A APROPRIAÇÃO DO FOLCLÓRICO PELO MASSIVO EM FESTAS INFANTIS DE ANIVERSÁRIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6270 |
Resumo: | O termo folkcomunicação foi empregado em 1967 na tese de doutorado do pesquisador pernambucano Luiz Beltrão. Folkcomunicação é o comunicar-se por meio do folclore, ou seja, são as manifestações comunicativas presentes no folclore. Comunicação é a interação entre comunicador e receptor de forma intercambiável, em que comunicador passa a ser receptor e vice-versa; folclore são manifestações oriundas das classes populares em oposição às elites. Uma das formas de manifestação do folclore é por meio dos contos infantis. O objetivo desta pesquisa é estudar os contos folclóricos infantis que são apropriados pelo meio massivo nas empresas de animação de festas infantis, e entender como se dá essa apropriação. A técnica utilizada nessa investigação foi a entrevista e a pesquisa bibliográfica dos materiais que englobam os temas da folkcomunicação. A entrevista foi do tipo não-estruturada porque os pesquisadores não fizeram uso de nenhum roteiro pré-elaborado. As perguntas foram feitas embasadas nas respostas dos entrevistados e dúvidas suscitadas no momento. Os dados obtidos em campo foram analisados à luz da teoria folkcomunicacional, culminando no resultado de que as manifestações folclóricas populares não sofrem deturpações ou descaracterizações, mas são re-inventadas e re-significadas no meio massivo. |
id |
UNICESU -1_fe35d845715bd18c24248df846f82a7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6270 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A APROPRIAÇÃO DO FOLCLÓRICO PELO MASSIVO EM FESTAS INFANTIS DE ANIVERSÁRIOFolkcomunicaçãoContos infantisRecreação em festasO termo folkcomunicação foi empregado em 1967 na tese de doutorado do pesquisador pernambucano Luiz Beltrão. Folkcomunicação é o comunicar-se por meio do folclore, ou seja, são as manifestações comunicativas presentes no folclore. Comunicação é a interação entre comunicador e receptor de forma intercambiável, em que comunicador passa a ser receptor e vice-versa; folclore são manifestações oriundas das classes populares em oposição às elites. Uma das formas de manifestação do folclore é por meio dos contos infantis. O objetivo desta pesquisa é estudar os contos folclóricos infantis que são apropriados pelo meio massivo nas empresas de animação de festas infantis, e entender como se dá essa apropriação. A técnica utilizada nessa investigação foi a entrevista e a pesquisa bibliográfica dos materiais que englobam os temas da folkcomunicação. A entrevista foi do tipo não-estruturada porque os pesquisadores não fizeram uso de nenhum roteiro pré-elaborado. As perguntas foram feitas embasadas nas respostas dos entrevistados e dúvidas suscitadas no momento. Os dados obtidos em campo foram analisados à luz da teoria folkcomunicacional, culminando no resultado de que as manifestações folclóricas populares não sofrem deturpações ou descaracterizações, mas são re-inventadas e re-significadas no meio massivo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-06T18:28:00Z2020-10-06T18:28:00Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6270porCABAU, CamilaPINZAN, CristianeLIMA, ViníciusPIMENTEL, Renata Marcelle Larainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-07T06:01:46ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
A APROPRIAÇÃO DO FOLCLÓRICO PELO MASSIVO EM FESTAS INFANTIS DE ANIVERSÁRIO |
title |
A APROPRIAÇÃO DO FOLCLÓRICO PELO MASSIVO EM FESTAS INFANTIS DE ANIVERSÁRIO |
spellingShingle |
A APROPRIAÇÃO DO FOLCLÓRICO PELO MASSIVO EM FESTAS INFANTIS DE ANIVERSÁRIO CABAU, Camila Folkcomunicação Contos infantis Recreação em festas |
title_short |
A APROPRIAÇÃO DO FOLCLÓRICO PELO MASSIVO EM FESTAS INFANTIS DE ANIVERSÁRIO |
title_full |
A APROPRIAÇÃO DO FOLCLÓRICO PELO MASSIVO EM FESTAS INFANTIS DE ANIVERSÁRIO |
title_fullStr |
A APROPRIAÇÃO DO FOLCLÓRICO PELO MASSIVO EM FESTAS INFANTIS DE ANIVERSÁRIO |
title_full_unstemmed |
A APROPRIAÇÃO DO FOLCLÓRICO PELO MASSIVO EM FESTAS INFANTIS DE ANIVERSÁRIO |
title_sort |
A APROPRIAÇÃO DO FOLCLÓRICO PELO MASSIVO EM FESTAS INFANTIS DE ANIVERSÁRIO |
author |
CABAU, Camila |
author_facet |
CABAU, Camila PINZAN, Cristiane LIMA, Vinícius PIMENTEL, Renata Marcelle Lara |
author_role |
author |
author2 |
PINZAN, Cristiane LIMA, Vinícius PIMENTEL, Renata Marcelle Lara |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CABAU, Camila PINZAN, Cristiane LIMA, Vinícius PIMENTEL, Renata Marcelle Lara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Folkcomunicação Contos infantis Recreação em festas |
topic |
Folkcomunicação Contos infantis Recreação em festas |
description |
O termo folkcomunicação foi empregado em 1967 na tese de doutorado do pesquisador pernambucano Luiz Beltrão. Folkcomunicação é o comunicar-se por meio do folclore, ou seja, são as manifestações comunicativas presentes no folclore. Comunicação é a interação entre comunicador e receptor de forma intercambiável, em que comunicador passa a ser receptor e vice-versa; folclore são manifestações oriundas das classes populares em oposição às elites. Uma das formas de manifestação do folclore é por meio dos contos infantis. O objetivo desta pesquisa é estudar os contos folclóricos infantis que são apropriados pelo meio massivo nas empresas de animação de festas infantis, e entender como se dá essa apropriação. A técnica utilizada nessa investigação foi a entrevista e a pesquisa bibliográfica dos materiais que englobam os temas da folkcomunicação. A entrevista foi do tipo não-estruturada porque os pesquisadores não fizeram uso de nenhum roteiro pré-elaborado. As perguntas foram feitas embasadas nas respostas dos entrevistados e dúvidas suscitadas no momento. Os dados obtidos em campo foram analisados à luz da teoria folkcomunicacional, culminando no resultado de que as manifestações folclóricas populares não sofrem deturpações ou descaracterizações, mas são re-inventadas e re-significadas no meio massivo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-27 2020-10-06T18:28:00Z 2020-10-06T18:28:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091057 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6270 |
identifier_str_mv |
9788561091057 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771931780710400 |