POTENCIAL BIOATIVO DE CHÁ DE MORINGA OLEIFERA ADOÇADO COM FOLHAS DE STEVIA REBAUDIANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZORZENON, Maria Rosa T.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: HODAS, Fabiane, CIOTTA, Simone R., DACOME, Antonio S., MILANI, Paula G., COSTA, Silvio C. da
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3658
Resumo: Folhas de plantas, como as de Moringa olefeira, são usadas para fortificar alimentos devido a seus altos valores nutricionais e são consumidas, também, como medicamentos tradicionais. Adicionalmente, folhas de Stevia rebaudiana, um arbusto perene nativa da América do Sul, contém glicosídeos de esteviol que são adoçantes de alta intensidade que possuem propriedades funcionais, principalmente em relação a hiperglicemia,diabetes e síndrome metabólica. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é desenvoler um chá de Moringa adoçado com folhas de Stevia e avaliar seu potencial bioativo, em relação a quantidade de compostos fenólicos, flavonoides e atividade antioxidante, a fim de investigar os possíveis efeitos nutricionais dessas duas plantas em conjunto. Para isso, as folhas foram submetidas a infusão em água quente (70 °C) por 5 minutos e filtradas. Os chás (Moringa e Moringa +Stevia) foram avaliados quanto ao seu teor de compostos fenólicos, flavonoides e potencial antioxidante. O chá de Moringa oleifera adoçado com 10% de folhas de Stevia rebaudiana apresentaram maior teor de compostos fenólicos (21 %) e flavonoides (25 %), sem diferença significativa na atividade antioxidante. Ambas folhas de Moringa e Stevia apresentam compostos que possuem propriedades nutracêuticas e por isso tem sido uma alternativa como uso de suplemento alimentar. O uso de Stevia para adoçar diversas classes de alimentos tem aumentado gradadivamente por ser de origem natural, não calórico e pelo enriquecimento funcional do produto, como o caso desse estudo.
id UNICESU -1_fa4ffd15c73527d6e2208239ae7812c3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3658
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling POTENCIAL BIOATIVO DE CHÁ DE MORINGA OLEIFERA ADOÇADO COM FOLHAS DE STEVIA REBAUDIANAAtividade antioxidanteFenólicosFlavonoidesFolhas de plantas, como as de Moringa olefeira, são usadas para fortificar alimentos devido a seus altos valores nutricionais e são consumidas, também, como medicamentos tradicionais. Adicionalmente, folhas de Stevia rebaudiana, um arbusto perene nativa da América do Sul, contém glicosídeos de esteviol que são adoçantes de alta intensidade que possuem propriedades funcionais, principalmente em relação a hiperglicemia,diabetes e síndrome metabólica. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é desenvoler um chá de Moringa adoçado com folhas de Stevia e avaliar seu potencial bioativo, em relação a quantidade de compostos fenólicos, flavonoides e atividade antioxidante, a fim de investigar os possíveis efeitos nutricionais dessas duas plantas em conjunto. Para isso, as folhas foram submetidas a infusão em água quente (70 °C) por 5 minutos e filtradas. Os chás (Moringa e Moringa +Stevia) foram avaliados quanto ao seu teor de compostos fenólicos, flavonoides e potencial antioxidante. O chá de Moringa oleifera adoçado com 10% de folhas de Stevia rebaudiana apresentaram maior teor de compostos fenólicos (21 %) e flavonoides (25 %), sem diferença significativa na atividade antioxidante. Ambas folhas de Moringa e Stevia apresentam compostos que possuem propriedades nutracêuticas e por isso tem sido uma alternativa como uso de suplemento alimentar. O uso de Stevia para adoçar diversas classes de alimentos tem aumentado gradadivamente por ser de origem natural, não calórico e pelo enriquecimento funcional do produto, como o caso desse estudo.UniCesumar2019-12-13T19:28:09Z2019-12-13T19:28:09Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3658otherZORZENON, Maria Rosa T.HODAS, FabianeCIOTTA, Simone R.DACOME, Antonio S.MILANI, Paula G.COSTA, Silvio C. dareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:04:49Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:05:04.326Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv POTENCIAL BIOATIVO DE CHÁ DE MORINGA OLEIFERA ADOÇADO COM FOLHAS DE STEVIA REBAUDIANA
title POTENCIAL BIOATIVO DE CHÁ DE MORINGA OLEIFERA ADOÇADO COM FOLHAS DE STEVIA REBAUDIANA
spellingShingle POTENCIAL BIOATIVO DE CHÁ DE MORINGA OLEIFERA ADOÇADO COM FOLHAS DE STEVIA REBAUDIANA
ZORZENON, Maria Rosa T.
Atividade antioxidante
Fenólicos
Flavonoides
title_short POTENCIAL BIOATIVO DE CHÁ DE MORINGA OLEIFERA ADOÇADO COM FOLHAS DE STEVIA REBAUDIANA
title_full POTENCIAL BIOATIVO DE CHÁ DE MORINGA OLEIFERA ADOÇADO COM FOLHAS DE STEVIA REBAUDIANA
title_fullStr POTENCIAL BIOATIVO DE CHÁ DE MORINGA OLEIFERA ADOÇADO COM FOLHAS DE STEVIA REBAUDIANA
title_full_unstemmed POTENCIAL BIOATIVO DE CHÁ DE MORINGA OLEIFERA ADOÇADO COM FOLHAS DE STEVIA REBAUDIANA
title_sort POTENCIAL BIOATIVO DE CHÁ DE MORINGA OLEIFERA ADOÇADO COM FOLHAS DE STEVIA REBAUDIANA
author ZORZENON, Maria Rosa T.
author_facet ZORZENON, Maria Rosa T.
HODAS, Fabiane
CIOTTA, Simone R.
DACOME, Antonio S.
MILANI, Paula G.
COSTA, Silvio C. da
author_role author
author2 HODAS, Fabiane
CIOTTA, Simone R.
DACOME, Antonio S.
MILANI, Paula G.
COSTA, Silvio C. da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ZORZENON, Maria Rosa T.
HODAS, Fabiane
CIOTTA, Simone R.
DACOME, Antonio S.
MILANI, Paula G.
COSTA, Silvio C. da
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade antioxidante
Fenólicos
Flavonoides
topic Atividade antioxidante
Fenólicos
Flavonoides
dc.description.none.fl_txt_mv Folhas de plantas, como as de Moringa olefeira, são usadas para fortificar alimentos devido a seus altos valores nutricionais e são consumidas, também, como medicamentos tradicionais. Adicionalmente, folhas de Stevia rebaudiana, um arbusto perene nativa da América do Sul, contém glicosídeos de esteviol que são adoçantes de alta intensidade que possuem propriedades funcionais, principalmente em relação a hiperglicemia,diabetes e síndrome metabólica. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é desenvoler um chá de Moringa adoçado com folhas de Stevia e avaliar seu potencial bioativo, em relação a quantidade de compostos fenólicos, flavonoides e atividade antioxidante, a fim de investigar os possíveis efeitos nutricionais dessas duas plantas em conjunto. Para isso, as folhas foram submetidas a infusão em água quente (70 °C) por 5 minutos e filtradas. Os chás (Moringa e Moringa +Stevia) foram avaliados quanto ao seu teor de compostos fenólicos, flavonoides e potencial antioxidante. O chá de Moringa oleifera adoçado com 10% de folhas de Stevia rebaudiana apresentaram maior teor de compostos fenólicos (21 %) e flavonoides (25 %), sem diferença significativa na atividade antioxidante. Ambas folhas de Moringa e Stevia apresentam compostos que possuem propriedades nutracêuticas e por isso tem sido uma alternativa como uso de suplemento alimentar. O uso de Stevia para adoçar diversas classes de alimentos tem aumentado gradadivamente por ser de origem natural, não calórico e pelo enriquecimento funcional do produto, como o caso desse estudo.
description Folhas de plantas, como as de Moringa olefeira, são usadas para fortificar alimentos devido a seus altos valores nutricionais e são consumidas, também, como medicamentos tradicionais. Adicionalmente, folhas de Stevia rebaudiana, um arbusto perene nativa da América do Sul, contém glicosídeos de esteviol que são adoçantes de alta intensidade que possuem propriedades funcionais, principalmente em relação a hiperglicemia,diabetes e síndrome metabólica. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é desenvoler um chá de Moringa adoçado com folhas de Stevia e avaliar seu potencial bioativo, em relação a quantidade de compostos fenólicos, flavonoides e atividade antioxidante, a fim de investigar os possíveis efeitos nutricionais dessas duas plantas em conjunto. Para isso, as folhas foram submetidas a infusão em água quente (70 °C) por 5 minutos e filtradas. Os chás (Moringa e Moringa +Stevia) foram avaliados quanto ao seu teor de compostos fenólicos, flavonoides e potencial antioxidante. O chá de Moringa oleifera adoçado com 10% de folhas de Stevia rebaudiana apresentaram maior teor de compostos fenólicos (21 %) e flavonoides (25 %), sem diferença significativa na atividade antioxidante. Ambas folhas de Moringa e Stevia apresentam compostos que possuem propriedades nutracêuticas e por isso tem sido uma alternativa como uso de suplemento alimentar. O uso de Stevia para adoçar diversas classes de alimentos tem aumentado gradadivamente por ser de origem natural, não calórico e pelo enriquecimento funcional do produto, como o caso desse estudo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13T19:28:09Z
2019-12-13T19:28:09Z
2019-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3658
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3658
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948627161710592