AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE LOCAL E SISTÊMICA “EX-VIVO” APÓS APLICAÇÃO TÓPICA DE UM FOTOPROTETOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRESPO, Nancy Gislaine Arruda
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: NAKAMURA, Celso Vataru, SIRAICHI, Jackeline Tiemy Guinoza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6106
Resumo: A utilização diária de um fotoprotetor é o modo empregado para a proteção efetiva contra os efeitos indesejado do sol, porém mesmo com a utilização deste produto, a incidência de câncer têm aumentado. Uma das explicações para isso poderia ser a presença de metais pesados na formulação, sua toxicidade no organismo, bem como a utilização inadequada do produto na pele. Visto isso a ANVISA recomenda que todos os produtos cosméticos antes de serem comercializados devem ser submetidos a testes de toxicidade para verificação da ausência de riscos tóxicos do produto para os usuários. Neste trabalho foi avaliada a toxicidade local e sistêmica da formulação de um protetor solar através de uma pesquisa experimental com a utilização de 28 coelhos brancos da raça Nova Zelândia, adultos, provenientes da Fazenda Experimental de Iguatemi da Universidade Estadual de Maringá com peso médio de 2,5 Kg. Estes animais foram divididos em dois grupos, grupo controle e grupo tratado que foram submetidos a tratamento por 90 dias com a aplicação tópica da formulação, diariamente, nas áreas côncavas das orelhas esquerda e aplicação de água destilada nas orelhas direita dos animais no grupo tratado. No grupo controle foi aplicado água destilada em ambas as orelhas. Após período experimental foram realizadas análises histológicas (potencial comedogênico, acantose e presença de infiltrados inflamatórios) e patológicas. Concluiu-se que o produto testado não apresentou toxicidade local nem sistêmicas significativas após a sua aplicação tópica, podendo esta formulação contribuir para o desenvolvimento de um fotoprotetor seguro e eficiente.
id UNICESU -1_f799a515609021fd87aa06a8c7d9750c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6106
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE LOCAL E SISTÊMICA “EX-VIVO” APÓS APLICAÇÃO TÓPICA DE UM FOTOPROTETORFotoprotetorToxicidade localToxicidade sistêmica.A utilização diária de um fotoprotetor é o modo empregado para a proteção efetiva contra os efeitos indesejado do sol, porém mesmo com a utilização deste produto, a incidência de câncer têm aumentado. Uma das explicações para isso poderia ser a presença de metais pesados na formulação, sua toxicidade no organismo, bem como a utilização inadequada do produto na pele. Visto isso a ANVISA recomenda que todos os produtos cosméticos antes de serem comercializados devem ser submetidos a testes de toxicidade para verificação da ausência de riscos tóxicos do produto para os usuários. Neste trabalho foi avaliada a toxicidade local e sistêmica da formulação de um protetor solar através de uma pesquisa experimental com a utilização de 28 coelhos brancos da raça Nova Zelândia, adultos, provenientes da Fazenda Experimental de Iguatemi da Universidade Estadual de Maringá com peso médio de 2,5 Kg. Estes animais foram divididos em dois grupos, grupo controle e grupo tratado que foram submetidos a tratamento por 90 dias com a aplicação tópica da formulação, diariamente, nas áreas côncavas das orelhas esquerda e aplicação de água destilada nas orelhas direita dos animais no grupo tratado. No grupo controle foi aplicado água destilada em ambas as orelhas. Após período experimental foram realizadas análises histológicas (potencial comedogênico, acantose e presença de infiltrados inflamatórios) e patológicas. Concluiu-se que o produto testado não apresentou toxicidade local nem sistêmicas significativas após a sua aplicação tópica, podendo esta formulação contribuir para o desenvolvimento de um fotoprotetor seguro e eficiente.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-09-30T19:42:21Z2020-09-30T19:42:21Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6106porCRESPO, Nancy Gislaine ArrudaNAKAMURA, Celso VataruSIRAICHI, Jackeline Tiemy Guinozainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-01T06:01:42ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE LOCAL E SISTÊMICA “EX-VIVO” APÓS APLICAÇÃO TÓPICA DE UM FOTOPROTETOR
title AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE LOCAL E SISTÊMICA “EX-VIVO” APÓS APLICAÇÃO TÓPICA DE UM FOTOPROTETOR
spellingShingle AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE LOCAL E SISTÊMICA “EX-VIVO” APÓS APLICAÇÃO TÓPICA DE UM FOTOPROTETOR
CRESPO, Nancy Gislaine Arruda
Fotoprotetor
Toxicidade local
Toxicidade sistêmica
.
title_short AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE LOCAL E SISTÊMICA “EX-VIVO” APÓS APLICAÇÃO TÓPICA DE UM FOTOPROTETOR
title_full AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE LOCAL E SISTÊMICA “EX-VIVO” APÓS APLICAÇÃO TÓPICA DE UM FOTOPROTETOR
title_fullStr AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE LOCAL E SISTÊMICA “EX-VIVO” APÓS APLICAÇÃO TÓPICA DE UM FOTOPROTETOR
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE LOCAL E SISTÊMICA “EX-VIVO” APÓS APLICAÇÃO TÓPICA DE UM FOTOPROTETOR
title_sort AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE LOCAL E SISTÊMICA “EX-VIVO” APÓS APLICAÇÃO TÓPICA DE UM FOTOPROTETOR
author CRESPO, Nancy Gislaine Arruda
author_facet CRESPO, Nancy Gislaine Arruda
NAKAMURA, Celso Vataru
SIRAICHI, Jackeline Tiemy Guinoza
author_role author
author2 NAKAMURA, Celso Vataru
SIRAICHI, Jackeline Tiemy Guinoza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CRESPO, Nancy Gislaine Arruda
NAKAMURA, Celso Vataru
SIRAICHI, Jackeline Tiemy Guinoza
dc.subject.por.fl_str_mv Fotoprotetor
Toxicidade local
Toxicidade sistêmica
.
topic Fotoprotetor
Toxicidade local
Toxicidade sistêmica
.
description A utilização diária de um fotoprotetor é o modo empregado para a proteção efetiva contra os efeitos indesejado do sol, porém mesmo com a utilização deste produto, a incidência de câncer têm aumentado. Uma das explicações para isso poderia ser a presença de metais pesados na formulação, sua toxicidade no organismo, bem como a utilização inadequada do produto na pele. Visto isso a ANVISA recomenda que todos os produtos cosméticos antes de serem comercializados devem ser submetidos a testes de toxicidade para verificação da ausência de riscos tóxicos do produto para os usuários. Neste trabalho foi avaliada a toxicidade local e sistêmica da formulação de um protetor solar através de uma pesquisa experimental com a utilização de 28 coelhos brancos da raça Nova Zelândia, adultos, provenientes da Fazenda Experimental de Iguatemi da Universidade Estadual de Maringá com peso médio de 2,5 Kg. Estes animais foram divididos em dois grupos, grupo controle e grupo tratado que foram submetidos a tratamento por 90 dias com a aplicação tópica da formulação, diariamente, nas áreas côncavas das orelhas esquerda e aplicação de água destilada nas orelhas direita dos animais no grupo tratado. No grupo controle foi aplicado água destilada em ambas as orelhas. Após período experimental foram realizadas análises histológicas (potencial comedogênico, acantose e presença de infiltrados inflamatórios) e patológicas. Concluiu-se que o produto testado não apresentou toxicidade local nem sistêmicas significativas após a sua aplicação tópica, podendo esta formulação contribuir para o desenvolvimento de um fotoprotetor seguro e eficiente.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-09-30T19:42:21Z
2020-09-30T19:42:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6106
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771936593674240