ACOMPANHAMENTO DA MENSURAÇÃO DO PERÍMETRO CEFÁLICO EM CRIANÇAS NO PRIMEIRO ANO DE VIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Lohanna Hariadne Tavares
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sebastião, Meiriele Cristina, Yamazaki, Ana Lúcia de Sá
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1922
Resumo: Os primeiros anos de vida é a fase de maior desenvolvimento para a criança, por isso quanto mais cedo se tem um diagnostico que possa comprometer seu desenvolvimento, mais cedo pode-se aplicar um tratamento adequado facilitando o seu desempenho e aquisição de habilidades cognitivas e motoras. Objetivo: verificar se há o preenchimento da caderneta de desenvolvimento da criança por profissionais responsáveis. Metodologia: estudo transversal, descritivo, quantitativo, com análise documental. Coleta de dados: pesquisa com a participação de 100 crianças na faixa etária de 0 a 12 meses, onde serão coletados dados pertencentes à caderneta da criança como: data de nascimento, Apgar, tipo de parto e idade gestacional ao nascer, perímetro cefálico ao nascer e as demais medidas do perímetro cefálico, conforme a idade atual da criança, registradas nas consultas de puericultura. Para a tabulação desses dados será utilizado o programa Microsoft Excel. Os dados serão analisados e descritos por meio de gráficos e tabelas. Após a orientação e esclarecimentos sobre a pesquisa as mães assinarão um Termo de Conscientização Livre e Esclarecido e assim o projeto será encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa da Unicesumar. Por meio dos resultados espera-se obter informações sobre a efetividade na coleta dos dados que representam o crescimento e desenvolvimento da criança e assim identificar a preocupação e o cuidado por parte dos profissionais responsáveis por este acompanhamento, como forma de promoção de saúde.
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description Os primeiros anos de vida é a fase de maior desenvolvimento para a criança, por isso quanto mais cedo se tem um diagnostico que possa comprometer seu desenvolvimento, mais cedo pode-se aplicar um tratamento adequado facilitando o seu desempenho e aquisição de habilidades cognitivas e motoras. Objetivo: verificar se há o preenchimento da caderneta de desenvolvimento da criança por profissionais responsáveis. Metodologia: estudo transversal, descritivo, quantitativo, com análise documental. Coleta de dados: pesquisa com a participação de 100 crianças na faixa etária de 0 a 12 meses, onde serão coletados dados pertencentes à caderneta da criança como: data de nascimento, Apgar, tipo de parto e idade gestacional ao nascer, perímetro cefálico ao nascer e as demais medidas do perímetro cefálico, conforme a idade atual da criança, registradas nas consultas de puericultura. Para a tabulação desses dados será utilizado o programa Microsoft Excel. Os dados serão analisados e descritos por meio de gráficos e tabelas. Após a orientação e esclarecimentos sobre a pesquisa as mães assinarão um Termo de Conscientização Livre e Esclarecido e assim o projeto será encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa da Unicesumar. Por meio dos resultados espera-se obter informações sobre a efetividade na coleta dos dados que representam o crescimento e desenvolvimento da criança e assim identificar a preocupação e o cuidado por parte dos profissionais responsáveis por este acompanhamento, como forma de promoção de saúde.
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