A APROPRIAÇÃO DO FOLCLÓRICO PELO MASSIVO EM FESTAS INFANTIS DE ANIVERSÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CABAU, Camila
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: PINZAN, Cristiane, LIMA, Vinícius, PIMENTEL, Renata Marcelle Lara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6270
Resumo: O termo folkcomunicação foi empregado em 1967 na tese de doutorado do pesquisador pernambucano Luiz Beltrão. Folkcomunicação é o comunicar-se por meio do folclore, ou seja, são as manifestações comunicativas presentes no folclore. Comunicação é a interação entre comunicador e receptor de forma intercambiável, em que comunicador passa a ser receptor e vice-versa; folclore são manifestações oriundas das classes populares em oposição às elites. Uma das formas de manifestação do folclore é por meio dos contos infantis. O objetivo desta pesquisa é estudar os contos folclóricos infantis que são apropriados pelo meio massivo nas empresas de animação de festas infantis, e entender como se dá essa apropriação. A técnica utilizada nessa investigação foi a entrevista e a pesquisa bibliográfica dos materiais que englobam os temas da folkcomunicação. A entrevista foi do tipo não-estruturada porque os pesquisadores não fizeram uso de nenhum roteiro pré-elaborado. As perguntas foram feitas embasadas nas respostas dos entrevistados e dúvidas suscitadas no momento. Os dados obtidos em campo foram analisados à luz da teoria folkcomunicacional, culminando no resultado de que as manifestações folclóricas populares não sofrem deturpações ou descaracterizações, mas são re-inventadas e re-significadas no meio massivo.
id UNICESU -1_fe35d845715bd18c24248df846f82a7a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6270
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A APROPRIAÇÃO DO FOLCLÓRICO PELO MASSIVO EM FESTAS INFANTIS DE ANIVERSÁRIOFolkcomunicaçãoContos infantisRecreação em festasO termo folkcomunicação foi empregado em 1967 na tese de doutorado do pesquisador pernambucano Luiz Beltrão. Folkcomunicação é o comunicar-se por meio do folclore, ou seja, são as manifestações comunicativas presentes no folclore. Comunicação é a interação entre comunicador e receptor de forma intercambiável, em que comunicador passa a ser receptor e vice-versa; folclore são manifestações oriundas das classes populares em oposição às elites. Uma das formas de manifestação do folclore é por meio dos contos infantis. O objetivo desta pesquisa é estudar os contos folclóricos infantis que são apropriados pelo meio massivo nas empresas de animação de festas infantis, e entender como se dá essa apropriação. A técnica utilizada nessa investigação foi a entrevista e a pesquisa bibliográfica dos materiais que englobam os temas da folkcomunicação. A entrevista foi do tipo não-estruturada porque os pesquisadores não fizeram uso de nenhum roteiro pré-elaborado. As perguntas foram feitas embasadas nas respostas dos entrevistados e dúvidas suscitadas no momento. Os dados obtidos em campo foram analisados à luz da teoria folkcomunicacional, culminando no resultado de que as manifestações folclóricas populares não sofrem deturpações ou descaracterizações, mas são re-inventadas e re-significadas no meio massivo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-06T18:28:00Z2020-10-06T18:28:00Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6270porCABAU, CamilaPINZAN, CristianeLIMA, ViníciusPIMENTEL, Renata Marcelle Larainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-07T06:01:46ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A APROPRIAÇÃO DO FOLCLÓRICO PELO MASSIVO EM FESTAS INFANTIS DE ANIVERSÁRIO
title A APROPRIAÇÃO DO FOLCLÓRICO PELO MASSIVO EM FESTAS INFANTIS DE ANIVERSÁRIO
spellingShingle A APROPRIAÇÃO DO FOLCLÓRICO PELO MASSIVO EM FESTAS INFANTIS DE ANIVERSÁRIO
CABAU, Camila
Folkcomunicação
Contos infantis
Recreação em festas
title_short A APROPRIAÇÃO DO FOLCLÓRICO PELO MASSIVO EM FESTAS INFANTIS DE ANIVERSÁRIO
title_full A APROPRIAÇÃO DO FOLCLÓRICO PELO MASSIVO EM FESTAS INFANTIS DE ANIVERSÁRIO
title_fullStr A APROPRIAÇÃO DO FOLCLÓRICO PELO MASSIVO EM FESTAS INFANTIS DE ANIVERSÁRIO
title_full_unstemmed A APROPRIAÇÃO DO FOLCLÓRICO PELO MASSIVO EM FESTAS INFANTIS DE ANIVERSÁRIO
title_sort A APROPRIAÇÃO DO FOLCLÓRICO PELO MASSIVO EM FESTAS INFANTIS DE ANIVERSÁRIO
author CABAU, Camila
author_facet CABAU, Camila
PINZAN, Cristiane
LIMA, Vinícius
PIMENTEL, Renata Marcelle Lara
author_role author
author2 PINZAN, Cristiane
LIMA, Vinícius
PIMENTEL, Renata Marcelle Lara
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CABAU, Camila
PINZAN, Cristiane
LIMA, Vinícius
PIMENTEL, Renata Marcelle Lara
dc.subject.por.fl_str_mv Folkcomunicação
Contos infantis
Recreação em festas
topic Folkcomunicação
Contos infantis
Recreação em festas
description O termo folkcomunicação foi empregado em 1967 na tese de doutorado do pesquisador pernambucano Luiz Beltrão. Folkcomunicação é o comunicar-se por meio do folclore, ou seja, são as manifestações comunicativas presentes no folclore. Comunicação é a interação entre comunicador e receptor de forma intercambiável, em que comunicador passa a ser receptor e vice-versa; folclore são manifestações oriundas das classes populares em oposição às elites. Uma das formas de manifestação do folclore é por meio dos contos infantis. O objetivo desta pesquisa é estudar os contos folclóricos infantis que são apropriados pelo meio massivo nas empresas de animação de festas infantis, e entender como se dá essa apropriação. A técnica utilizada nessa investigação foi a entrevista e a pesquisa bibliográfica dos materiais que englobam os temas da folkcomunicação. A entrevista foi do tipo não-estruturada porque os pesquisadores não fizeram uso de nenhum roteiro pré-elaborado. As perguntas foram feitas embasadas nas respostas dos entrevistados e dúvidas suscitadas no momento. Os dados obtidos em campo foram analisados à luz da teoria folkcomunicacional, culminando no resultado de que as manifestações folclóricas populares não sofrem deturpações ou descaracterizações, mas são re-inventadas e re-significadas no meio massivo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-10-06T18:28:00Z
2020-10-06T18:28:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6270
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771931780710400