AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DA CARCINICULTURA NA REGIÃO DE MOSSORÓ-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Hudson Do Vale de
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: AZEVEDO, Celicina Maria Da Silveira Borges, FREITAS, Ana Valéria Lacerda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7205
Resumo: Atualmente, o Rio Grande do Norte apresenta-se como um dos maiores produtores de camarão do país. O município de Mossoró tem apresentado alguns problemas que acabam tornando inviável a prática da carcinicultura. Contudo, é o município que mais contribui para a elevação da economia norte-rio-grandense, dentro desse setor específico do agronegócio. Objetivou-se, com a presente pesquisa, avaliar a produtividade dessa atividade no município de Mossoró – RN. Para obtenção dos dados necessários para tal avaliação, realizou-se uma entrevista junto ao presidente da Associação dos Criadores de Camarão do Oeste Potiguar – POTICAM, fundada à pouco mais de dois anos. Através dessa entrevista observou-se, entre os anos de 2003 e 2004, uma queda na produtividade da carcinicultura. Em 2003, a produtividade chegou à 3.340Kg/ha sendo, portanto, um número considerado bastante expressivo, levando em consideração o pouco tempo de existência da associação. Por outro lado, no ano de 2004 esse número sofreu uma pequena redução passando de 3.340Kg/ha (2003) para 3.135Kg/ha. Essa redução na produtividade pode ser decorrente de vários fatores. Porém, o principal fator que, possivelmente, contribuiu para este decréscimo foi a falta de incentivos aos pequenos carcinicultores. Portanto, percebe-se que a partir do momento em que esses pequenos carcinicultores passarem a adquirir os incentivos necessários, que proporcionem uma ascensão para a prática da atividade ocorrerá, paralelamente, um aumento considerável da produtividade na região.
id UNICESU -1_fc4654a840874c60b3d79517472d9f86
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7205
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DA CARCINICULTURA NA REGIÃO DE MOSSORÓ-RNCamarãoEconomiaEspécies marinhasAtualmente, o Rio Grande do Norte apresenta-se como um dos maiores produtores de camarão do país. O município de Mossoró tem apresentado alguns problemas que acabam tornando inviável a prática da carcinicultura. Contudo, é o município que mais contribui para a elevação da economia norte-rio-grandense, dentro desse setor específico do agronegócio. Objetivou-se, com a presente pesquisa, avaliar a produtividade dessa atividade no município de Mossoró – RN. Para obtenção dos dados necessários para tal avaliação, realizou-se uma entrevista junto ao presidente da Associação dos Criadores de Camarão do Oeste Potiguar – POTICAM, fundada à pouco mais de dois anos. Através dessa entrevista observou-se, entre os anos de 2003 e 2004, uma queda na produtividade da carcinicultura. Em 2003, a produtividade chegou à 3.340Kg/ha sendo, portanto, um número considerado bastante expressivo, levando em consideração o pouco tempo de existência da associação. Por outro lado, no ano de 2004 esse número sofreu uma pequena redução passando de 3.340Kg/ha (2003) para 3.135Kg/ha. Essa redução na produtividade pode ser decorrente de vários fatores. Porém, o principal fator que, possivelmente, contribuiu para este decréscimo foi a falta de incentivos aos pequenos carcinicultores. Portanto, percebe-se que a partir do momento em que esses pequenos carcinicultores passarem a adquirir os incentivos necessários, que proporcionem uma ascensão para a prática da atividade ocorrerá, paralelamente, um aumento considerável da produtividade na região.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-04T19:15:49Z2005-10-192021-02-04T19:15:49Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7205porOLIVEIRA, Hudson Do Vale deAZEVEDO, Celicina Maria Da Silveira BorgesFREITAS, Ana Valéria Lacerdainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-05T06:01:55ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DA CARCINICULTURA NA REGIÃO DE MOSSORÓ-RN
title AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DA CARCINICULTURA NA REGIÃO DE MOSSORÓ-RN
spellingShingle AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DA CARCINICULTURA NA REGIÃO DE MOSSORÓ-RN
OLIVEIRA, Hudson Do Vale de
Camarão
Economia
Espécies marinhas
title_short AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DA CARCINICULTURA NA REGIÃO DE MOSSORÓ-RN
title_full AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DA CARCINICULTURA NA REGIÃO DE MOSSORÓ-RN
title_fullStr AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DA CARCINICULTURA NA REGIÃO DE MOSSORÓ-RN
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DA CARCINICULTURA NA REGIÃO DE MOSSORÓ-RN
title_sort AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DA CARCINICULTURA NA REGIÃO DE MOSSORÓ-RN
author OLIVEIRA, Hudson Do Vale de
author_facet OLIVEIRA, Hudson Do Vale de
AZEVEDO, Celicina Maria Da Silveira Borges
FREITAS, Ana Valéria Lacerda
author_role author
author2 AZEVEDO, Celicina Maria Da Silveira Borges
FREITAS, Ana Valéria Lacerda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Hudson Do Vale de
AZEVEDO, Celicina Maria Da Silveira Borges
FREITAS, Ana Valéria Lacerda
dc.subject.por.fl_str_mv Camarão
Economia
Espécies marinhas
topic Camarão
Economia
Espécies marinhas
description Atualmente, o Rio Grande do Norte apresenta-se como um dos maiores produtores de camarão do país. O município de Mossoró tem apresentado alguns problemas que acabam tornando inviável a prática da carcinicultura. Contudo, é o município que mais contribui para a elevação da economia norte-rio-grandense, dentro desse setor específico do agronegócio. Objetivou-se, com a presente pesquisa, avaliar a produtividade dessa atividade no município de Mossoró – RN. Para obtenção dos dados necessários para tal avaliação, realizou-se uma entrevista junto ao presidente da Associação dos Criadores de Camarão do Oeste Potiguar – POTICAM, fundada à pouco mais de dois anos. Através dessa entrevista observou-se, entre os anos de 2003 e 2004, uma queda na produtividade da carcinicultura. Em 2003, a produtividade chegou à 3.340Kg/ha sendo, portanto, um número considerado bastante expressivo, levando em consideração o pouco tempo de existência da associação. Por outro lado, no ano de 2004 esse número sofreu uma pequena redução passando de 3.340Kg/ha (2003) para 3.135Kg/ha. Essa redução na produtividade pode ser decorrente de vários fatores. Porém, o principal fator que, possivelmente, contribuiu para este decréscimo foi a falta de incentivos aos pequenos carcinicultores. Portanto, percebe-se que a partir do momento em que esses pequenos carcinicultores passarem a adquirir os incentivos necessários, que proporcionem uma ascensão para a prática da atividade ocorrerá, paralelamente, um aumento considerável da produtividade na região.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-04T19:15:49Z
2021-02-04T19:15:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7205
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771962714750976