Sociedade administrada, indivíduo moderno e educação: uma análise a partir de Zygmunt Bauman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafael Bianchi
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=4
http://hdl.handle.net/11449/126768
Resumo: El objetivo de este estudio es discutir el nacimiento del individuo moderno y el contexto de la "sociedad administrada" tomando como referencia los estudios realizados por el sociólogo polaco Zygmunt Bauman. A partir de estos dos puntos, se debate las relaciones con la institución escolar, mientras un dispositivo que pone en práctica la administración de la vida. Por último, se discute sobre el tema de la libertad, concibiéndola como un discurso contradictorio que, al mismo tiempo que toma al individuo como ser libre de determinaciones, lo inserta en nuevas formas de control, como práctica presentes en la sociedad de consumo.
id UNSP_0fe276934abcba909814cdd3391fbc7b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/126768
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Sociedade administrada, indivíduo moderno e educação: uma análise a partir de Zygmunt BaumanModernidadEducaciónZygmunt BaumanModernidadeEducaçãoZygmunt BaumanEl objetivo de este estudio es discutir el nacimiento del individuo moderno y el contexto de la "sociedad administrada" tomando como referencia los estudios realizados por el sociólogo polaco Zygmunt Bauman. A partir de estos dos puntos, se debate las relaciones con la institución escolar, mientras un dispositivo que pone en práctica la administración de la vida. Por último, se discute sobre el tema de la libertad, concibiéndola como un discurso contradictorio que, al mismo tiempo que toma al individuo como ser libre de determinaciones, lo inserta en nuevas formas de control, como práctica presentes en la sociedad de consumo.O objetivo deste trabalho é debater o nascimento do indivíduo moderno e o contexto da chamada “sociedade administrada” a partir dos estudos realizados pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman. A partir desses dois pontos, discute-se a relação com a instituição escolar, enquanto um dos dispositivos que coloca em funcionamento a administração da vida. Por fim, discorre-se sobre a problemática da liberdade, concebendo-a a partir de um discurso contraditório que, ao mesmo tempo em que toma o indivíduo como ser livre de determinações, o insere em novas formas de controle, como por exemplo, práticas presentes na sociedade de consumo.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio, 2100, Vila Tênis Clube, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio, 2100, Vila Tênis Clube, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadualde Maringá (UEM)Silva, Rafael BianchiCarvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]2015-08-21T17:53:06Z2015-08-21T17:53:06Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article53-58http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=4Revista Querubim, v. 2, n. 22, p. 53-58, 2014.1809-3264http://hdl.handle.net/11449/1267684091021554181403Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Querubiminfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T18:44:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126768Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:33:51.712633Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociedade administrada, indivíduo moderno e educação: uma análise a partir de Zygmunt Bauman
title Sociedade administrada, indivíduo moderno e educação: uma análise a partir de Zygmunt Bauman
spellingShingle Sociedade administrada, indivíduo moderno e educação: uma análise a partir de Zygmunt Bauman
Silva, Rafael Bianchi
Modernidad
Educación
Zygmunt Bauman
Modernidade
Educação
Zygmunt Bauman
title_short Sociedade administrada, indivíduo moderno e educação: uma análise a partir de Zygmunt Bauman
title_full Sociedade administrada, indivíduo moderno e educação: uma análise a partir de Zygmunt Bauman
title_fullStr Sociedade administrada, indivíduo moderno e educação: uma análise a partir de Zygmunt Bauman
title_full_unstemmed Sociedade administrada, indivíduo moderno e educação: uma análise a partir de Zygmunt Bauman
title_sort Sociedade administrada, indivíduo moderno e educação: uma análise a partir de Zygmunt Bauman
author Silva, Rafael Bianchi
author_facet Silva, Rafael Bianchi
Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]
author_role author
author2 Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Estadualde Maringá (UEM)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rafael Bianchi
Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Modernidad
Educación
Zygmunt Bauman
Modernidade
Educação
Zygmunt Bauman
topic Modernidad
Educación
Zygmunt Bauman
Modernidade
Educação
Zygmunt Bauman
description El objetivo de este estudio es discutir el nacimiento del individuo moderno y el contexto de la "sociedad administrada" tomando como referencia los estudios realizados por el sociólogo polaco Zygmunt Bauman. A partir de estos dos puntos, se debate las relaciones con la institución escolar, mientras un dispositivo que pone en práctica la administración de la vida. Por último, se discute sobre el tema de la libertad, concibiéndola como un discurso contradictorio que, al mismo tiempo que toma al individuo como ser libre de determinaciones, lo inserta en nuevas formas de control, como práctica presentes en la sociedad de consumo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-08-21T17:53:06Z
2015-08-21T17:53:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=4
Revista Querubim, v. 2, n. 22, p. 53-58, 2014.
1809-3264
http://hdl.handle.net/11449/126768
4091021554181403
url http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=4
http://hdl.handle.net/11449/126768
identifier_str_mv Revista Querubim, v. 2, n. 22, p. 53-58, 2014.
1809-3264
4091021554181403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Querubim
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53-58
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128827101020160