AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS HOSPITALIZADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SPANHOL, Karla Danielle
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: MELO, Willian Augusto de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4776
Resumo: A satisfação do usuário hospitalizado é um importante instrumento para o aperfeiçoamento de estratégias de gestão em saúde no sentido de desenvolver a relação entre prestador de serviço de enfermagem e usuário. Neste sentido, pretende-se realizar um estudo com objetivo de avaliar a qualidade de vida e a satisfação da assistência dos usuários internados em diferentes instituições hospitalares no município de Maringá- PR mediante o uso de um instrumento de coleta de dado validado. Metodologicamente será um estudo descritivo- exploratório de abordagem quantitativa e de corte transversal. A coleta de dados será realizada em três hospitais de médio porte do município de Maringá- PR, onde, a amostragem estratificada dos usuários que participarão do estudo se dará proporcionalmente e aleatoriamente, através da média de ocupação dos leitos nestes hospitais. O instrumento de coleta de dados que avaliará a qualidade de vida desses usuários será composta pelas variáveis sociodemográficas e o instrumento WHOQOL-bref, elaborado pela Organização Mundial de Saúde contendo 24 questões, divididas em quatro grupos denominados domínios, sendo domínio físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente. Para avaliar o grau de satisfação dos usuários utilizará o instrumento validado por Castellanos (2002) onde os níveis de satisfação com os atributos de atendimento são relativos à equipe médica, equipe de enfermagem, serviço de nutrição, atributos gerais e atendimento inicial. Para análise dos dados será empregada as ferramentas da estatística descritiva. Para as variáveis quantitativas serão calculadas as médias, medianas, desvio padrão, valores máximos e mínimos. Para as variáveis qualitativas serão calculadas as frequências absolutas e relativas. Para as análises estatísticas, serão utilizados os testes Qui- quadrado de Peason, e Teste Exato de Fisher, a fim de verificar a associação de dependência entre as variáveis, considerando nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. Os resultados serão apresentados no formato de tabelas e gráficos. Após autorização formal das instituições hospitalares, o projeto de pesquisa será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa, cumprindo assim, os quesitos bioéticos recomendados pela Resolução 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde. Através deste estudo almejamos contribuir com a comunidade científica e assistencial de saúde, principalmente com os profissionais de enfermagem, através do levantamento das necessidades dos usuários e das propostas de melhorias que poderá emergir no campo da qualidade dos serviços de saúde e dos níveis de satisfação dos usuários que procuram e que recebem assistência de saúde.
id UNICESU -1_fe1b42dedd2370c0b4d418de8ed6c271
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4776
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS HOSPITALIZADOSEnfermagemQualidadeSatisfaçãoA satisfação do usuário hospitalizado é um importante instrumento para o aperfeiçoamento de estratégias de gestão em saúde no sentido de desenvolver a relação entre prestador de serviço de enfermagem e usuário. Neste sentido, pretende-se realizar um estudo com objetivo de avaliar a qualidade de vida e a satisfação da assistência dos usuários internados em diferentes instituições hospitalares no município de Maringá- PR mediante o uso de um instrumento de coleta de dado validado. Metodologicamente será um estudo descritivo- exploratório de abordagem quantitativa e de corte transversal. A coleta de dados será realizada em três hospitais de médio porte do município de Maringá- PR, onde, a amostragem estratificada dos usuários que participarão do estudo se dará proporcionalmente e aleatoriamente, através da média de ocupação dos leitos nestes hospitais. O instrumento de coleta de dados que avaliará a qualidade de vida desses usuários será composta pelas variáveis sociodemográficas e o instrumento WHOQOL-bref, elaborado pela Organização Mundial de Saúde contendo 24 questões, divididas em quatro grupos denominados domínios, sendo domínio físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente. Para avaliar o grau de satisfação dos usuários utilizará o instrumento validado por Castellanos (2002) onde os níveis de satisfação com os atributos de atendimento são relativos à equipe médica, equipe de enfermagem, serviço de nutrição, atributos gerais e atendimento inicial. Para análise dos dados será empregada as ferramentas da estatística descritiva. Para as variáveis quantitativas serão calculadas as médias, medianas, desvio padrão, valores máximos e mínimos. Para as variáveis qualitativas serão calculadas as frequências absolutas e relativas. Para as análises estatísticas, serão utilizados os testes Qui- quadrado de Peason, e Teste Exato de Fisher, a fim de verificar a associação de dependência entre as variáveis, considerando nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. Os resultados serão apresentados no formato de tabelas e gráficos. Após autorização formal das instituições hospitalares, o projeto de pesquisa será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa, cumprindo assim, os quesitos bioéticos recomendados pela Resolução 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde. Através deste estudo almejamos contribuir com a comunidade científica e assistencial de saúde, principalmente com os profissionais de enfermagem, através do levantamento das necessidades dos usuários e das propostas de melhorias que poderá emergir no campo da qualidade dos serviços de saúde e dos níveis de satisfação dos usuários que procuram e que recebem assistência de saúde.UniCesumar2020-02-03T13:25:03Z2020-02-03T13:25:03Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4776otherSPANHOL, Karla DanielleMELO, Willian Augusto dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:09:20Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:09:23.099Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS HOSPITALIZADOS
title AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS HOSPITALIZADOS
spellingShingle AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS HOSPITALIZADOS
SPANHOL, Karla Danielle
Enfermagem
Qualidade
Satisfação
title_short AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS HOSPITALIZADOS
title_full AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS HOSPITALIZADOS
title_fullStr AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS HOSPITALIZADOS
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS HOSPITALIZADOS
title_sort AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS HOSPITALIZADOS
author SPANHOL, Karla Danielle
author_facet SPANHOL, Karla Danielle
MELO, Willian Augusto de
author_role author
author2 MELO, Willian Augusto de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SPANHOL, Karla Danielle
MELO, Willian Augusto de
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Qualidade
Satisfação
topic Enfermagem
Qualidade
Satisfação
dc.description.none.fl_txt_mv A satisfação do usuário hospitalizado é um importante instrumento para o aperfeiçoamento de estratégias de gestão em saúde no sentido de desenvolver a relação entre prestador de serviço de enfermagem e usuário. Neste sentido, pretende-se realizar um estudo com objetivo de avaliar a qualidade de vida e a satisfação da assistência dos usuários internados em diferentes instituições hospitalares no município de Maringá- PR mediante o uso de um instrumento de coleta de dado validado. Metodologicamente será um estudo descritivo- exploratório de abordagem quantitativa e de corte transversal. A coleta de dados será realizada em três hospitais de médio porte do município de Maringá- PR, onde, a amostragem estratificada dos usuários que participarão do estudo se dará proporcionalmente e aleatoriamente, através da média de ocupação dos leitos nestes hospitais. O instrumento de coleta de dados que avaliará a qualidade de vida desses usuários será composta pelas variáveis sociodemográficas e o instrumento WHOQOL-bref, elaborado pela Organização Mundial de Saúde contendo 24 questões, divididas em quatro grupos denominados domínios, sendo domínio físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente. Para avaliar o grau de satisfação dos usuários utilizará o instrumento validado por Castellanos (2002) onde os níveis de satisfação com os atributos de atendimento são relativos à equipe médica, equipe de enfermagem, serviço de nutrição, atributos gerais e atendimento inicial. Para análise dos dados será empregada as ferramentas da estatística descritiva. Para as variáveis quantitativas serão calculadas as médias, medianas, desvio padrão, valores máximos e mínimos. Para as variáveis qualitativas serão calculadas as frequências absolutas e relativas. Para as análises estatísticas, serão utilizados os testes Qui- quadrado de Peason, e Teste Exato de Fisher, a fim de verificar a associação de dependência entre as variáveis, considerando nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. Os resultados serão apresentados no formato de tabelas e gráficos. Após autorização formal das instituições hospitalares, o projeto de pesquisa será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa, cumprindo assim, os quesitos bioéticos recomendados pela Resolução 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde. Através deste estudo almejamos contribuir com a comunidade científica e assistencial de saúde, principalmente com os profissionais de enfermagem, através do levantamento das necessidades dos usuários e das propostas de melhorias que poderá emergir no campo da qualidade dos serviços de saúde e dos níveis de satisfação dos usuários que procuram e que recebem assistência de saúde.
description A satisfação do usuário hospitalizado é um importante instrumento para o aperfeiçoamento de estratégias de gestão em saúde no sentido de desenvolver a relação entre prestador de serviço de enfermagem e usuário. Neste sentido, pretende-se realizar um estudo com objetivo de avaliar a qualidade de vida e a satisfação da assistência dos usuários internados em diferentes instituições hospitalares no município de Maringá- PR mediante o uso de um instrumento de coleta de dado validado. Metodologicamente será um estudo descritivo- exploratório de abordagem quantitativa e de corte transversal. A coleta de dados será realizada em três hospitais de médio porte do município de Maringá- PR, onde, a amostragem estratificada dos usuários que participarão do estudo se dará proporcionalmente e aleatoriamente, através da média de ocupação dos leitos nestes hospitais. O instrumento de coleta de dados que avaliará a qualidade de vida desses usuários será composta pelas variáveis sociodemográficas e o instrumento WHOQOL-bref, elaborado pela Organização Mundial de Saúde contendo 24 questões, divididas em quatro grupos denominados domínios, sendo domínio físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente. Para avaliar o grau de satisfação dos usuários utilizará o instrumento validado por Castellanos (2002) onde os níveis de satisfação com os atributos de atendimento são relativos à equipe médica, equipe de enfermagem, serviço de nutrição, atributos gerais e atendimento inicial. Para análise dos dados será empregada as ferramentas da estatística descritiva. Para as variáveis quantitativas serão calculadas as médias, medianas, desvio padrão, valores máximos e mínimos. Para as variáveis qualitativas serão calculadas as frequências absolutas e relativas. Para as análises estatísticas, serão utilizados os testes Qui- quadrado de Peason, e Teste Exato de Fisher, a fim de verificar a associação de dependência entre as variáveis, considerando nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. Os resultados serão apresentados no formato de tabelas e gráficos. Após autorização formal das instituições hospitalares, o projeto de pesquisa será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa, cumprindo assim, os quesitos bioéticos recomendados pela Resolução 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde. Através deste estudo almejamos contribuir com a comunidade científica e assistencial de saúde, principalmente com os profissionais de enfermagem, através do levantamento das necessidades dos usuários e das propostas de melhorias que poderá emergir no campo da qualidade dos serviços de saúde e dos níveis de satisfação dos usuários que procuram e que recebem assistência de saúde.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-03T13:25:03Z
2020-02-03T13:25:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4776
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4776
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948638128766976