role |
author |
author2 |
BORDIN, Reginaldo Aliçandro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Daniele Bellese Dos BORDIN, Reginaldo Aliçandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Modernidade Líquida Zygmunt Bauman Pós-modernidade |
topic |
Educação Modernidade Líquida Zygmunt Bauman Pós-modernidade |
description |
O tema desta pesquisa é o pensamento educacional de Bauman (1925-2017), um dos principais pensadores contemporâneos. Segundo ele, estamos a viver um momento histórico de liquidez, de rarefação do conhecimento, da ciência dos valores que contribuem para o processo civilizatório. Por essa razão, muitos intelectuais afirmam que o mundo vem passando por grandes transformações, em setores como a informação, onde tudo ocorre de forma muito ágil e acelerada. Tais mudanças se devem à globalização e às inovações tecnológicas que surgem a cada minuto, mas, sobretudo, são oriundas do capitalismo globalizado. Este projeto tem por objetivo estudar o pensamento educacional de Zygmunt Bauman e a Modernidade Líquida. Por meio deste estudo, identificar o papel do professor na sociedade líquido-moderna. Enquanto objetivos específicos, determinar o papel da educação e verificar como a educação pode contribuir para transformar a sociedade atual. Segundo Bauman essas discussões são importantes porque podem contribuir para as desigualdades e repensar as influências que o consumismo, as tecnologias e a globalização trazem para educação. Para que seja possível atingir o objetivo do projeto, a pesquisa se ocupará de revisões bibliográficas que fundamentam o pensamento do autor e para maior compreensão do problema proposto e do objeto, o estudo irá priorizar referências primárias. Será feito um planejamento das ações a serem desenvolvidas e cumpridas ao decorrer da pesquisa. Diante de todas as mudanças sociais que têm ocorrido, faz-se necessário estudar as obras de Zygmunt Bauman, pois sua teoria contribui para o entendimento das relações sociais e educacionais, tendo em vista atuais as consequências da globalização e do consumismo que afetam praticamente todas as relações humanas. Naquilo que Bauman chamou de Modernidade líquida, o papel do educador e da educação pode ser agente transformador, a fim de reduzir as desigualdades. Os produtos esperados no decorrer deste projeto de pesquisa são artigos científicos que estejam de acordo com os objetivos do estudo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-23 2019-08-27T14:10:00Z 2019-08-27T14:10:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1280-4 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2267 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1280-4 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771951696314368 |