RELAÇÃO DOS TIPOS DE PARTO COM O ALEITAMENTO MATERNO E COMPORTAMENTO DO BINÔMIO MÃE-BEBÊ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HERGET, Amanda Rotava
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: LIZIER, Sara, BAPTISTA, Letícia de Moraes, BOLSONI, Ludmila Lopes Maciel, CHARLO, Patricia Bossolani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3600
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi identificar uma possível relação do tipo de parto escolhido e realizado, com a alteração de comportamento do binômio mãe-bebê, e a possibilidade de amamentação. Foi realizada uma pesquisa de campo, com prontuário eletrônico para identificação das mulheres, afim de contribuir na relação materno-infantil de maneira saudável. As entrevistas foram realizadas em domicílio com 80 participantes, excluindo aquelas não residentes de Maringá, ou impossibilitadas de amamentar. Os resultados foram apresentados por questionário de 13 categorias, incluindo influência na escolha do parto, amamentação, abalo psicológico e alterações comportamentais. Foi observada uma maior taxa de abalo psicológico e dificuldade comportamental da mãe com o bebê em partos via alta, comparados àqueles por via vaginal, assim como dificuldades de realização do aleitamento materno. Foram relatados casos de negligência médica durante a gestação com risco de intercorrências obstétricas, bem como a influência na decisão da via de parto pela equipe de saúde. Com o resultado da presente pesquisa, mostra-se a necessidade de um maior repasse de informações para as gestantes e puérperas pela atenção primária de saúde sobre a gravidez, seus riscos, sua relação com aleitamento materno após o nascimento do filho, e a escolha do parto, aumentando a relação das mães com a equipe de saúde que as acompanha.
id UNICESU -1_f9f738ab266934138484a94c202d5bd6
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3600
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling RELAÇÃO DOS TIPOS DE PARTO COM O ALEITAMENTO MATERNO E COMPORTAMENTO DO BINÔMIO MÃE-BEBÊDepressão pós-partoGestaçãoPuerpérioO objetivo da presente pesquisa foi identificar uma possível relação do tipo de parto escolhido e realizado, com a alteração de comportamento do binômio mãe-bebê, e a possibilidade de amamentação. Foi realizada uma pesquisa de campo, com prontuário eletrônico para identificação das mulheres, afim de contribuir na relação materno-infantil de maneira saudável. As entrevistas foram realizadas em domicílio com 80 participantes, excluindo aquelas não residentes de Maringá, ou impossibilitadas de amamentar. Os resultados foram apresentados por questionário de 13 categorias, incluindo influência na escolha do parto, amamentação, abalo psicológico e alterações comportamentais. Foi observada uma maior taxa de abalo psicológico e dificuldade comportamental da mãe com o bebê em partos via alta, comparados àqueles por via vaginal, assim como dificuldades de realização do aleitamento materno. Foram relatados casos de negligência médica durante a gestação com risco de intercorrências obstétricas, bem como a influência na decisão da via de parto pela equipe de saúde. Com o resultado da presente pesquisa, mostra-se a necessidade de um maior repasse de informações para as gestantes e puérperas pela atenção primária de saúde sobre a gravidez, seus riscos, sua relação com aleitamento materno após o nascimento do filho, e a escolha do parto, aumentando a relação das mães com a equipe de saúde que as acompanha.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-12T17:01:49Z2019-12-12T17:01:49Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2594-49912594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3600porHERGET, Amanda RotavaLIZIER, SaraBAPTISTA, Letícia de MoraesBOLSONI, Ludmila Lopes MacielCHARLO, Patricia Bossolaniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:18:46ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÃO DOS TIPOS DE PARTO COM O ALEITAMENTO MATERNO E COMPORTAMENTO DO BINÔMIO MÃE-BEBÊ
title RELAÇÃO DOS TIPOS DE PARTO COM O ALEITAMENTO MATERNO E COMPORTAMENTO DO BINÔMIO MÃE-BEBÊ
spellingShingle RELAÇÃO DOS TIPOS DE PARTO COM O ALEITAMENTO MATERNO E COMPORTAMENTO DO BINÔMIO MÃE-BEBÊ
HERGET, Amanda Rotava
Depressão pós-parto
Gestação
Puerpério
title_short RELAÇÃO DOS TIPOS DE PARTO COM O ALEITAMENTO MATERNO E COMPORTAMENTO DO BINÔMIO MÃE-BEBÊ
title_full RELAÇÃO DOS TIPOS DE PARTO COM O ALEITAMENTO MATERNO E COMPORTAMENTO DO BINÔMIO MÃE-BEBÊ
title_fullStr RELAÇÃO DOS TIPOS DE PARTO COM O ALEITAMENTO MATERNO E COMPORTAMENTO DO BINÔMIO MÃE-BEBÊ
title_full_unstemmed RELAÇÃO DOS TIPOS DE PARTO COM O ALEITAMENTO MATERNO E COMPORTAMENTO DO BINÔMIO MÃE-BEBÊ
title_sort RELAÇÃO DOS TIPOS DE PARTO COM O ALEITAMENTO MATERNO E COMPORTAMENTO DO BINÔMIO MÃE-BEBÊ
author HERGET, Amanda Rotava
author_facet HERGET, Amanda Rotava
LIZIER, Sara
BAPTISTA, Letícia de Moraes
BOLSONI, Ludmila Lopes Maciel
CHARLO, Patricia Bossolani
author_role author
author2 LIZIER, Sara
BAPTISTA, Letícia de Moraes
BOLSONI, Ludmila Lopes Maciel
CHARLO, Patricia Bossolani
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv HERGET, Amanda Rotava
LIZIER, Sara
BAPTISTA, Letícia de Moraes
BOLSONI, Ludmila Lopes Maciel
CHARLO, Patricia Bossolani
dc.subject.por.fl_str_mv Depressão pós-parto
Gestação
Puerpério
topic Depressão pós-parto
Gestação
Puerpério
description O objetivo da presente pesquisa foi identificar uma possível relação do tipo de parto escolhido e realizado, com a alteração de comportamento do binômio mãe-bebê, e a possibilidade de amamentação. Foi realizada uma pesquisa de campo, com prontuário eletrônico para identificação das mulheres, afim de contribuir na relação materno-infantil de maneira saudável. As entrevistas foram realizadas em domicílio com 80 participantes, excluindo aquelas não residentes de Maringá, ou impossibilitadas de amamentar. Os resultados foram apresentados por questionário de 13 categorias, incluindo influência na escolha do parto, amamentação, abalo psicológico e alterações comportamentais. Foi observada uma maior taxa de abalo psicológico e dificuldade comportamental da mãe com o bebê em partos via alta, comparados àqueles por via vaginal, assim como dificuldades de realização do aleitamento materno. Foram relatados casos de negligência médica durante a gestação com risco de intercorrências obstétricas, bem como a influência na decisão da via de parto pela equipe de saúde. Com o resultado da presente pesquisa, mostra-se a necessidade de um maior repasse de informações para as gestantes e puérperas pela atenção primária de saúde sobre a gravidez, seus riscos, sua relação com aleitamento materno após o nascimento do filho, e a escolha do parto, aumentando a relação das mães com a equipe de saúde que as acompanha.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12T17:01:49Z
2019-12-12T17:01:49Z
2019-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2594-4991
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3600
identifier_str_mv 2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771969151959040