A APROPRIAÇÃO DO FOLCLÓRICO PELO MASSIVO EM FESTAS INFANTIS DE ANIVERSÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CABAU, Camila
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: PINZAN, Cristiane, LIMA, Vinícius, PIMENTEL, Renata Marcelle Lara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6270
Resumo: O termo folkcomunicação foi empregado em 1967 na tese de doutorado do pesquisador pernambucano Luiz Beltrão. Folkcomunicação é o comunicar-se por meio do folclore, ou seja, são as manifestações comunicativas presentes no folclore. Comunicação é a interação entre comunicador e receptor de forma intercambiável, em que comunicador passa a ser receptor e vice-versa; folclore são manifestações oriundas das classes populares em oposição às elites. Uma das formas de manifestação do folclore é por meio dos contos infantis. O objetivo desta pesquisa é estudar os contos folclóricos infantis que são apropriados pelo meio massivo nas empresas de animação de festas infantis, e entender como se dá essa apropriação. A técnica utilizada nessa investigação foi a entrevista e a pesquisa bibliográfica dos materiais que englobam os temas da folkcomunicação. A entrevista foi do tipo não-estruturada porque os pesquisadores não fizeram uso de nenhum roteiro pré-elaborado. As perguntas foram feitas embasadas nas respostas dos entrevistados e dúvidas suscitadas no momento. Os dados obtidos em campo foram analisados à luz da teoria folkcomunicacional, culminando no resultado de que as manifestações folclóricas populares não sofrem deturpações ou descaracterizações, mas são re-inventadas e re-significadas no meio massivo.
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